Antimicrobianos só com retenção de receita


Agora é pra valer, a partir deste domingo (28), farmácias e unidades hospitalares passam à reter uma via da receita médica de antibióticos. As novas regras foram impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o objetivo de restringir a venda indiscriminada desse tipo de medicamento.


No Acre, uma série de dúvidas surgem a partir da publicação da nova medida, entre elas, se os registros devem ser feitos em livro ou pela internet. O ac24horas consultou a ANVISA, que através de Fernanda Moreira Coura, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, Unidade Técnica de Regulação – Untec, esclareceu nesta sexta-feira, 26, que o uso de livro farmacêutico para registro de medicamentos antibióticos será válido somente para localidades de difícil acesso que não disponham de internet, e somente a partir do próximo ano.

- Somente em casos excepcionais, como localidades sem internet, a Vigilância Sanitária local deverá autorizar o controle da escrituração em Livro de Registro Específico para medicamentos antimicrobianos ou por meio de sistema informatizado, previamente avaliado e aprovado pela Autoridade Sanitária competente”, afirma Fernanda Moreira Coura.

Ainda de acordo com a especialista, as drogarias de Rio Branco não precisam realizar nenhum tipo de escrituração antes de 25 de abril de 2011. A partir desta data, deverão obrigatoriamente realizar via internet. Informações como nome do comprador, médico e antibiótico vendido deverão ser informados para Anvisa.

As regras vão valer para mais de 90 substâncias, entre elas amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol, princípios ativos de mais 1.200 medicamentos registrados no Brasil.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Js.carioca@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rio Branco, Acre

Combate à exploração de menores


O combate à exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes tem sido uma das atuações do Ministério Público Estadual. Na foto, menina acreana é flagrada na Bolívia (Foto: Odair Leal)

Homem é preso pelo Bope no centro da Capital com 20 pedras de “Crack”


A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, o que torna a droga uma das mais letais dos últimos tempos


Policial do Bope conduz Isael até a viatura da Polícia Militar (Foto: Gleyciano Rodrigues)Um homem de 42 anos de idade foi preso na tarde desta sexta-feira (26) por integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Acre, portando 20 pedras de crack.


Isael Ferreira Lima estava em atitude suspeita, na região central da Capital, quando foi abordado pelos policiais. Esta é a segunda vez que ele é preso pela polícia com pedras de crack e dinheiro em espécie, só no mesmo de novembro.

O acusado foi encaminhado a Delegacia Central de Flagrantes para a lavratura do auto de prisão em flagrante.

Crack é uma droga feita a partir da mistura de sal moniaco com bicarbonato de sódio geralmente fumada. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais ao serem queimados, como se quebrassem.

A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, o que torna a droga uma das mais letais dos últimos tempos.

Poste cai em cima de veículo na Rio de Janeiro


Condutor perdeu controle do veículo e bateu em poste; motorista escapou sem ferimentos



Poste destruiu praticamente toda parte traseira do veículo (Foto: Gleyciano Rodrigues)Um acidente no início da madrugada deste sábado, 27, quase acaba em tragédia. Um homem, que não quis se identificar, perdeu o controle do automóvel Ecosport em frente a Rio Ferro, na rua Rio de Janeiro, no bairro Floresta. Ele bateu violentamente contra um poste de energia, que quebrou e caiu em cima do veículo.

A pancada foi tão forte, que o poste foi afastado cerca de 10 centímetros da posição original. De acordo com testemunhas que estava perto do local da batida, a combinação excesso de velocidade seria a provável causa do acidente.

Uma equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros à vítima, que saiu ileso da colisão. O bairro foi totalmente sem energia durante horas até a chegada da equipe da Eletrobras.