Avião cai em Rio Branco no Acre .


aviao_queda
Comandante e co-piloto passam bem; avião desceu em ramal depois que a tripulação relatou pane no motor

Aeronave da Rima Táxi Aéreo em foto da companhia; avião desceu em ramal próximo a uma das cabeceiras da pista do aeroporto de Rio Branco (Foto: Rima Táxi Aéreo)Um avião Cessna Caravan fez um pouso forçado a 10 quilômetros do aeroporto de Rio Branco, por volta das 14 horas desta sexta-feira, 21.

A aeronave, turboélice, pertence à empresa Rio Madeira - Rima Aerotáxi, com sede em Lábrea, no Amazonas, e havia decolado de Tarauacá (450 quilômetros de Rio Branco) transportando apenas carga.

O helicóptero do Governo do Estado fez o resgate do co-piloto, que ao contrário do que fora informado anteriormente, passa bem. O comandante, até agora identificado apenas pelo primeiro nome, Cairo, foi socorrido por terra, por uma equipe do Samu e informou que a aeronave sofreu uma pane no motor, quando já estavam em procedimento de pouso no aeroporto de Rio Branco.

Eles utilizaram um ramal nas proximidades para suavizar a emergência. Segundo as últimas informações, a queda não teria ocorrido de forma brusca por conta da "grande razão de planeio da aeronave", informou um aeronauta que foi ao local do acidente. Ele quis dizer que o tipo de aeronave tem asas muito eficientes em caso de pane e pode suavizar a aproximação com o solo em um voo planado. Os pilotos optaram por um ramal das redondezas.

"Eles estão apenas em estado de choque", disse um dos socorristas do Samu.

No dia 29 de outubro de 2009, um avião do mesmo modelo, pertencente à Força Aérea Brasileira, caiu próximo de Cruzeiro do Sul a caminho de Tabatinga, dentro do igarapé Iacurapá, após decolar da cidade acreana de Cruzeiro do Sul (640 quilômetros de Rio Branco), ferindo seis pessoas e matando outras duas. Na ocasião, uma pane no motor também causou o acidente.

Na quarta-feira, 19, um Embraer-721 Sertanejo, de pequeno porte, também fez um pouso forçado em uma praia próxima ao município de Eirunepé, no sul do Amazonas. A aeronave havia saído de Rio Branco, feito escala em Manuel Urbano e seguido para Eirunepé, quando sofreu pane no motor.

0 comentários: