Antimicrobianos só com retenção de receita


Agora é pra valer, a partir deste domingo (28), farmácias e unidades hospitalares passam à reter uma via da receita médica de antibióticos. As novas regras foram impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o objetivo de restringir a venda indiscriminada desse tipo de medicamento.


No Acre, uma série de dúvidas surgem a partir da publicação da nova medida, entre elas, se os registros devem ser feitos em livro ou pela internet. O ac24horas consultou a ANVISA, que através de Fernanda Moreira Coura, especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, Unidade Técnica de Regulação – Untec, esclareceu nesta sexta-feira, 26, que o uso de livro farmacêutico para registro de medicamentos antibióticos será válido somente para localidades de difícil acesso que não disponham de internet, e somente a partir do próximo ano.

- Somente em casos excepcionais, como localidades sem internet, a Vigilância Sanitária local deverá autorizar o controle da escrituração em Livro de Registro Específico para medicamentos antimicrobianos ou por meio de sistema informatizado, previamente avaliado e aprovado pela Autoridade Sanitária competente”, afirma Fernanda Moreira Coura.

Ainda de acordo com a especialista, as drogarias de Rio Branco não precisam realizar nenhum tipo de escrituração antes de 25 de abril de 2011. A partir desta data, deverão obrigatoriamente realizar via internet. Informações como nome do comprador, médico e antibiótico vendido deverão ser informados para Anvisa.

As regras vão valer para mais de 90 substâncias, entre elas amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol, princípios ativos de mais 1.200 medicamentos registrados no Brasil.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Js.carioca@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rio Branco, Acre

0 comentários: