Justiça Eleitoral diploma eleitos de Jordão e marca solenidade de diplomação dos eleitos de Tarauacá. Conforme consta no Calendário Eleitoral - Eleições 2008 (Resolução do TSE n. 22579/2007), dia 18 de Dezembro é o prazo final para diplomarão dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
No município de Jordão a Justiça Eleitoral já procedeu a solenidade pública na última terça feira 26, para diplomar os eleitos das eleições 2008, prefeito, vice-prefeito e vereadores além de dois suplentes de cada coligação.
Em Tarauacá, todos os candidatos eleitos, assim como os vicies e os 1º e 2º suplentes, receberão diplomas assinados pelo presidente da Junta Eleitoral no próximo dia 10 de Dezembro.
A cerimónia de diplomação para os eleitos de Tarauacá ocorrerá às h 7 horas da noite, no auditório da escola de ensino médio Djalma da Cunha Batista. O Juiz Eleitoral Romário Faria destaca que serão diplomados os nove vereadores, o prefeito e vice-prefeito além de suplentes.
"A diplomarão é o ato em que a Justiça Eleitoral reconhece oficialmente o resultado da eleição e declara os candidatos habilitados a tomarem posse nos seus respectivos cargos", declara o juiz..
Vale ressaltar que, nenhum candidato poderá ser diplomado até que suas contas tenham sido julgadas. A decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu.
E, ainda, o diploma somente é dado aos candidatos que estiveram em dia com o serviço militar e a Justiça Eleitoral.
DA REDAÇÃO DO TARAUACÁ DA HORA
Ivo Roberto.
GOVERNO OFERECE CURSO DE COOPERATIVISMO PARA COMUNIDADES INDÍGENAS.

CERCA DE QUARENTA INDÍGENAS DA ALDEIA 27, DISTANTE OITO KM DA CIDADE DE TARAUACÁ PARTICIPAM DO CURSO DE GESTÃO COOPERATIVISTA OFERECIDO PELO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DO CEFLORA (CENTRO DE FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DA FLORESTA) E DO INSTITUTO DOM MOACY.
AS AULAS QUE TIVERAM INÍCIO DIA 26 DE NOVEMBRO VÃO ATÉ O DIA 05 DE DEZEMBRO E SÃO MINISTRADAS DENTRO DA PRÓPRIA ALDEIA POR TÉCNICOS DA

Ce FLORA E DO INSTITUTO DOM MOACY.
O CURSO FOI PLANEJADO PARA FOMENTAR UMA REDE DE COOPERATIVISMO NAS TERRAS INDÍGENAS CONSIDERANDO QUE AS COMUNIDADES JÁ DISPÕEM DE UMA PRODUÇÃO QUE PRECISA SER APROVEITADA OU DESTINADA DE MANEIRA ADEQUADA.
DE ACORDO COM A COORDENADORA DO INSTITUTO DOM MOACY, ANA CLÁUDIA, INICIALMENTE O CURSO CONTEMPLA CINCO ALDEIAS DA REGIÃO DO VALE DO TARAUACÁ, SENDO QUE O MESMO DEVE ESTENDER-SE ÀS DEMAIS COMUNIDADES.
PARA O CACIQUE ASSIS CAXINAWA, O CURSO VEI0 NA HORA CERTA PARA FACILITAR O PLANEJAMENTO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS, PRINCIPALMENTE NA ELABORAÇÃO DE PROJECTOS COOPERATIVISTAS.
O OBJETIVO DO GOVERNO DO ESTADO É OFERECER AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA QUE AS COMUNIDADES INDÍGENAS SE ORGANIZEM EM COOPERATIVAS E ESSAS COOPERATIVAS POSSAM ATURA DENTRO DAS TERRAS FORMANDO UMA REDE COOPERATIVISTA.


DA REDAÇÃO DO TARAUACÁ DA HORA
IVO ROBERTO