Conferência Estadual de Segurança começa nesta quinta-feira em Rio Branco ,

A Secretaria Estadual de Segurança Pública convoca toda a sociedade para participar da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública que será realizada nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, em Rio Branco. O encontro começa a partir das 8 horas, no auditório da FIRB, e o objetivo é levantar diretrizes para apresentação na Conferência Nacional, que será realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de agosto.
No Acre, a Secretaria já realizou conferências regionais envolvendo representantes dos 22 municípios acreanos. De cada encontro, foram levantados temas importantes para o debate, que serão discutidos na conferência estadual. O policiamento comunitário, que promove uma aproximação maior da polícia com a comunidade, foi uma das prioridades levantadas pela população acreana, afirma a Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.
Cada regional também apresentou suas próprias demandas. "No Alto Acre, a reivindicação é quanto a repressão de drogas por causa da fronteira com Peru e Bolívia. No Juruá há carência de policiais, o que será logo resolvido".
Temas como valorização profissional, repressão qualificada da criminalidade, prevenção social de crimes foram alguns dos outros temas abordados nas regionais, que devem voltar ao debate no encontro estadual.
Márcia Regina acredita que com a realização da Conferência Nacional, as políticas públicas de segurança serão unificadas, mas valorizando as peculiaridades regionais. "No Acre, por exemplo, há ramais, muitos rios, utiliza-se mais facas que revólveres nos crimes. Fazemos fronteira com países produtores de cocaína e muitas ações de combate ao crime ocorrem na selva. Isso tudo tem que ser levado em conta na hora da elaboração de projetos e liberação de recursos", avalia a secretária Márcia Regina.
Cerca de quatrocentas pessoas são esperadas para a Conferência Estadual dos dias nove e dez e 41 serão escolhidas para participar da Conferência Nacional em Brasília. Todas as pessoas interessadas podem participar do encontro e levar sugestões para a discussão deste importante tema.

0 comentários: