Juarez Leitão, PT, é o próximo prefeito acreano a ser julgado por corrupção eleitoral


Outro processo envolvendo captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2008 deve ser analisado esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral. Trata-se de Recurso Eleitoral em ação movida pelo candidato derrotado ao cargo de prefeito do município de Feijó, Raimundo Ferreira Pinheiro (PSDB), o "Dindim", contra o candidato vitorioso e atual prefeito, Juarez Leitão (PT).
De acordo com o calendário de julgamento publicado pelo T.R.E, o processo deve ser votado na sessão desta quinta-feira, dia 27, a partir das 15h. O relator da matéria é o juiz Jair Facundes.
Segundo a denúncia formulada pelo candidato derrotado do PSDB, perfuração de poços artesianos, telhas, sacolões, e tijolos foram utilizados como moeda de troca para a compra de votos no município.
Fotografias, gravações e imagens referentes à suposta compra de votos, além de depoimentos de pessoas que afirmam terem sido beneficiadas com o esquema, foram anexadas ao processo.
Outro flagrante desrespeito à legislação eleitoral alegado pelo PSDB, é a prorrogação da votação na localidade rural conhecida como Porto Rubim. Faltavam 15 minutos para às 19h, quando a urna foi fechada, quando por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deveria ter sido lacrada às 17h..
Segundo o PSDB, o candidato Dindim liderou de ponta a ponta a eleição no município de Feijó, mas perdeu na reta final da apuração, justamente depois de divulgado o resultado da polêmica urna de Porto Rubim, onde Juarez demonstrou uma recuperação surpreendente. O partido alega ainda, que o fiscal do PSDB em Porto Rubim foi expulso pelo PT.
Dulcineia Azevedo, redação ac24horas

0 comentários: