Prefeito e comunidade indígena reuniram-se em Tarauacá


Prefeito da seqüência as reuniões. em Tarauacá


Trio é preso quando se preparava para assaltar posto de combustíveis


Em uma ação preventiva durante patrulhamento de rotina no bairro São Francisco, policiais militares do Grupamento Águia do 1° Batalhão prenderam em flagrante um trio que se preparava para assaltar um posto de combustíveis na estrada do bairro Tropical, nesta terça-feira 26. Segundo informações da polícia, o trio, formado por Sandraque de Paula Urbano, 20 anos, e dois adolescentes de 17 anos, trafegava em duas bicicletas quando a guarnição realizava patrulhamento na Rua Santa Inês, bairro São Francisco.Os policiais desconfiaram do trio, mas resolveram passar direto e fazer a volta por uma rua secundária.Confiantes de que os policiais não haviam percebido a presença deles, o trio parou no posto e quando os três se aproximaram de um frentista foi no exato momento em que a guarnição retornou. Os assaltantes tentaram fugir, mas foram cercados e dominados.Com Sandraque, os policiais encontraram um revólver 38 municiado. Ele alegou que ia a casa de uma namorada e tinha parado no posto para tomar água.Os acusados residem nos bairros Cidade Nova, Seis de Agosto e Triângulo. Sandraque foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes – Defla- e os adolescentes, à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Depen deve transferir três presos para o Acre


O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça está promovendo, por todo o país, operações para devolver aos estados de origem presos que aguardam julgamento em unidades prisionais distantes da região onde os crimes foram cometidos.
Com a medida, três detentos que estão em diversos estados deverão retornar ao Acre nas próximas semanas. Denominada de Operação Retorno, a iniciativa começou em setembro por sugestão do Conselho Nacional de Justiça.
Com as remoções a expectativa é que a tramitação de processos criminais seja mais célere. Responsável pela operação no Ministério da Justiça, o delegado Wilson Salles Damazio explica que é comum mandados de prisão serem cumpridos fora do estado onde aconteceu o crime. “A presença do réu na comarca onde praticou o crime representa celeridade no julgamento”.
A “Operação Retorno” já concluiu 100 transferências de presos entre os estados. A meta do Depen é que, em 2010, todas as 1400 remoções solicitadas sejam efetuadas. Coordenada pela área de inteligência do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça, a operação conta com o apoio da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública e FAB.
A etapa mais recente da Operação Retorno foi feita de Porto Alegre (RS) para Ponta Porã (MS). Uma mulher paraguaia e seu filho de 1 ano e 8 meses retornaram para o Mato Grosso do Sul, onde tramita o processo. (Assessoria do MJ)

PRF prende homem com identidade falsa e 12 quilos de cocaína na BR 317


Por volta das 12h00 desta quarta-feira, dia 27, agentes da PRF que estavam fiscalizando na BR 317, precisamente no entroncamento de acesso ao município de Xapuri, pararam o ônibus da Real Norte para averiguação de rotina.
Dentro do bagageiro, encontraram uma caixa de som automotivo de propriedade de Agnaldo Fernandes da Silva (42), natural do estado de Mato Grosso. Após uma breve conversa, os agentes passaram a desconfiar quando disse que teria vindo até a fronteira para buscar o produto sob encomenda.
Foi quando resolveram abrir a caixa de som e depararam com dois pacotes embrulhados onde continha 12 quilos de cocaína pura que, para despistar cães farejadores, foi untado com perfume.
Após voz de prisão, os agentes também desconfiaram da cópia da identidade de Agnaldo. Com o número do CPF, descobriram que seria Ademir José da Silva, assim, passaria a cometer dois crimes; tráfico internacional de droga e falsidade ideológica.
Ademir foi levado para a delegacia da Polícia Federal na cidade de Epitaciolândia, onde foi lavrado o flagrante e seria ouvido pelo delegado plantonista. O mesmo será conduzido para a penitenciária da Capital nos próximos dias.

Briga acaba com um esfaqueado


A briga começou por volta das 18:30 horas da noite de terça feira 27, na entrada do Bairro da Lagoa, os agentes José Francisco Nascimento Rodrigues 24, residente no bairro do Saboeiro e Charles Casto da Silva 30, residente no Bairro do Alumínio, faziam ingestão de bebida alcoólica em via pública, quando passou pelo local a vítima Antônio Coelho de Andrade 42, que derramou a bebida e começou uma briga, onde a vítima bateu com um capacete no agente José Francisco, que sacou uma faca e desferiu três facadas contra seu oponente.
Policiais Militares do grupo Águia e da GOE, foram acionados e conseguiram prender os dois agentes, que foram conduzidos para a Delegacia de Flagrante. A vítima foi socorrida pela Samu e levada ao Pronto Socorro, onde recebeu cuidados médicos e ficou internado em observação.

Ladrão é preso ao lado da delegacia de flagrantes


Depois de bater a carteira de um agricultor com dinheiro e todos os documentos, o acusado caminhava normalmente, quando foi cercado próximo a Delegacia de Flagrantes. O agricultor Francisco Jacinto, morador no Ramal 03 da Vila Santa Luzia na Zona Rural de Cruzeiro do Sul, teria sido visto pelo acusado quando pagava uma conta em um bar, com o dinheiro que tinha acabado de receber. Segundo a Polícia, a vítima teve a carteira batida pelo suspeito quando caminhava pela Avenida Mâncio Lima.Populares disseram que o agricultor apresentava sintomas de embriaguês, o que teria dificultado qualquer defesa. Policiais militares do Grupo Águia que atendiam outra ocorrência nas proximidades, foram acionados e realizaram a prisão do acusado Humberto Pereira Melo, 24 anos, morador no Bairro São Salvador na periferia de Cruzeiro do Sul. Ele estava sendo seguido pelos policiais que realizaram a prisão quase na frente da Delegacia de Flagrantes.
www.tribunadojurua.com - Adelcimar Carvalho