Acre comemora elevação à Estado nesta segunda-feira


Solenidade de troca da bandeira da Gameleira faz parte das comemorações

Comemoração pelos 47 anos de criação do Estado do Acre terá cerimônica de troca da bandeira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, o Acre comemora uma de suas datas mais importantes: a assinatura da lei que eleva o território a Estado da federação. Para marcar esta importante passagem do calendário acreano, o Governo do Estado promove na Filmoteca da Biblioteca Pública a exibição do documentário Território do Acre. Também será realizada uma solenidade cívico-militar de troca da bandeira do mastro da Gameleira.
O documentário, que traz imagens do ex-governador Guiomard Santos e das primeiras construções erguidas em solo acreano, será exibido domingo e segunda-feira, às 17h, e tem entrada gratuita. A troca da bandeira teve sua data oficial instituída por decreto pelo governador Binho Marques no ano passado, durante as comemorações da elevação do Acre a Estado. A solenidade terá início às 8h. História do Acre é baseada em movimentos autonomistas

Primeiro governador eleito no Estado, José Augusto de Araújo discursa no dia do resultado das eleições em 1962 (Foto: Acervo Histórico do Estado)
Em 15 de junho de 1962 o presidente da República João Goulart assinava em Brasília a Lei nº 4.070, que elevou o território do Acre à categoria de Estado e garantiu a autonomia para escolher seus dirigentes, arrecadar impostos e estabelecer suas leis.
Até então, o Acre, mesmo tendo conquistado sem apoio do governo federal o direito de ser Brasil, ainda não podia elaborar sua própria Constituição e muito menos eleger seus governantes. O dia 15 de junho de 1962 é, considerado pelos historiadores, a segunda data mais importante da história deste Estado, perdendo apenas o início da Revolução Acreana, o 6 de Agosto.
Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o Acre é anexado ao Brasil, mas na condição de território. Na época, o Acre era o maior produtor de borracha, exportava para os principais países industrializados, mas toda a arrecadação dos impostos ia para os cofres federais. Diante da decisão do governo federal de transformar o Acre em território federal, surgiram os movimentos autonomistas, marcantes na história do Acre

0 comentários: