Polícia Federal proíbe agentes de usar armas

agentes_sem_armas O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap/AC) entrou com mandado de segurança coletivo contra a Superintendência da Polícia Federal do Acre na quarta-feira, 20. De acordo com o tesoureiro do Sindap, Marcos Santos, o impasse entre Polícia Federal e agentes penitenciários teve início depois que os bancos começaram a proibir que os carcerários entrassem nas agências bancárias utilizando armas, mesmo após o porte de armas para a categoria ter sido liberado.

“Quando os bancos começaram a restringir a entrada dos agentes portando armas, o Adriano Marques, presidente do sindicato, acionou o superintendente da Polícia Federal, mas ele disse que isso não era de competência dele, mas sim da Polícia Civil”, detalhou Marcos.

O representante do Sindap ressalta que embora o superintendente da PF tenha declarado que a liberação para adentrar em agências bancárias com armas seja da Polícia Civil, quem regula a segurança em bancos é Polícia Federal.

No blog dos agentes penitenciários há a cópia de um documento publicada no dia 13 de outubro, na qual consta que o superintendente da Polícia Federal determinou que “os agentes penitenciários devem ser presos em flagrante delito por portarem armas de fogo (de propriedade particular ou institucional) fora do serviço”.

Segundo a assessora jurídica do Sindap, Manoelle Vasques Torres, o mandado de segurança surgiu após essa determinação e agora os agentes aguardam a decisão da Justiça para que possam andar portando suas armas, sem que sejam presos. (Nayanne Santana)

Outro lado

Ao ser informado sobre a ação do Sindap, o porta voz da Polícia Federal no Acre informou que a instituição é democrática e respeita as demais instituições do país. Segundo o porta voz, a superintendência foi informada sobre a ação do Sindicato dos Agentes Penitenciários e que vai aguardar a decisão da Justiça para se pronunciar sobre o caso.

0 comentários: