Aberta Semana Estadual de Cultura no Acre


Teatro da Firb/Faao ficou lotado na noite dessa segunda-feira, 5, para a cerimônia de abertura da Semana Estadual de Cultura, numa festa que encantou e instigou todos os presentes a participarem dos debates que irão acontecer nos próximos dias voltados para as políticas públicas culturais do estado.
Acompanhe ao vivo todas as informações e a transmissão da Conferência.
E como não poderia deixar de ser, um evento cultural de tamanho porte teria de contar com uma grande apresentação artística, que aconteceu justamente durante o hino acreano. A canção começou com sua musicalidade clássica, mas depois surpreendeu a todos, passando para o estilo circense, junino, candomblé e indígena, valorizando e demonstrando a diversidade cultural do nosso estado. A noite também contaria com a apresentação musical de Verônica Padrão, que emocionou o público homenageando a cantora argentina Mercedes Sosa.
A mesa de abertura foi composta entre representantes das entidades culturais do Acre, do Ministério da Cultura e o governador em exercício, César Messias. Daniel Zen, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour foi o primeiro a tratar da importância da Semana Estadual de Cultura e dos avanços culturais no estado do Acre nos últimos anos. Zen também contou como grandes investimentos culturais estão sendo realizados, como a Biblioteca de Cruzeiro do Sul, que se propõe a ser um modelo de referência e que está orçada em R$ 1 milhão, além do antigo Casarão, que foi tombado como patrimônio histórico, cuja reforma está avaliada em R$ 300 mil.
Além disso, Daniel Zen colocou como um dos grandes objetivos da Semana Estadual de Cultura: a criação do Fundo Estadual de Cultura, aumentando significativamente os investimentos culturais no estado. Ele também agradeceu aos inúmeros participantes que vieram dos municípios do interior, todos delegados escolhidos nas 22 conferências municipais de cultura durante o mês de setembro.

Morte de brasileiro pode ter sido acerto de contas



A morte do estudante acreano Jeferson Paro, 28 anos, nesta manhã em Santa Cruz de La Sierra ainda é mistério para a polícia boliviana. O jovem foi assassinado com cinco tiros no portão da casa da namorada.
Segundo amigos de faculdade, Jeferson estava na calçada quando cinco homens saíram de um carro branco e efetuaram os disparos. A vítima recebeu dois tiros na cabeça, um na perna e dois no pescoço e morreu no local do crime.
Segundo informações de amigos, o estudante se envolvia facilmente em brigas e teria sido morto por acerto de conta. Os assassinos seriam brasileiros que também moram na Bolívia.
Os amigos também contaram que há meses Jeferson vinha sofrendo ameaças de morte. Há menos de um mês, ele teria sofrido uma tentativa de homicídio quando saía da faculdade. Por sorte o tiro disparado não lhe acertou, mesmo assim, o estudante vinha mantendo uma vida normal.
Familiares, que moram em Rio Branco, já teriam se deslocado para Santa Cruz de La Sierra para providenciar o traslado do corpo. Jeferson Prado deixou um casal de filhos.

Senhas de 10 mil usuários do Hotmail vazam na internet, diz site




Mais de 10 mil senhas do serviço de e-mail Hotmail, da Microsoft, vazaram e foram parar na internet. A informação é do blog especializado Neowin.net e da rede de TV britânica BBC.
As senhas foram publicadas por um internauta, ainda não identificado, no site Pastebin.com, um fórum em que profissionais especializados compartilham informações sobre códigos.
Confira também
Os dados, que já foram removidos, estavam agrupados em uma lista com nomes que iam da letra “A” para a “B”. O site diz que foram afetadas contas dos serviços @hotmail.com, @msn.com e @live.com, principalmente de usuários da Europa. A BBC informa que a lista tinha 10.028 nomes.
A Microsoft disse estar ciente do assunto e que está “investigando a situação