Polícia federal do Acre desencadeia operação SENTINELA

Ação já apreendeu 32 Kg de cocaina na BR 364.
Polícia Federal no Acre desencadeia a partir desta sexta-feira(11/06/2010) a operação SENTINELA que visa prioritariamente prevenir e reprimir os crimes transnacionais praticados ao longo da fronteira brasileira em cooperação com equipes de policiais e servidores de outros órgãos, através de atividades operacionais. A operação é um esforço conjunto de diversos órgãos coordenado pela Polícia Federal nos estados que fazem fronteira com o Brasil. A operação SENTINELA visa também uma ampliação da cooperação nas áreas de atuação tático-operacional, intercâmbio de dados, informações e conhecimento com os demais órgãos de segurança pública brasileiros e outros envolvidos na prevenção a crimes que são, em sua maioria, cometidos nas fronteiras como o tráfico ílicito de entorpecentes; tráfico de armas, munições e explosivos; o contrabando e o descaminho; evasão de divisas; exportação ilegal de veículos e a imigração ilegal de estrangeiros.
A Polícia Federal conta com a ajuda de diversos órgãos estaduais e federais como a Força Nacional, A Polícia Rodoviária Federal, A Receita Federal, A Secretaria de Segurança Pública, A Polícia Militar e a Polícia Civil além de contribuições da população em geral na forma de denúncias.
Nesta fase de execução é também objetivo conjunto da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública, das Polícias Militar e Civil a instalação, gestão e operacionalização do PEFRON (Pelotão Especializado de Policiamento de Fronteiras) que é uma iniciativa do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública) mediante o fomento e criação de um grupo para atuar de forma preventiva e repressiva nas regiões de fronteiras.
A Polícia Federal prevê a intensificação de barreiras, patrulhas móveis (fluviais e aéreas) e do policiamento ostensivo-preventivo acompanhado de um suporte de inteligência em toda a região da fronteira acreana com o objetivo precípuo de captação de imagens tático-operacionais para intercâmbio de dados, informações e geração de conhecimento da região além de efetivo patrulhamento fluvial e uso de tecnologia de ponta para a vigilância da fronteira.
O efetivo inicial da operação SENTINELA será composto por Policiais da Força Nacional, Policiais Militares, Policiais Federais além de Policiais da PRF e o suporte ativo dos Servidores da Receita Federal. Antes de seu lançamento oficial a Operação SENTINELA realizou uma espécie de "piloto" do que seriam suas atribuições futuras e somente no mês de maio trouxe diversos resultados positivos como: apreensão de mais de 120 quilos de cocaína, 39 prisões efetuadas e 9 veículos apreendidos o que levou a Polícia Federal a investir no lançamento oficial de uma operação envolvendo diversas forças parceiras atuando como organizadora, gestora e fornecedora de tecnologia e subsídios materiais, humanos e administrativos para conduzir um verdadeiro fortalecimento de suas funções como patrulheira e guardiã das fronteiras brasileiras com o objetivo último de proporcionar ao cidadão não só a segurança, dever e direito de todos, mas a 'sensação de segurança' que exprime os eforços conjuntos de todos os órgãos de segurança Pública para a preservação da ordem da incolumidade das pessoas e do patrimônio pessoal de todos os habitantes das fronteiras brasileiras.

Exército abre 100 vagas para curso de engenheiros militares

Candidatos devem ter nível médio.É preciso ter entre 16 e 22 anos até 31 de dezembro.

O Instituto Militar de Engenharia do Exército lançou 100 vagas para dois cursos de formação e graduação de oficiais do quadro de engenheiros militares (leia aqui o edital).
Confira lista de concursos e oportunidades
Um dos cursos é destinado a candidatos que desejam seguir a carreira militar (curso de formação e graduação de oficiais da ativa do quadro de engenheiros militares) e o outro é destinado a candidatos que não desejam seguir a carreira militar (curso de formação e graduação de oficiais da reserva de 2ª classe do quadro de engenheiros militares).
São 52 vagas para o curso de oficiais da ativa e 48 vagas para o curso de oficiais da reserva.
RequisitosOs candidatos devem ter entre 16 e 22 anos até 31 de dezembro e estar cursando o terceiro ano ou ter concluído o ensino médio
Os candidatos poderão escolher, dentro da engenharia, as especialidades de fortificação e construção (engenharia civil), eletrônica, comunicações, elétrica, mecânica e de armamento, mecânica e de automóveis, materiais, química, cartográfica e computação

O Instituto Militar de Engenharia fica no Rio de Janeiro. Durante o curso os candidatos receberão alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal (valor não divulgado).
InscriçõesAs inscrições devem ser feitas de 2 de agosto a 15 de setembro pelo site http://www.ime.eb.br/. A taxa de participação é de R$ 85.


SeleçãoOs candidatos inscritos passarão por exame intelectual (provas objetivas e discursivas de Matemática, Física e Química; e provas mistas de Português e Inglês), inspeção de saúde e exame de aptidão física. A primeira fase acontecerá dos dias 25 a 29 de outubro.

ACIDENTE

O trem de pouso de um avião bimotor quebrou no momento da aterrissagem no aeroporto de Santa Rosa do Purus, O acidente por pouco não terminou em tragédia não fosse a habilidade do piloto que conseguiu desviar de outros dois aviões estacionados na pista. Ninguém ficou ferido.