Composição Câmara Federal

Composição Câmara Federal
>ReeleitosFlaviano MeloPerpétua AlmeidaGladson CameliHenrique Afonso>NovatosMárcio Bittar (campeão de votos, mais de 52 mil votos)Antônia LuciaSibá MachadoThamaturgo Lima

Mudança na Aleac é de 54%; na Câmara Federal 50%

>ReeleitosNey AmorimHelder PaivaLuís TchêWalter PradoChico Viga (ainda indefinido)Gilberto DinizMoisés DinizAntônia SalesChagas RomãoMaria Antônia Santiago>NovatosPereiraJonas LimaJamyl AsfuryPastor Denílson SegóviaMarileide SerafimAstério MoreiraLira Morais (menos votado -1690 votos)Edvaldo SouzaEber MachadoToinha VieiraMajor RochaEduardo FariasManoel Moraes


O eleitor acreano que saiu às urnas no último domingo escolheu renovar a maioria das cadeiras da Assembleia Legislativa do Acre. Mais da metade da composição estadual foi alterada.Dos 24 deputados eleitos, 16 são candidatos da Frente Popular do Acre e oito da oposição (nas eleições de 2006 foram 17 contra 7). Na Câmara Federal, a mudança aconteceu pela metade. Veja os escolhidos.



Dindim, prefeito de Feijó: “Não posso transferir votos para alma”

Dindim, prefeito de Feijó: “Não posso transferir votos para alma”Ele não admite ser considerado culpado pela derrota da oposição na disputa ao Governo do Estado. Ainda faltam serem apuradas algumas urnas no Acre, mas a oposição, mesmo derrotada por minúscula diferença de votos, começou a lavar roupa suja nesta segunda-feira cedo. De Feijó, o prefeito Dindim Pinheiro, do PSDB, mandou avisar a seus correligionários, que as insinuações de que ele seria culpado pelo insucesso de Tião Bocalom devem “entrar num ouvido e sair no outro”.Um dos prefeitos mais festejados pelos moradores de seu município, Dindim justifica que não consegue “transferir votos para almas”, numa alusão ao sumiço dos candidatos majoritários durante a campanha.Segundo ele, a campanha da oposição em seu município ocorreu por meio de passagens relâmpagos de Tião Bocalom, Sérgio Petecão e João Correia pela cidade. Em muitas das vezes o prefeito nem avisado era. – Para você ter uma idéia, num dos comícios o Bocalom chegou aqui às 11 horas da noite. O povo já estava cansado. A maioria tinha ido embora – comenta o prefeito.A oposição perdeu pela primeira vez em Cruzeiro do Sul, foi derrotada outra vez em Tarauacá e teve desempenho indesejável em pequenos municípios como Jordão e Santa Rosa. Mas a polêmica em torno de Feijó era previsível, em decorrência de seu prefeito ser polêmico por natureza.Dindim encara a Frente Popular há 14 anos, nunca perdeu e não abre mão de falar o que pensa. – Mesmo que a oposição tivesse sido bastante unida, uma coisa é encarar meus adversários aqui, outra coisa é transferir votos. Nem Lula conseguiu transferir votos pra Dilma – desculpa-se.A relação de Dindim com a população de Feijó é indiscutível, a partir dos resultados que ele obteve em 14 anos, mesmo sendo sempre adversário da Frente Popular. Mas quando se trata de votação para o governo, o município sempre menosprezou a oposição.Chicão Brígido e Alércio Dias tomaram um capote de 80% para Jorge Viana em 1998, fenômeno repetido em 2002, quando Viana foi para a reeleição contra Flaviano Melo.Quatro anos mais tarde, Márcio Bittar sofrera a mesma derrota. – A oposição dessa vez diminuiu e muito a diferença. Por isso não admito que venham reclamar de mim – diz o prefeito, que adiantou, inclusive, estar preparado para ser expulso do PSDB, com base na recorrente desunião da oposição.– Se a oposição fosse unida ia sentar todo mundo para avaliar que saiu vencedora, projetar o futuro, mas todos só pensam em si e querem apontar culpados – finaliza.

Em disputa 'apertada', Tião Viana é eleito governador do Acre


Em disputa 'apertada', Tião Viana é eleito governador do Acre



Com 99,02% das urnas apuradas, Tião obtém 168.790 votos (50,44%) e consegue a vencer a disputa no 1º turno

Numa disputa acirrada com o adversário, acompanhada minuto a minuto pelo eleitorado do Acre, na noite deste domingo, 3, o candidato da Frente Popular do Acre, Tião Viana, está eleito governador do Acre, com 168.790 votos (50,44%), em 99,02% das urnas apuradas em todo o Estado. Tião Bocalom, da Coligação Liberdade e Produzir para Empregar, ficou em segundo lugar, com 164.834 (49,25%). O resultado total finalizado será conhecido amanhã, em virtude de problemas na comunicação via satélite com urnas no interior.Antônio Gouveia, o Tijolinho, obteve somente 1.032 votos (0,31%).

DE TARAUACÁ, ATÉ AGORA, SÓ WALTER PRADO E MOISÉS DINIZ

Reeleitos os dois deputados vão continuar representando Tarauacá
Walter Prado


Novo presidente, só no fim de outubro

A decisão ficou para 31 de outubro. Com o resultado da votação deste domingo 3, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) vão disputar o segundo turno das eleições presidenciais. A candidata do presidente Lula, até o momento, com 99,99% das seções apuradas, tem 46,90% dos votos válidos, enquanto o tucano tem 32,61%. Marina Silva, do PV, teve um crescimento além do esperado segunda as pesquisas e alcança 19,33% do eleitorado até o momento.
Em números absolutos, as votações até as 03h37 de segunda-feira 4:
Dilma Rousseff (PT): 47.643.892
José Serra (PSDB): 33.128.897
Marina Silva (PV): 19.635.748
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL): 886.794
José Maria Eymael (PSDC): 89.344
Zé Maria (PSTU): 84.606
Levy Fidelix (PRTB): 57.953
Ivan Pinheiro (PCB): 39.130
Rui Costa Pimenta (PCO): 12.206