Binho Marques apresenta ações de mandato para equipe de transição

Encontro contribui para identificar avanços e desafios para os próximos quatro anos de mandato do governador eleito Tião Viana

transi_binho
Levantamento será importante para sucesso da administração de Tião Viana (Foto: Sérgio Vale)
Começou neste fim de semana o repasse de dados sobre a situação do estado para a equipe de transição. Números, relatórios, informações precisas e programas foram detalhados por uma equipe comandada pelo governador Binho Marques, que abriu a apresentação com uma explanação sobre o que norteou o seu governo nos últimos quatro anos.

De acordo com ele, a prioridade desde o início foi a descentralização e o empoderamento das comunidades. Ao longo de sua gestão, foram realizados cinco fóruns de secretários, o que permitiu a construção e o afunilamento das relações com toda sociedade acreana.

Os indicadores do estado foram reunidos em cinco grandes áreas: economia sustentável; saúde, educação e segurança pública; desenvolvimento social; infraestrutura e desenvolvimento urbano e gestão pública.

No apanhado feito pelo governador Binho Marques, também foi ressaltado que o trabalho de sua gestão sempre foi pautado pela equidade, para garantir os serviços básicos para todos e que a ideia desde o primeiro dia de sua gestão foi fazer cada dia de trabalho valer por dois. "O governo teve projeto, teve foco e recursos", afirmou.

De janeiro de 2007, quando assumiu o estado, até o final de seu mandato em dezembro deste ano, o volume de investimentos será de R$ 3,5 bilhões. As informações que começaram a chegar para a equipe de transição facilitam a mudança de governo, apresentam situações positivas e também os próximos desafios a serem enfrentados pelo governador eleito Tião Viana.

A primeira grande área que recebeu a atenção dos técnicos e assessores que trabalham nas equipes de transição e de planejamento do novo governo foi a de desenvolvimento sustentável. O trabalho de coordenação e apresentação foi feito pelo secretário de governo Fábio Vaz, com o auxílio do secretário de agricultura e pecuária, Mauro Ribeiro e secretário de meio ambiente Eufran Amaral.

As principais estratégias, resultados e projetos prioritários foram apresentados. Além, de uma avaliação qualitativa das ações que compõem os eixos estratégicos desta área, como o ordenamento territorial do estado que contempla a divisão das zonas de atendimento prioritário - ZAP - e zona de atendimento especial - ZED - e regularização fundiária.

Assim como a Política de Valorização do ativo ambiental; inclusão social; parcerias público privado e comunitário e desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis. Ao longo deste sábado, ainda foram abordados os principais investimentos nas áreas de gestão e infraestrutura.

Briga generalizada termina em tragédia em Brasiléia

briga_morte_brasileiaFoto: Alexandre Lima

Vítima foi esfaqueada e não ressistiu ao ferimentos, morrendo no local.

Uma briga generalizada na parte alta da cidade de Brasiléia, acabou em tragédia na noite deste domingo, dia 7, por volta das 23h40. Os envolvidos e principais acusados de ter assassinado Carlito Rodrigues de Oliveira (41), foram presos minutos após o ocorrido.

Segundo foi apurado, Gilgleison Silva Costa (22) o ‘Branco’ e Franley Barreto Dalle (19) vulgo ‘Wolverine’, estavam na companhia de duas mulheres curtindo na noite quando iniciou uma confusão com outro rapaz.

Nesse período, Branco foi até sua casa e se armou com uma faca e voltou para o local, mas, a polícia militar já estaria no local onde dispensou quase todo mundo. Ao saírem para atender outra ocorrência, em poucos minutos começou tudo de novo.

Foi quando Franley, que é irmão de Leônidas Lopes de Oliveira, vulgo “Didi”, que se encontra na Penal por homicídio, crime ocorrido dia 17 de outubro passado quando matou um jovem com quatro facadas pelas costas e estava junto, foi atingido com soco no rosto.

Com o nariz quebrado e sangrando, Franley e Branco atingiram a perna do rapaz com um golpe de faca. Foi quando Carlito que passava pelo local, resolveu que deveria interferir e se meteu na briga.

Para seu azar, foi atingido mortalmente por duas vezes no peito esquerdo caindo na rua. Os acusados assumiram a culpa após serem abordados pelos policiais militares que novamente foram acionados no local.

Branco também estava no local do crime ocorrido em outubro e juntamente com Franley, seriam ouvidos pelo delegado plantonista que iria lavrar o flagrante. Nas próximas horas, serão transferidos para a Penitenciária Estadual na Capital, ficando à disposição da Justiça.

Ministério da Educação terá 10 dias para anular prova do Enem, diz DPU


A Defensoria Pública da União (DPU) informou nesta segunda-feira (8) que o Ministério da Educação (MEC) terá 10 dias para decidir se vai anular apenas a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada no último sábado (6). Para a DPU, não há necessidade de anular a prova aplicada neste domingo (7) porque não foram verificadas irregularidadesCaso a decisão não seja tomada neste prazo a DPU vai entrar com uma ação coletiva na Justiça Federal pedindo a anulação e a marcação de uma nova data.
Nesta segunda, a DPU também informou que vai encaminhar ao MEC uma recomendação para anulação do exame. Essa recomendação é feita para evitar que o caso seja levado a Justiça.
O defensor público federal, Ricardo Emílio Salviano, disse que a falha na impressão dos cabeçalhos dos gabaritos da prova de sábado feriram o “princípio da isonomia” entre os candidatos. Segundo Salviano, em alguns locais de prova foi verificada que a comunicação dos candidatos se deu após uma hora do início da prova. Para a DPU, isso fez com que alguns candidatos já tivessem respondido de forma errada.

49,2 mil concorrem a 80 vagas no concurso da Abin

O Cespe/UnB divulgou a concorrência do concurso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para 80 vagas, sendo 50 para cargos de nível superior e 30 para cargos de nível médio - 5% das vagas são reservadas para deficientes. No total estão inscritos no concurso 49.275 candidatos - média geral de 615,94 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas no dia 14 de novembro - veja aqui os locais de exame.
Os cargos com maior número de candidatos/vaga são de oficial técnico de inteligência, área de educação física (nível superior), com 1.516 candidatos por vaga; agente técnico de inteligência, área de administração (nível médio), 1.381,62 candidatos por vaga, e de oficial técnico de inteligência, área de pedagogia (nível superior), com 1.114 candidatos por vaga - clique aqui para ver a relação completa da concorrência.
Confira lista de concursos e oportunidades
O concurso terá provas objetivas e discursivas, que serão aplicadas no Distrito Federal e nas 26 capitais estaduais, às 14h, com cinco horas de duração. Haverá também investigação social e funcional e avaliação médica. Os aprovados farão Curso de Formação em Inteligência na Escola de Inteligência da Abin, em Brasília. Serão 250 horas/aula.

Moradores de Acrelândia invadem Câmara e promovem ‘quebra-quebra’

Populares queriam a cassação de prefeito acusado de matar vereador Pinté

pfotos_sessao
Manifestantes do lado de fora já estavam exaltados antes de começar a sessão (Foto: Adriano Mendes/TV Gazeta)
Alguns moradores de Acrelândia (80 quilômetros de Rio Branco) depredaram a Câmara de Vereadores, depois que o presidente da Mesa Diretora, Agrecino Souza (PT) resolveu encerrar a sessão antes do previsto, nesta sexta-feira, 5.

Na pauta estava o pedido de cassação do prefeito Carlinhos Araújo (PSDB), que está preso sob acusação de mandar matar o ex-presidente da Câmara, Fernando da Costa, o Pinté, no dia 1º de maio deste ano.

A sociedade civil organizada havia impetrado requerimento na Câmara, pedindo o afastamento de Carlinhos por 90 dias e sem ônus. Além de acusação de assassinato, o prefeito foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Acre, por desvios de verbas do Fundo Nacional da Educação Básica.

Ainda na leitura do requerimento, o clima começou a esquentar entre os presentes. As coisas foram piorando, quando começaram o pequeno e o grande expediente. Neste ponto, alguns parlamentares começaram se manifestar favorável ao afastamento do prefeito.

Os vereadores Jerson Mota (PT) , Djalma Oliveira (PP) , Gildésio Villas Boas (PSDB) , Jovino Caetano (PP) e Humbertino Moura (PMN) se manifestaram a favor do afastamento, conclamando a Casa a votarem por esta medida.

Mas, Agrecino Souza (PT), ao afirmar que a Câmara não “tem poderes para cassar e muito menos para afastar Carlinhos”, pediu mais uma semana para analisar a legalidade do afastamento.

Foi neste momento que populares, entres eles estudantes, passaram a vaiá-lo, o que é proibido pelo regimento interno. Indignado com o comportamento, o vereador resolveu encerrar a sessão, causando uma revolta generalizada.

Populares partiram pra cima do presidente, mas foram contidos pela polícia. Os ânimos se exaltaram e populares quebraram a vidraça da porta da Câmara. O quebra-quebra só não foi maior porque a polícia chegou a tempo e impediu.

Os demais vereadores também se revoltaram com a atitude tomada pelo presidente de encerrar a sessão subitamente.

"Isso é uma falta de respeito com a população. É uma vergonha para esta casa", declarou vereador Humbertino Moura.

Enquanto o povo protestava em frente à Câmara, o presidente saiu escoltado pela polícia, pois havia um grande risco de ele ser linchado.






Dono de joalheria é assassinado durante assalto

Assaltantes foram presos logo após o crime; empresário foi atingido com um tiro no peito

dsc_9337
Manoel Bernardo foi atingido com um tiro no peito (Foto: Gleyciano Rodrigues)
O empresário Manoel Bernardo Campos Bezerra, 39 anos, conhecido como "Manoelzinho", foi assassinado na manhã desta sábado, 6, durante assalto à Joalheria Central, localizada no Mercado Velho, no Centro da Cidade. De acordo com as primeiras informações, três homens armados invadiram o estabelecimento e anunciaram o assalto.

Logo após recolher vários relógios, jóias e dinheiro, eles saíram atirando. O proprietário da joalheria foi atingido com um tiro no peito e morreu antes mesmo de receber atendimento do Samu.

Os três acusados foram preso por policiais. Um deles ficou ferido na perna durante troca de tiros com a Polícia e foi levado para o Pronto Socorro. No final da manhã deste sábado, 6, a Polícia disse que os acusados são Fernando Henrique Junqueira, 29 anos - acusado de vários assaltos - Luciano de Araújo, 24 anos - preso por tráfico de drogas e roubo. O outro acusado foi identificado apenas como "Burrego".

dsc_9344
Acusados foram presos logo após o assalto
Gleyciano Rodrigues, do site Agazeta.net