Romeiros, de todas as camadas sociais nos festejos de São Sebastião

Dentre muitas autoridades presente o governador Tião e o senador Jorge Viana além da partição do Padre Antônio Maria

Nem chuva afasta romeiros da festa de São Sebastião. Eram três da tarde quando uma chuva torrencial caiu sobre o município de Xapuri, distante de Rio Branco cerca de 180 quilometros. Seria um dia normal, sõ que era a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião. Nesse momento, iniciava-se a missa que antecedia a famosa procissão, realizada há 108 anos.
Presentes ao ato de fé estavam uma multidão de fiéis que se aglomeravam dentro e fora da Igreja, além de diversas autoridades, que todos os anos participam da festa, como o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana. Muitos dos que participavam da procissão pagavam promessas feitas a São Sebastião.
É o caso de dona Andrelina Rosa dos Santos. Aos 80 anos e moradora do próprio município, ela participa há mais de 30 anos do ato de fé. Este ano ela não pagava nenhuma, mas lembra que há alguns anos pegou uma forte reumatismo e os médicos disseram na época que dificilmente ela ficaria curada. Recorreu então ao Santo e prometeu que se ficasse curada percorreria todos os anos a procissão descalça.
O caso de dona Andrelina não é único. Sua filha, Maria Iracélia Rosa dos Santos também participa da festa de São Sebastião desde criança. Ela lembra que pegou uma osteoporose (doença que atinge os ossos) e recorreu a São Sebastião. “A doença estava avançada, mas graças a nossa fé ficamos curada”, afirma.
São muitos os casos de pessoas que conseguiram algum tipo de graça. Dona Iedes Melo, moradora de Capixaba, tinha dois filhos doentes, sendo um da coluna. Assim como os demais casos, os médicos não conseguiam uma cura. Foi então que uma conhecida fez uma promessa ao Santo e eles ficaram curados. “Ela não pôde vir, mas gostei e se puder voltarei todos os anos para participar da festa”, diz ela.
Os fiéis percorreram as principais ruas do centro de Xapuri rezando um terço e depois presenciaram um show do padre Antônio Maria, que veio ao Acre pela primeira vez participar e dar a sua palavra aos presentes.
São Sebastião em outras localidades
Profissão de São Sebastião, nas cidades de Rodrigues Alves, Taumauturgo, Sena Madureira, Epitáciolandia, Rio Branco e muitas localidades do estado como no seringal Novo Andirá, localizado as margens do rio acre, comunidade que pertence a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Porto Acre.

0 comentários: