Binho Marques apresenta ações de mandato para equipe de transição

Encontro contribui para identificar avanços e desafios para os próximos quatro anos de mandato do governador eleito Tião Viana

transi_binho
Levantamento será importante para sucesso da administração de Tião Viana (Foto: Sérgio Vale)
Começou neste fim de semana o repasse de dados sobre a situação do estado para a equipe de transição. Números, relatórios, informações precisas e programas foram detalhados por uma equipe comandada pelo governador Binho Marques, que abriu a apresentação com uma explanação sobre o que norteou o seu governo nos últimos quatro anos.

De acordo com ele, a prioridade desde o início foi a descentralização e o empoderamento das comunidades. Ao longo de sua gestão, foram realizados cinco fóruns de secretários, o que permitiu a construção e o afunilamento das relações com toda sociedade acreana.

Os indicadores do estado foram reunidos em cinco grandes áreas: economia sustentável; saúde, educação e segurança pública; desenvolvimento social; infraestrutura e desenvolvimento urbano e gestão pública.

No apanhado feito pelo governador Binho Marques, também foi ressaltado que o trabalho de sua gestão sempre foi pautado pela equidade, para garantir os serviços básicos para todos e que a ideia desde o primeiro dia de sua gestão foi fazer cada dia de trabalho valer por dois. "O governo teve projeto, teve foco e recursos", afirmou.

De janeiro de 2007, quando assumiu o estado, até o final de seu mandato em dezembro deste ano, o volume de investimentos será de R$ 3,5 bilhões. As informações que começaram a chegar para a equipe de transição facilitam a mudança de governo, apresentam situações positivas e também os próximos desafios a serem enfrentados pelo governador eleito Tião Viana.

A primeira grande área que recebeu a atenção dos técnicos e assessores que trabalham nas equipes de transição e de planejamento do novo governo foi a de desenvolvimento sustentável. O trabalho de coordenação e apresentação foi feito pelo secretário de governo Fábio Vaz, com o auxílio do secretário de agricultura e pecuária, Mauro Ribeiro e secretário de meio ambiente Eufran Amaral.

As principais estratégias, resultados e projetos prioritários foram apresentados. Além, de uma avaliação qualitativa das ações que compõem os eixos estratégicos desta área, como o ordenamento territorial do estado que contempla a divisão das zonas de atendimento prioritário - ZAP - e zona de atendimento especial - ZED - e regularização fundiária.

Assim como a Política de Valorização do ativo ambiental; inclusão social; parcerias público privado e comunitário e desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis. Ao longo deste sábado, ainda foram abordados os principais investimentos nas áreas de gestão e infraestrutura.

0 comentários: