Governo e Prefeitura reafirmam compromisso de melhorar sistema de saúde de Rio Branco

Tião Viana e Eduardo Farias se reuniram para avaliar avanços e desafios na rede de atendimento da capital

foto_sergio_vale_12Tião Viana e Eduardo Farias se reuniram para avaliar avanços e desafios na rede de atendimento da capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)O prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias, e o governador Tião Viana estiveram reunidos nesta sexta-feira, 21, para avaliar os avanço e desafios dos investimentos feitos para tornar o sistema municipal de saúde um serviço eficiente e de qualidade à população da capital.

Desde o início do ano, três centros de saúde (Hidalgo de Lima, Eduardo Assmar e São Francisco) passaram a funcionar das 7 às 20 horas, com quatro clínicos, um pediatra e um ginecologista, que fazem atendimento por demanda livre, sem necessidade de fichas. A ação foi possível depois que o governador Tião Viana garantiu a contratação de novos médicos para serem cedidos ao sistema municipal de saúde.

A iniciativa deu certo e já mostra resultados. Se antes um paciente levava até quinze dias para conseguir uma consulta e mais quarenta dias para um exame, hoje ele consegue fazer todo esse atendimento de uma forma muito mais rápida - dependendo da demanda, em até um dia. “Nós já percebemos que existe uma satisfação da população. Agora, o desafio é ampliar esse modelo, descobrir como garantir o atendimento de forma padrão em todos os centros e alcançar o nosso objetivo de levar uma saúde de qualidade para todos”, afirmou Eduardo Farias.

“Tenho confiança de que vamos superar as dificuldades com muito trabalho. Contamos com os avanços da gestão dos governadores Jorge Viana e Binho Marques, que trabalharam de forma intensa e comprometida com a estruturação do setor. Estamos prontos para dar passos decisivos na meta de melhorar o atendimento de saúde no Acre”, avaliou Tião Viana. “O Ministério da Saúde é um parceiro fundamental nessa missão e o Ministro Alexandre Padilha já garantiu o apoio necessário.”

Tanto para o governador como para o prefeito, o modelo que está sendo desenhado no Acre pode servir de referência para outros Estados. “Reafirmamos aqui nosso compromisso de, junto com o governo do Estado, trabalhar na reconstrução e redesenho da rede municipal em conjunto com a rede estadual, para que a gente consiga dar resposta a essa demanda reprimida que existe na rede de saúde de Rio Branco. Estamos em busca de um modelo próprio, que esteja adequado às condições socioculturais do nosso povo e possa servir de referência para outros Estados brasileiros”, concluiu Eduardo Farias.

0 comentários: