Conferência Estadual de Segurança começa nesta quinta-feira em Rio Branco ,

A Secretaria Estadual de Segurança Pública convoca toda a sociedade para participar da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública que será realizada nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, em Rio Branco. O encontro começa a partir das 8 horas, no auditório da FIRB, e o objetivo é levantar diretrizes para apresentação na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de agosto.
No Acre, a Secretaria já realizou conferências regionais envolvendo representantes dos 22 municípios acreanos. De cada encontro, foram levantados temas importantes para o debate, que serão discutidos na conferência estadual. O policiamento comunitário, que promove uma aproximação maior da polícia com a comunidade, foi uma das prioridades levantadas pela população acreana, afirma a Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.
Cada regional também apresentou suas próprias demandas. "No Alto Acre, a reivindicação é quanto a repressão de drogas por causa da fronteira com Peru e Bolívia. No Juruá há carência de policiais, o que será logo resolvido".
Temas como valorização profissional, repressão qualificada da criminalidade, prevenção social de crimes foram alguns dos outros temas abordados nas regionais, que devem voltar ao debate no encontro estadual.
Márcia Regina acredita que com a realização da Conferência Nacional, as políticas públicas de segurança serão unificadas, mas valorizando as peculiaridades regionais. "No Acre, por exemplo, há ramais, muitos rios, utiliza-se mais facas que revólveres nos crimes. Fazemos fronteira com países produtores de cocaína e muitas ações de combate ao crime ocorrem na selva. Isso tudo tem que ser levado em conta na hora da elaboração de projetos e liberação de recursos", avalia a secretária Márcia Regina.
Cerca de quatrocentas pessoas são esperadas para a Conferência Estadual dos dias nove e dez e 41 serão escolhidas para participar da Conferência Nacional em Brasília. Todas as pessoas interessadas podem participar do encontro e levar sugestões para a discussão deste importante tema.

PRISÃO DO TRAFICANTE "TROUXA"

Por volta das 21:30 horas , o Grupo de Operações Especiais em conjunto com o serviço de inteligência do 7º BPM/TK, prenderam o traficante José Luzivan Oliveira Marchado "trouxa" -30 anos, residente na rua Manoel Lourenço - Bairro Senador Pompeu, o mesmo vinha sendo monitorado, pelo fato de ser investigado a várias semanas onde o acusado fazia parte de uma quadrilha de traficantes de Cruzeiro do Sul, que trazia a droga e entregava pra vários traficante daqui de Tarauacá, inclusive o flagrantiado. Trouxa entocou seu "bagulho" próximo ao presídio para ir buscar quando anoitecesse, não sabia ele que a policia estava na cola dele, quando o mesmo pegou seu "bagulho" como é chamado por eles, e vinha retornando para a cidade em uma motocicleta bross de cor vermelha, quando foi abordado pela Polícia, quando o mesmo percebeu que se tratava de policiais, deu um "cavalo de pau" e retornou em alta velocidade, quando foi acompanhado pela policia que se encontrava de carro e moto, o mesmo soltou a motocicleta e saiu da estrada, mas como ele era meio pesado não teve muito sucesso na fuga e foi capturado pela policia, o mesmo ainda tentou jogar a droga fora mais não conseguiu e foi preso em flagrante portando entorpecente

Deracre adia reabertura da BR 364 por causa das chuvas na estrada .

Diretor do Deracre, Marcos Alexandre, afirma que a forte chuva dos últimos dias trouxe prejuízos no trecho entre Manoel Urbano e Feijó. O diretor do Deracre, Marcos Alexandre, anunciou nesta quarta-feira, 08, em Manoel Urbano, quer a abertura da BR-364 até Cruzeiro do Sul, marcada para a próxima sexta-feira, 10, foi adiada por causa das fortes chuvas que caem no trecho entre Manoel Urbano e Feijó. Uma nova data ainda não foi marcada. "Este é um ano atípico. Choveu muito nesta terça-feira a noite, choveu hoje pela manhã e ainda deve chover mais nas próximas horas", esclarece Alexandre.
A decisão de adiar a abertura anual da rodovia foi tomada, segundo o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens para garantir a segurança dos motoristas. Segundo ele há muitos trechos que por causa das recentes chuvas, apresentaram problemas, o que pode ser perigoso para quem seguir pela estrada.
Obras
Cinco empresas trabalham no trecho entre Manuel Urbano e Feijó. São cerca de 1.500 homens e 400 equipamentos que atuam nos 224 quilômetros em obras. "Não há nenhum trecho desses 224 quilômetros que não estejam sendo trabalhados", explica o diretor.
Além do serviço de terraplanagem, dez pontes são construídas no trecho, além de bueiros e galerias. Há pontes de 40 metros e de 200 metros neste trecho. Já no trecho da BR 364 entre Feijó e Cruzeiro do Sul o tráfego de veículos é liberado durante todo o ano.
Agência de Notícias - Sandra Assunção

Polícia conclui que criança de 2 anos foi assassinada .

O laudo do exame de exumação concluiu que o pequeno Antoniel, sofreu traumatismo crânioencefálico, fratura em uma das pernas e foi violentado sexualmente. O principal suspeito do homicídio e das torturas é Elissandro Correia da Silva, o Sandro, 20 anos, que é padrasto do menino. Diante das evidências o delegado José Barbosa pediu a justiça, a prisão preventiva de Sandro. Antoniel Cordeiro Franco, 2 anos, foi sepultado em fevereiro deste ano nos fundos da casa dos avós no Projeto Taquari, BR 364, entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá. A criança morava com a mãe Gamelinda Cordeiro Franco e o padrasto, eles enterraram a criança poucas horas após a morte, que afirmavam ter sido uma morte natural. A partir de então, familiares do pai biológico do menino procuraram a delegacia para fazer denúncias contra o padrasto. Os depoimentos colhidos pelo delegado acusavam o padrasto de torturar o garoto.Diante das denúncias, a polícia decidiu instaurar inquérito e realizar a exumação do cadáver autorizada pela justiça. O resultado da necropsia só foi divulgado quatro meses após a exumação. O laudo afirma que as causas da morte foram traumatismo cranioencefálico e lesão encefálica, seguida de hemorragia interna com choque hemorrágico. Em depoimento, o padrasto da criança negou envolvimento com a morte do enteado, mas admitiu que cometesse maus tratos, como expor a criança ao sol e ao ataque de formigas.
Com a confirmação de que houve homicídio, o delegado José Barbosa, pediu a prisão de Sandro e aguarda uma resposta da justiça.