Operação Harpia vai ampliar ações de combate ao desmatamento e queimadas


Será lançada na manhã de segunda-feira, 21 de Setembro, a maior operação de monitoramento e controle de queimadas do ano. A Operação Harpia é uma cooperação de várias instituições, estaduais e federais, deflagrada durante o período em que o risco de queimadas no Estado é maior. Dez equipes partirão da frente do Quartel da Polícia Militar do Acre em direção às áreas de desmate e queima identificadas pelo trabalho de inteligência desenvolvido pelo Governo do Estado do Acre.
"Através da detecção antecipada dos desmatamentos as equipes de campo podem evitar que a queima seja realizada, além de autuarem as queimadas já realizadas. O contato direto com os produtores rurais também é oportunidade para levar a mensagem das alternativas ao fogo, num esforço de promover educação ambiental", ressaltou a presidente do IMAC, Cleísa Cartaxo.

Imagens de satélite apontam as áreas de desmate e queima para atuação das equipes (Foto: Sismat Assessoria)
Muito antes de o verão começar, as equipes de geoprocessamento do Instituto de Meio Ambiente do Acre começam o trabalho de monitoramento das imagens de satélite, o que não dispensa os sobrevoos e as vistorias em solo. É realizada ainda uma avaliação diária das condições climáticas. Todas estas informações ajudam a traçar um mapa de risco de queimadas no estado, mostrando exatamente o local e o período de maior probabilidade de queimada.
Os resultados do trabalho contínuo de sensibilização dos produtores rurais e o esforço do Governo do Estado para ampliar a assistência técnica já aparecem. Em comparação com o ano passado houve uma redução de mais de 63% no número de focos de calor no estado. Os dados são referentes ao período de 1/1/08 a 18/9/08, em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com a página de monitoramento de focos de calor do CPTEC/INPE.
A Operação Harpia é o fechamento do trabalho que começa com o monitoramento de imagens de satélites e coloca em campo equipes de várias instituições parceiras, como o Ibama, Sema, Imac, Iteracre, Corpo de Bombeiros Militar e Companhia Ambiental. E o trabalho continua."Os sobrevoos continuarão nas próximas semanas para ajudar a guiar as equipes de campo", reforça Cleisa Cartaxo.

Padre é assassinado com tiro na cabeça em Manaus


O Padre italiano Rogério Ruvoletto, 52, foi assassinado na manhã de hoje (19), por volta das 7h30, com um tiro na cabeça, no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. Ele foi encontrado morto no quarto dele, na Casa Paroquial da Igreja. O Diocesano pertencia à área missionária Imaculado Coração de Maria da Arquidiocese de Manaus, localizada na Rua Amazonino Mendes, 79, do mesmo bairro e estava na capital há dois anos. Segundo Informações do Bispo auxiliar de Manaus D. Mário Pascoalotto, o Padre Rogério foi encontrado em seu quarto com a cabeça no travesseiro e de joelhos apoiados em um armário, por volta de 7 horas.
O Bispo Auxiliar informou ainda que, na Noite de quinta-feira em Coari, município distante 400 km de Manaus, aconteceu um outro caso de violência envolvendo o Bispo da Diocese.Segundo o comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Dan Câmara, informações preliminares apontam que dois suspeitos teriam sido vistos pulando o muro da Casa Paroquial após o religioso ter sido encontrado.O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sá Cavalcente, preferiu não se antecipar quanto à provável causa do assassinato do religioso italiano, adiantando apenas que a cena do crime é o quarto do Padre e que a polícia técnica esteve no local em busca de algum detalhe que leve ao assassino ou assassinos. Ele disse ainda que médicos legistas foram enviados ao local do crime para a investigação criminal.O corpo de Ruvoleto foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), na Avenida Noel Nutels, Cidade Nova, zona Norte, onde será necropsiado. De acordo com as últimas informações, três pessoas foram presas no bairro Santa Etelvina. Elas estaõ sendo ouvidas na Delegacia mais próxima do local do crime.

ATANIZIO E AUDIZIO TRAFICANTES PRESO PELA COE EM TK











3 KG ENTORPECETE
e o Grupo de Operações Especiais, , em uma Operação denominada “ Batman e Rob “ que durou três dias, mas depois de muita persistência conseguiram prender os traficantes Atanizio Souza Mesquita-27 anos residente no Bairro Cohab na Cidade de Cruzeiro do Sul, irmão do traficante “neguinho” que foi preso no carnaval distribuindo droga no calçadão, e Audizio Gomes de Oliveira-33 anos, residente na Rua Isabel Adeu, Bairro Formoso, esse sim, uns dos maiores traficantes de Cruzeiro sul, no que diz respeito ao abastecimento dos Municípios próximo a Cruzeiro do Sul, ambos vinham em uma motocicleta Titan de placa: MZO 9993, pilotada pelo traficante Audizio, onde o garupeiro Atanizio trazia uma mochila contendo 03 (três) kilos de pasta base de cocaína, o mesmo ao avistar a barreira Policial tentaram furar a mesma e não conseguiram, e jogaram a mochila fora da estrada na tentativa de se livrar da mesma, mais foi visto pelos policiais que estavam na barreira. Audizio já tem várias passagem pela policia, 02 (duas) por trafico ilícito de entorpecente, ambos já tinham vindo várias vezes em Tarauacá abastecer as bocadas.

Caminhão de tora cai de ponte em Sena Madureira




O acidente aconteceu por volta das 17h quando o condutor do caminhão que transportava toras, placas JVI 3349 perdeu o controle do caminhão pesado e caiu de uma Ponte sobre um Igarapé no Ramal Chiburema a cerca de nove quilômetros do município de sena Madureira.
Segundo informações de moradores da região o acidente aconteceu quando o motorista do caminhão descia uma ladeira e perdeu o controle devido a pista está molhada em função de uma chuva que atingiu a região.
Ao passar sobre a Ponte o motorista percebeu que não havia mais condições de frear o caminhão que ficou de rodas para cima.
O motorista conseguiu escapar ileso, apenas o susto e o prejuízo material.
Os moradores da localidade temem que com as chuvas o Ramal fique intrafegável. Eles disseram que tanto representantes do governo estadual quando municipal prometeram recuperar o Ramal totalmente, mas apenas abriram os ramais sem fazer a base necessária.

PM realiza Operação Arrastão



Policiais militares comandados pelo Coronel França, do 5° Batalhão realizaram durante a tarde e noite de sexta-feira, 18, uma operação arrastão nos bairros Chico Mendes, Vitória, Eldorado, Tancredo Neves, Jorge Lavocart, Defesa Civil, Irineu Serra, Alto Alegre e Invasão do Caladinho objetivando um policiamento preventivo e repreensivo.
Segundo informações do Coronel França, o Serviço Reservado da PM realizou levantamento das "bocas de fumo" nesses bairros e detecto gangues que agiam tirando a paz dos moradores.
Além do levantamento e monitoramento realizado pela PM, moradores procuraram o Quartel do 5° Batalhão para denunciar situações de criminalidade ou de risco a comunidade.
Foram realizadas blitz, revistas nos populares, abordagem em bares e lanchonetes a fim de desarmar a população e evitar violência.