Calor sufoca todas as idades


O forte calor dos últimos dias vem causando mal-estar em diversos acreanos. Em todos os lugares o assunto é o mesmo: O calor está insuportável. Nem o final da novela está repercutindo tanto como o calor dos últimos dias. Esse desconforto natural acaba prejudicando e debilitando a saúde de muitas crianças e idosos, pois os dias quentes acabam favorecendo alguns problemas de saúde como intoxicação alimentar, desidratação e pressão baixa normalmente nos idosos.
Tonturas, vista escura, sudorese e queda de pressão são as atuais queixas do clima para lá de quente na cidade. O Lar dos Vicentinos, casa habitada por 56 idosos, entre 60 e 100 anos de idade, o intenso calor tem deixado os “velhinhos” um pouco mais agitados do que em dias normais. O único recurso para aliviar o calor que não é privilégio para todos no Lar, são pequenos ventiladores em alguns quartos da casa.
Segundo o coordenador do abrigo, Raimundo Borges, a alta temperatura acaba alterando os ânimos dos idosos, pois a sensação de mal-estar tipica do calor, causa ansiedade e desconforto, principalmente na hora de dormir. (A maioria dos idosos passam a maior parte do tempo dormindo). O corpo cansando pelos longos anos de idade, dificilmente suporta um sol de 40 graus Celsius que vem sendo registrado em Rio Branco nos meses de agosto e setembro.
“Apesar da sensação de moleza e mal-estar provocado pelo calor, a nossa equipe de assistência tenta manter uma rotina saudável com os idosos. Induzimos mais banhos durante o dia, e consumo constante de água para não haver desidratação. Infelizmente não temos recursos suficientes para comprar ventiladores para aliviar o calor dos últimos dias, e muitos que aqui vivem, são esquecidos pela família e não contam com a ajuda de ninguém. O calor prejudica, mas a ausência do calor humano é o que reflete maior mal-estar entre os idosos do Lar”, ressalta.
Um dos moradores do Lar dos Vicentinos, Luiz Leal, 68 anos, afirmou que senti de vez enquanto falta de ar, e algumas tonturas, que segundo ele, acredita ser por consequência do forte calor atual. Luiz não está errado, pesquisas comprovam que dificuldade de respirar, sonolência, vista escura, desmaios e outras indisposições como queda de pressão são sintomas relativos aos períodos quentes.Como Evitar ou se proteger do mal-estar provocado pelo calor - Ingerir pelo mesmo um litro de líquido por dia. O ideal é que se ingira de um litro e meio a dois litros por dia para evitar a desidratação e também contra a formação de cálculos renais.
Usar roupas leves e claras, principalmente em crianças e idosos. (Roupa branca reflete os raios solares), além do uso frequente do protetor solar.Consumir bastante frutas e verduras no período - Evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão. E claro, evitar bebidas alcoólicas ou com cafeínas.. Essas bebidas agem como diuréticos, que fazem o corpo perder líquidos.

0 comentários: