Juarez Leitão, PT, é o próximo prefeito acreano a ser julgado por corrupção eleitoral


Outro processo envolvendo captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2008 deve ser analisado esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral. Trata-se de Recurso Eleitoral em ação movida pelo candidato derrotado ao cargo de prefeito do município de Feijó, Raimundo Ferreira Pinheiro (PSDB), o "Dindim", contra o candidato vitorioso e atual prefeito, Juarez Leitão (PT).
De acordo com o calendário de julgamento publicado pelo T.R.E, o processo deve ser votado na sessão desta quinta-feira, dia 27, a partir das 15h. O relator da matéria é o juiz Jair Facundes.
Segundo a denúncia formulada pelo candidato derrotado do PSDB, perfuração de poços artesianos, telhas, sacolões, e tijolos foram utilizados como moeda de troca para a compra de votos no município.
Fotografias, gravações e imagens referentes à suposta compra de votos, além de depoimentos de pessoas que afirmam terem sido beneficiadas com o esquema, foram anexadas ao processo.
Outro flagrante desrespeito à legislação eleitoral alegado pelo PSDB, é a prorrogação da votação na localidade rural conhecida como Porto Rubim. Faltavam 15 minutos para às 19h, quando a urna foi fechada, quando por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deveria ter sido lacrada às 17h..
Segundo o PSDB, o candidato Dindim liderou de ponta a ponta a eleição no município de Feijó, mas perdeu na reta final da apuração, justamente depois de divulgado o resultado da polêmica urna de Porto Rubim, onde Juarez demonstrou uma recuperação surpreendente. O partido alega ainda, que o fiscal do PSDB em Porto Rubim foi expulso pelo PT.
Dulcineia Azevedo, redação ac24horas

Cirurgia rara reconstitui pênis de menino de 10 anos arrancado por poodle

O drama de um menino alagoano de apenas 10 anos comoveu uma equipe médica no Rio de Janeiro. Ele teve o pênis arrancado por um poodle da família quando tinha 6 meses. Com vergonha, ele não ia à escola há dois anos.

No entanto, na semana passada, ele conseguiu fazer uma cirurgia de reconstituição do órgão. A operação foi realizada no Hospital Municipal Jesus, na Zona Norte do Rio.

Segundo a mãe da criança, com a operação, seu filho também recuperou a autoestima. “Ele tinha muita vergonha dos colegas de escola, porque zombavam dele. Agora, ele terá uma vida normal", explica.
Acidente
A família mora na cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas. De acordo com a mãe, o menino estava sozinho em casa no dia do acidente. “Eu tinha saído para trabalhar e deixei-o com o pai. Quando voltei, meu ex-marido tinha saído e meu filho chorava muito. Quando fui ver, ele tinha sido atacado pelo cachorro. A partir desse dia, ele passou a sentir muitas dores na hora de urinar”, contou. Para ela, o animal deveria estar com fome, já que não era violento. A mãe decidiu procurar ajuda quando o filho começou a questionar porque ele era diferente dos quatro irmãos e dos colegas da escola. “Pedi dinheiro emprestado a um amigo, conhecido como Galego do Seguro, e trouxe meu menino para ser operado no Rio em abril deste ano”, disse.
Caso comove equipe médica
De acordo com o chefe da cirurgia pediátrica do Hospital Jesus, Nicanor Macedo, o caso sensibilizou toda a equipe médica. “A primeira cirurgia foi realizada pela minha equipe em abril. Foi uma operação para desobstruir o canal da uretra, que estava quase fechado”, explica o médico, garantindo que, em 20 anos de profissão, nunca tinha visto um caso como este. Após a cirurgia, o menino voltou para Delmiro Gouveia para aguardar a nova operação.

Ainda segundo Nicanor, para realizar a segunda etapa da reconstituição do pênis foi preciso entrar em contato com o amigo e especialista Roberto de Castro, que mora na Itália e veio ao Rio para participar da cirurgia. “Eu e minha equipe juntamos dinheiro para pagar a passagem”, conta. Macedo explica que Castro é um dos pioneiros nesse tipo de operação. “Já fez cirurgias pelo mundo todo. Esta é a primeira no Rio e a quarta do Brasil. As três anteriores foram em São Paulo e Salvador”, detalha. A volta do menino ao Rio foi bancada pela prefeitura de Delmiro Gouveia, a pedido de Nicanor Macedo. “Essa segunda cirurgia foi muito importante para ele recuperar sua identidade”, explica o médico.
Segundo a mãe, o filho não para de levantar o lençol para ver o resultado da cirurgia. “Ele está radiante e louco para voltar à escola”, conta.
Etapas da cirurgia
De acordo com Nicanor, o pênis é reconstituído a partir de um retalho retirado da parede abdominal do paciente. “Retiramos a pele com terminações nervosas e enrolamos para dar forma ao novo órgão”, explica o médico. O menino ficará em observação por mais um mês no Hospital Jesus. Ainda segundo o chefe da cirurgia, quando a criança chegar à puberdade, será necessário fazer uma terceira cirurgia. “Daqui a seis ou sete anos será preciso implantar uma prótese para que ele possa ter uma vida sexualmente ativa”, detalha.

Chuva isola turistas entre Tarauacá e Feijó na BR 364


Depois de horas na fila para a travessia do rio Envira, em Feijó, centenas de caminhões, ônibus e veículos de passeio estão parados na rampa
da balsa do rio Tarauacá em Tarauacá desde às 20 horas de ontem.
Entre eles, dois micro-ônibus que transportam servidores da Assembléia Legislativa que rumam para o Encontro da Integração Político Empresarial Grande Juruá-Ucayalli, que vai ocorrer durante a Expo Juruá,em Cruzeiro do Sul. Na tarde desta quarta-feira, 26, um Boeing 707 da Star Peru aterrissa no Aeroporto de Cruzeiro trazendo 100 toneladas de frutas, verduras e legumes que serão comercializados durante a Expo.
O assessor de Políticas Públicas da Aleac, Marcio Dagnoni, que dormiu dentro do ônibus, acaba de atravessar o Tarauacá de catraia para estudar uma alternativa de levar a comitiva até Cruzeiro do Sul.
Segundo ele, a balsa do rio Envira, com problemas mecânicos, está aguardando por reparos enquanto a de Tarauacá está inacessível por conta de um atoleiro na rampa de acesso. O ônibus em que ele viaja tentou chegar à balsa, mas acabou deslizando à deriva até à margem do rio. Um ônibus da Real Norte que saiu às 6 horas de ontem de Rio Branco para Cruzeiro do Sul também está na fila, com 40 passageiros.

TRE cassa prefeito de Sena Madureira por compra de votos


Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre decidiram por maioria de votos pela cassação dos mandatos do prefeito e vice de Sena Madureira, Nilson Areal (PR) e Jairo Barbosa (PMN), em sessão realizada na tarde desta terça-feira (25).A cassação baseia-se em provas materiais (doação de telhas de amianto para os eleitores) e depoimentos de testemunhas que afirmaram que os dois políticos praticaram compra de votos. A decisão será cumprida após a publicação do Acordão no Diário de Justiça Eletrônico e do julgamento de eventuais embargos de declaração.O julgamento do prefeito de Sena Madureira havia sido adiado na última quinta-feira em razão do pedido de vista do juiz Maurício Hohenberger. Na sessão desta terça, Mauricio votou pela reforma da sentença que cassou Nilson Areal, acompanhando o voto da relatora, Desembargador Eva Evangelista. A votação então ficou empatada em três a três. O voto de desempate foi proferido ao final da sessão pelo Presidente da Corte, Desembargador Arquilau de Castro Melo. “A sentença da juíza eleitoral de primeira instância foi muito minuciosa, ela analisou cada detalhe e eu acho que se saiu muito bem. Li os autos do processo e estou convencido que realmente houve a captação ilícita de sufrágio”, disse o Desembargador. “Por isso voto pela cassação dos mandatos e anulação dos votos do prefeito e vice de Sena Madureira”, salientou o presidente.

O voto dos juízes
Em seu voto na última quinta-feira (20), a relatora, Desembargadora Eva Evangelista, manifestou-se pela reforma da sentença que cassou o prefeito Nilson Areal. Segundo Evangelista, as testemunhas do caso demostraram contradições nos depoimentos à justiça. O juiz Ivan Cordeiro também já havia votado pela absolvição de Areal. De acordo com o entendimento dos magistrados, as provas apresentadas pela denúncia não eram contundentes para sustentar uma cassação de mandato.
Na mesma sessão, os juízes Jair Facundes, Maria Penha e Denise Bonfim divergiram da relatora do processo, e votaram na última quinta-feira pela cassação do prefeito, ao afirmar que o julgamento deveria levar em consideração não apenas as provas testemunhais, mas também o conjunto geral de todas as provas constantes dos autos. Segundo Jair Facundes, existem dados no processo que mostram “claramente a tentativa e a consumação da compra de votos por parte do prefeito de Sena Madureira”. A apreensão de uma caminhonete carregada de telhas de amianto para a distribuição do material entre os eleitores de Sena Madureira foi decisiva para o voto dos juízes.

Entenda o caso
No dia 03 de junho, a Juíza Eleitoral de Sena Madureira, Thaís Borges, julgou procedente a representação ajuizada pela coligação “Por Uma Sena Melhor”, por captação ilícita de sufrágios (compra de votos), determinando a cassação do registro de candidatura de Nilson Areal e de seu vice, Jairo Barbosa, bem como a aplicação de multa individual de mil UFIR. De acordo com a juíza da 3ª Zona Eleitoral, no dia 29 de setembro de 2008, agentes da Polícia Federal apreenderam um veículo conduzido por Everaldo Pinheiro Gomes Martins e Ednilson Alencar de Almeida, onde encontraram e apreenderam cento e cinquenta e cinco telhas de amianto, as quais estavam sendo distribuídas a eleitores com o propósito de obter-lhes os votos em prol do candidato Nilson Areal.
Novas eleições
Nilson Areal foi eleito com 9.655 votos, ou 53% dos votos válidos. A segunda colocada, Toinha Vieira, obteve 8.229 votos, o que representa 46% dos votos. Isso significa que novas eleições devem ser realizadas no município de Sena Madureira, pois o candidato eleito obteve mais de cinquenta por cento dos votos válidos. A data para o pleito ainda não foi definida pelos membros do TRE/AC.
Fonte: Ascom/TRE





Gladson volta a apelar pelos novos delegados

O Estado pode dar posse aos delegados concursados a partir desta sexta-feira, 28. A informação foi dada em Brasília, ontem, por Getúlio Monteiro, um dos 33 delegados aprovados no último concurso da Secretaria de Segurança para trabalhar nas delegacias da capital e interior.Ao todo, 57 candidatos , todos bacharéis em Direito, se submeteram a um treinamento de 4 meses em Rio Branco para pertencer aos quadros da Segurança do Estado.Dois candidatos, no entanto, entraram na Justiça com mandado de segurança para a assegurar a participação nas cinco etapas dos 4 meses de treinamento,o que atrasou a conclusão do concurso. ”O mandado de segurança, segundo as autoridades de Segurança, retardou também a contratação dos aprovados”, lembrou Gladson, que já havia apelado pela posse dos novos delegados ainda em Julho.
Segundo Getúlio Monteiro, no último dia 17 a Fundação Cesp, responsável pela realização do concurso, publicou o resultado provisório com a lista de aprovados para as 33 vagas existentes. E, finalmente, na próxima sexta-feira, 28, deverá divulgar o resultado definitivo, confirmando os nomes publicados. A partir daí, diz Monteiro, o Estado pode dar posse e enviar os delegados para as lotações previstas na capital e interior. E lembrou que a integração nos quadros é importante já que muitos aprovados deixaram seus empregos de origem aguardando a posse nas delegacias.”São ,no mínimo, 4 meses sem salário para quem muitas vezes tem família para sustentar”.
Gladson garantiu que a segurança hoje é uma questão urgente. ”Basta lembrar que todo o Juruá conta hoje com um único delegado”, arrematou. De fato, a falta de delegados no Juruá já foi até motivo de apelo do próprio Ministério Público local, que alertou que a desativação parcial das sub-delegacias do interior vem dificultando a cão de segurança nos ramais e seringais. A Promotoria chamou ainda a atenção para a questão de ocorrências freqüentes nas áreas da infância e juventude do município de Mâncio Lima, que exige uma presença mais ostensiva da polícia. Neste sentido, afirmou o deputado, o envio programado para a região dos seis novos delegados concursados é crucial.
A chegada dos novos delegados concursados havia sido anunciada para o mês de julho. A demora do resultado em razão do mandato de segurança retardou a chamada para o início de agosto. Agora, o deputado pretende entrar novamente em contato na próxima semana com a Secretaria de Segurança a fim de tentar uma data definitiva de posse. ”Tenho certeza que a Segurança do Estado está acompanhando de perto a questão dos novos delegados e dará uma solução satisfatória para o problema. Afinal, os novos delegados virão somar na garantia de uma melhor qualidade de vida a toda a população, sobretudo do interior”.
Assessoria