Vereador diz que seu irmão foi assassinado no presídio de Sena Madureira


De posse do laudo cadavérico expedido pelo IML acreano, o vereador Biléu do Incra, PR, convocou a imprensa nesta segunda-feira, 21, para denunciar que a morte de seu irmão, Nelson Augusto da Costa, “o Nelson do Lula”, 29, não foi por motivo de overdose como foi divulgado anteriormente, e sim por traumatismo craniano.

O vereador acredita que Nelson foi espancado e morreu em conseqüência de pancadas na cabeça. “Meu irmão foi assassinado”, disseComo aconteceu
Nelson Augusto deu entrada no Pronto Socorro do hospital de Sena no início da noite de sexta-feira, 18, sangrando muito pela boca, desacordado e apresentando paradas cardíacas. Cerca de 6 horas depois, morreu. Inicialmente, os médicos disseram que a causa da morte teria sido overdose, mas um legista do IML escreveu no atestado de óbito que Nelson foi vítima de um coágulo na cabeça, ocasionado por traumatismo craniano.
A partir daí a família da vítima levantou suspeita sobre o poderia ter causado a morte e, ainda no velório, cogitava-se a possibilidade de espancamento.
Segundo a direção do presídio, a vítima foi encontrada sozinha, após o expediente da empresa onde estava autorizado a trabalhar fora do presídio Evaristo de Morais. “Encontramos o rapaz despido e com sintomas de alucinação correndo dentro do cercado da obra”, disse um PM que não quis se identificar.

A polícia aguarda o exame detalhado da morte que deve ficar pronto em 5 dias para dar seqüência ao inquérito policial que investiga o caso.

"Meus sentimentos a seu respeito não mudaram em nada", diz Hildebrando para Dom Moacyr


Dom Moacyr afirmou que ficou sabendo da morte de "Baiano" logo após o crime, através de um fotógrafo que apresentou fotos da vítima com os braços e as pernas cortadas.
"Recebi a notícia imediatamente. Mas quero dizer que nem tudo está perfeitamente claro na minha mente até hoje. Sei que o corpo foi jogado ali próximo à TV Gazeta, mas não cheguei a conversar com testemunhas do crime. Apenas ouvi comentários que o autor do crime tinha sido o Hildebrando. Um delegado me disse que ele foi assassinado em uma serraria no Aeroporto Velho'", revelou.Dom Moacyr disse ainda que durante muito tempo recebeu pessoas que relatavam fatos afirmando que o Hildebrando Pascoal tinha cometido vários crimes. "Eram coisas simples, como o não pagamento de contas e outras coisas", disse.Respondendo a questionamentos do Ministério Público, ele afirmou que em uma reunião com autoridades da Justiça acreana, o Hildebrando Pascoal teria arrombado a porta e afirmado que mataria o assassino de seu irmão."Nesse momento o Arquilau de Castro me disse o seguinte: 'Somos reféns de um bandido'. Também tenho certeza que ele agrediu o doutor Queiroz. Falei inclusive com um coronel do exército pedindo providências. Ele me disse que o exército não poderia intervir e que os recrutas usavam armas velhas", revelou.O religioso disse que conversou muito com o desembargador Gercino Filho e que o mesmo teria relatado que "vivia apreensivo". Dom Moacyr também disse que Hildebrando amedrontava toda a imprensa, de modo que os jornalistas tinham medo de divulgar algo contra Pascoal. "Uma jornalista me disse que teria comido uma folha de jornal", assegurou.De acordo com Dom Moacyr vários presos eram liberados do presídio a mando de Hildebrando Pascoal. "Ele disse que tinha raiva de duas pessoas, de mim e do Gercino, mas que não conseguia ter ódio de mim. Ele sempre me respeitou e até nos saudamos. Contra mim não tenho nada a dizer", finalizou.Ao final do depoimento, dom Moacyr levantou e cumprimentou Hildebrando. Sorrindo, o ex-deputado apertou a mão do arcebispo e disse: "Meus sentimentos a seu respeito continuam os mesmos".

'Marina Silva terá empresário de São Paulo como vice', diz presidente do PV


Sem rodeios, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, diz que Roberto Klabin, que também preside a Fundação SOS Mata Atlântica, é o mais cotado Após o enorme impacto causado pela filiação da senadora Marina Silva, para disputar a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, o PV começa a discutir internamente quem poderá formar chapa com a ex-ministra do Meio Ambiente. A inevitável força eleitoral do Estado de São Paulo faz com que o partido pense com carinho na hipótese de ter um empresário paulista como vice de Marina, seguindo o modelo de Lula em 2002, quando escolheu José Alencar (PRB). Sem rodeios, o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, diz que Roberto Klabin, que também preside a Fundação SOS Mata Atlântica, é o mais cotado. Penna também não esconde a grande preocupação com a candidatura de Ciro Gomes à Presidência, que, segundo ele, prejudica o projeto Marina 2010. "Ele não saindo a presidente, nos ajuda muito, porque vão dividir os votos do Nordeste", diz.O presidente nacional da legenda garante que Marina não irá atacar, durante a campanha, a administração petista, da qual fez parte. .

Madrugada de terror: presidiário faz família refém em Sena


Drama dos três reféns começos a meia noite e só terminou por volta das 5 horas da manhã, apos disparos
Uma família do município de Sena Madureira [distante 144 quilômetros da capital Rio Branco] viveu momentos de terror na madrugada deste sábado. Dois adolescentes e o chefe da família foram mantidos reféns pelo presidiário em regime semi-aberto Célio da Silva Cunha de 26 anos.
A ocorrência começou por volta da meia noite quando o presidiário invadiu a casa com uma arma na mão. A policia cercou a casa e conseguiu negociar com o bandido. Antes de se entregar à polícia, às 5:00h da manhã ele ainda efetuou dois disparos dentro da casa mas ninguém saiu ferido.
Depois de preso ele foi encaminhado ao presídio Evaristo de Moraes.

A força e a ousadia do Esquadrão da Morte



A data 30 de Junho de 1996, nunca será esquecida por grande parte dos Acreanos. Foi nesse dia no posto Parati, na avenida Antônio da Rocha Viana, que vai ser o início de uma das mortes mais violentas do Estado e quando o crime organizado vai mostrar a face mais negra do terror. Depois de uma discussão, todos que estavam próximo vão ouvir um tiro. Depois desse momento Rio Branco não será mais a mesma. O tiro atingiu Itamar Pascoal, irmão de Hildebrando Pascoal, o homem mais temido do Estado, apontado como o chefe da organização criminosa chamada esquadrão da morte, um grupo de matadores que reunia policiais civis, militares, traficantes e matadores de aluguel. O homem que atirou: José Hugo Alves, será marcado para morrer a partir deste instante. O motorista dele, o mecânico Agilson Firmino dos Santos, o Baiano, também tem sua sentença decretada.
Fatos
Itamar parou no posto para cobrar Hugo que teria recebido R$ 20 mil para interceder junto a um deputado, a liberdade de um traficante: Gerson Turino. Hugo pegou o dinheiro, mas não fez o serviço. Itamar seria o novo responsável pela negociação e queria o dinheiro. Na discussão ele dá um tapa no rosto de Hugo, que sacou a arma e atirou.
Hugo e Baiano fogem. Sabiam do problema que tinham comprado. Hildebrando aciona Aureliano Pascoal, primo e o comandante da Policia Militar do Acre. Todos os policiais são chamados para as buscas. Até quem estava de folga pega o próprio carro para vasculhar a cidade. Anúncios são colocados nos jornais, na televisão e espalhados pelos muros da cidade. Hildebrando promete recompensar com R$ 50 mil quem desse notícias de Hugo e Baiano.

Trabalhador tem garganta cortada por assaltantes


O trabalhador João Ferreira de Souza, 35 anos, foi atacado por um desconhecido na noite de domingo, 20, que armado com uma faca produziu um corte na garganta de João, quando caminhava em direção a sua residência na Rua Pequena Jessica, Bairro Wanderley Dantas.
A vítima foi socorrida por vizinhos que chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu que conduziu a vitima ao Pronto Socorro de rio Branco.
João contou que foi abordado por um desconhecido que pediu dinheiro e como ele disse que não tinha teve a garganta cortada.