Mulher agoniza quatro horas em hospital esperando ambulância do SAMU

A acadêmica de enfermagem, Marli Palmas (27), pode está entre a vida e a morte depois de um acidente que sofreu na ponte José Augusto, que liga às cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, por volta das 03h30 da madrugada desta sexta-feira, dia 27.Segundo informações, Marli teria ido à sua residência na madrugada e voltado para uma comemoração que estava acontecendo na casa de amigos na cidade de Epitaciolândia. Momentos antes, choveu por mais de duas horas e deixou a ponte escorregadia.Na volta, sua moto escorregou fazendo com que Marli caísse batendo forte sua testa contra as vigas de ferro, causando um corte profundo e machucado outros lugares do rosto ficando desacordada. Minutos depois, foi socorrida por um transeunte que passava no local.Foi apurado que, ligaram para o hospital de Brasiléia pedindo que a ambulância fosse ao local para resgatar a mulher, mas, não havia veículo. Marli foi levada por terceiros até o pronto-socorro onde recebeu atendimento.Para piorar a situação, a médica de plantão solicitou uma ambulância para que fosse levada à Capital devido o seu estado clínico. Foi solicitado das cidades mais próximas como Assis Brasil e Xapuri.Para desespero de quem atendia e dos familiares, somente por volta das 08h00 chegou a ambulância do SAMU da cidade de Xapuri, distante cerca de 75 km de Brasiléia. De imediato, Mirla foi embarcada e levada para à Capital, há 245 km da fronteira.O estado de saúde de Mirla espira cuidados, informações ainda não confirmadas, levam a crer em traumatismo craniano grave e corre risco de vida. Familiares revoltados, comentavam em processar o Estado pelo descaso.,

Assaltante BB de Feijó é baleado pela polícia em Porto Velho

Depois de intenso tiroteio na zona Leste de Porto Velho, policiais do Grupo de Investigações e Capturas (GIC) prenderam João Luiz Barosque apontado como integrante de uma perigosa quadrilha de assaltantes. O bando teria feito vários assaltos no Mato Grosso e no Acre. Neste último, durante roubo a banco, o grupo teria matado um policial.
De acordo com o delegado Jeremias Mendes (GIC), o suspeito foi localizado no bairro São Francisco, por volta das 20 horas e reagiu atirando contra os policiais. No revide, o bandido acabou baleado. Policiais do Acre que estavam no encalço do procurado auxiliaram os agentes do GIC na operação.
Ainda nesta manhã, segundo o delegado Jeremias, o homem será apresentado à imprensa e posteriormente recambiado ao Acre. A polícia tenta agora localizar outros membros da quadrilha, que planejam uma onda de assaltos em Porto Velho e nos municípios do interior de Rondônia.

Gladson consegue recursos para o interior.

O deputado Gladson Cameli (PP) recebeu a confirmação, ontem em Brasília, do empenho, através do ministério das Cidades, de 2 emendas do Orçamento de 2009. Cruzeiro do Sul foi contemplada com R$ 1.500.000,00 enquanto Tarauacá ficou com R$ 700.000,00 para serem empregados em infraestrutura urbana. As emendas incluem obras como calçamento,pavimentação de ruas e até construção de casas populares..”O importante é que os recursos sejam bem utilizados para beneficiar as comunidades locais”, disse o deputado
As prefeituras beneficiadas deverão ser comunicadas do empenho de descentralização dos recursos para a Caixa Econômica Federal(CEF) ,que passa a ser a unidades gestora.A CEF,então,deverá orientar as prefeituras para o procedimento necessário para a implementação das obras,como realização de licitação e cronograma de desembolso.Após concluir esta semana a elaboração das emendas para o Orçamento de 2010,onde priorizou a infraestrutura ,educação,saúde e agricultura,o deputado aguarda ainda a comunicação do empenho de emendas nas áreas de pesca, educação,provisão habitacional e infraestrutura complementar da faixa de fronteira.
O deputado enfatizou que a preocupação este final de ano é justamente acompanhar e acelerar a liberação das emendas pendentes dos orçamentos anteriores. Ele fez ainda um apelo aos prefeitos para que mantenham as administrações municipais adimplentes,uma exigência básica do Governo Federal para a liberação dos recursos. O deputado lembrou ainda que,durante seu mandato, elaborou emendas beneficiando todos os municípios acreanos,sem levar em conta a coloração partidária das prefeituras.Minha intenção,disse ele,é garantir os recursos para todas as comunidades acreanas.

Setor de Nefrologia da Fundhacre funciona em precárias condições, atesta procurador

Uma equipe do Ministério Público Federal (MPF), chefiada pelo procurador da República, Ricardo Gralha Massia, visitou esta semana o setor de Nefrologia da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) para averiguar as condições de funcionamento da hemodiálise e assistência oferecida aos pacientes que necessitam do tratamento. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais. É graças a esse tipo de procedimento que os pacientes se mantêm vivos até a realização de um transplante.
Chegou ao conhecimento do MPF, através da Associação Brasileira de Transplante, que as máquinas utilizadas para a realização do procedimento eram insuficientes para atender a demanda. Além disso, a falta de manutenção estaria acarretando danos à saúde dos pacientes, como choques, calafrios e até infecções.
Durante a visita ao local, o procurador Ricardo Gralha teve oportunidade de conversar não só com pacientes e familiares, mas também com o quadro clínico daquele setor. Além da falta de médicos e de equipamentos; das precárias condições do prédio; demora no atendimento; e sucateamento dos equipamentos, o procurador também constatou a desativação da equipe de transplantes.
De acordo com os dados coletados pelo procurador e sua equipe, de 12 médicos que atuam no setor de nefrologia da Fundação, apenas dois são especialistas na área. Observou ainda que apenas 21 máquinas de hemodiálise estão em funcionamento e outras 5 estão em reserva.
Pelos relatos feitos pelo próprio corpo clínico, as máquinas são insuficientes para atender a grande demanda. A maioria entra em funcionamento às 5 da manhã e só é desligada por volta da meia- noite, quando é atendido o último paciente. As sessões duram em média de três a quatro horas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - Num primeiro momento, o procurador Ricardo Gralha, prefere investir no diálogo como forma de corrigir as falhas detectadas na prestação do serviço. Como proposta inicial, ele sugere a realização de uma audiência pública, provavelmente no mês de fevereiro, para que os problemas detectados e as prováveis soluções fossem discutidos mais a fundo.
O procurador pretende convocar para o debate representantes da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Equipe de transplante, da Secretaria de Saúde, além é claro de asso-ciações, entidades e demais órgãos ligados ao setor.
Nova unidade de Nefrologia vai ampliar capacidade de atendimento
A gerente de Assistência da Fundhacre, oncologista pediátrica Valéria Paiva, informou ontem, que medidas já estão sendo adotadas em relação ao setor de Nefrologia. Segundo ela, uma nova unidade está sendo construída e através dela a capacidade de atendimento vai saltar de 21 para 35 máquinas em operação diária.
"O que nós temos hoje é uma grande demanda. Deve ser levado ainda em consideração que a unidade de Nefrologia da Fundhacre é o único existente em todo Estado", disse, esclarecendo também que as máquinas passam por constante manutenção. Ontem, por exemplo, o atendimento foi suspenso por conta de uma faxina geral.
Em relação a desativação da equipe de transplante, Valéria esclareceu que um novo convênio foi assinado com uma equipe de São Paulo (SP) e que a partir de janeiro do ano que vem, esse tipo de procedimento voltará a ser realizado no Estado.
Segundo Valéria, atualmente 161 pacientes realizam sessões de hemodiálise no setor de Nefrologia da Fundação, distribuídos por escala nas 21 máquinas em operações. Ela admite que mesmo o aumento para 35 máquinas ainda não é suficiente, mas assegura que um grande esforço está sendo realizado pelo governo para melhorar o

Polícia Civil de Brasiléia prende homem com pistola municiada

Agentes da Polícia Civil da cidade de Brasiléia, conseguiram êxito em prender um homem natural de Rondônia que tinha em sua posse, uma pistola semi-automática calibre 6.35 municiada, no Bairro Leonardo Barbosa no final da tarde A prisão do homem que não foi identificado, aconteceu depois de denuncias e que passou a ser monitorado por muitos dias pelos agentes civis até o flagrante. Segundo foi apurado, o acusado já tem passagem pela Justiça de Rondônia pelo mesmo crime.
Conduzido à delegacia de Brasiléia, foi ouvido pelo delegado de plantão e está aguardando o pronunciamento da Justiça por porte de arma de fogo ilegal e reincidência no crime.