Mais um índio é assassinado em Sena Madureira



Redação,Do oriobranco.net
Desta vez, o crime ocorreu na Aldeia São Vincente, mais precisamente no encontro dos rios Yaco e Purus. O fato ocorreu na madrugada desta segunda feira (4). Segundo testemunhas que trouxeram o corpo do indígena Ahuano Kulina de 53 anos, em uma embarcação, até o município de Sena Madureira, a vítima estava em uma confraternização na aldeia juntamente com outros índios, quando se iniciou uma discussão, a partir daí o índio Jhonata Kulina, 26 anos, teria pegado uma “lima” ferramenta utilizada para amolar e afiar equipamentos, e desferido um golpe na cabeça de Ahuano, que não resistiu em morreu no local.
O corpo de Ahuano foi trazido para Rio Branco, já o acusado de cometer o crime está foragido. A delegacia de Sena Madureira, será responsável pelas investigações. Esse é segundo indígena assassinado na região. No dia 21 de dezembro, Jordão Paulino Jaminawá, foi assassinado em Sena Madureira, após um confronto com policiais.

Cerca de 60% dos casarões tombados em Paraitinga estão destruídos, diz prefeitura


Cerca de 60% dos casarões tombados no centro histórico de São Luís do Paraitinga, a 182 km de São Paulo, foram comprometidos pelas fortes chuvas que alagaram a cidade no dia 1º de janeiro, segundo informou nesta segunda-feira (4) o diretor de turismo do município, Eduardo de Oliveira Coelho. De acordo com ele, o número ainda é uma estimativa e só poderá ser confirmado após uma análise final da Defesa Civil. "Pelo menos 20 casas importantes desabaram no centro histórico, que teve 60% dos seus imóveis comprometidos", disse o diretor de turismo.
De acordo com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o centro histórico de São Luís do Paraitinga é constituído por 171 grandes sobrados do século 19 e por 262 casas populares. De acordo com a Prefeitura de Paraitinga, essa foi a área mais atingida pelas chuvas.
Tombada em 1982, a Capela Nossa Senhora das Mercês, construída provavelmente no final do século 18 e inaugurada oficialmente em 1814, foi totalmente destruída pela chuva. A "Casa de Oswaldo Cruz," onde o médico sanitarista nasceu, em 1872, não foi afetada pela enchente. Também na lista de imóveis tombados pelo Condephaat, o sobrado da Praça Oswaldo Cruz, ocupado pela Prefeitura Municipal, desabou parcialmente.

Cartão postal da cidade, a igreja matriz, que tinha mais de 200 anos, também ficou destruída.
A Prefeitura de São Luís do Paraitinga calcula que serão necessários R$ 100 milhões para reconstruir a cidade, além dos prejuizos causados pela enchente e desabamentos.

Ladrão usa calcinha como máscara em assalto a posto de gasolina


A polícia de Franklin, no estado americano de Indiana, afirma que um homem assaltou um posto de gasolina na cidade usando uma calcinha como máscara.

De acordo com reportagem da Wish TV, Larry Bernard, de 54 anos, foi preso suspeito de ter praticado o crima na noite do dia 28 de dezembro. O homem teria entrada por volta das 19h30 no local, armado com uma faca. Depois de render um cliente, ele apontou a faca para dois funcionários do posto e pediu dinheiro, cigarros e um isqueiro. Testemunhas descreveram o ladrão e a polícia encontrouo Bernard pouco tempo depois em um beco próximo a sua casa.