O uso de anabolizantes para aumentar a forma física é um artifício usado por pessoas de todas as idades, com riscos ainda maiores para quem está na adolescência. Nas meninas, a substância pode causar o aparecimento de características masculinas, como quedas de cabelos, o surgimento de mais pêlos no corpo e voz mais grossa.
na Grande São Paulo, acredita que o uso da substância pode ser responsável pela morte da garota. Segundo os amigos, ela era muito vaidosa e preocupada com a forma física.Além de impactos no crescimento, o uso do produto pode acarretar também alterações de comportamento e até arritmia cardíaca.
De acordo com o educador físico Daniel Paulino, pesquisador do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por estar em fase de crescimento, com grande quantidade natural de hormônios no corpo, os adolescentes estão mais suscetíveis aos efeitos das drogas usadas para o aumento de músculos.
“Eles já têm uma grande quantidade de hormônios no corpo e colocam ainda mais, geralmente uma dose dez vezes maior do que a recomendada para tratamento médico”, explicou Paulino. “Isso pode acelerar o fechamento dos ossos, entre as mãos e os braços, acabando com o crescimento. São mudanças que ficam para toda a vida”.
Além das características físicas – as mais visíveis são a voz grossa e os pelos nas meninas e o desenvolvimento de mamas nos meninos – o psicológico também é afetado. As alterações no comportamento podem variar de agressividade a transtorno bipolar. Segundo o pesquisador, as mudanças no comportamento podem ser notadas de maneira quase imediata após o início do consumo. Os efeitos no corpo variam de acordo com o tipo da droga, a quantidade e a idade da pessoa. Paulino também ressalta que o uso desse tipo de droga é sazonal, e aumenta com a proximidade do verão. “Quanto mais perto do calor, mais as pessoas usam. E elas o fazem para alcançar um ideal de beleza, o que nem todos conseguem.”
Coração
O coração também pode ser afetado. “Esse tipo de droga muda a fisiologia do coração, pode fazer com que ele fique com o ritmo alterado e levar a um infarto, uma parada cardiorrespiratória. A convulsão também pode ocorrer com o uso constante”, afirmou Paulino. O problema é ainda maior porque como os anabolizantes são proibidos para esse tipo de consumo, os usuários correm o risco de comprar drogas falsificadas. “Como ele compra no mercado negro, pode ser que tenha outra substância na ampola, a droga pode ser falsa, o que é pior ainda”, explicou. Segundo ele, as drogas podem ser utilizadas apenas em casos de tratamento médico com recomendação e acompanhamento. Algumas aplicações conhecidas são em pessoas que têm baixa produção de testosterona ou no combate à osteosporose.
Em entrevista ao SPTV, o endocrinologista do Hospital Albert Einstein Ricardo Botticini Peres ressaltou os efeitos causados no coração. “Ele [o anabolizante] aumenta a massa muscular. O músculo cardíaco aumenta, e parece que esse aumento rápido do músculo leva a um desbalanço e não dá tempo de adaptar”, explicou. “A testosterona em excesso aumenta a formação de coágulos na corrente sanguinea, que entope os vasos.”
Alerta
Para o pesquisador, o uso de anabolizantes por mulheres ainda é subestimado. “Em geral, elas não admitem o uso desse tipo de substância. Quase sempre os números mostram mais homens do que mulheres, mas talvez elas tenham vergonha de falar”. E ele alerta os adolescentes que pensam em aderir a suas supostas facilidades. “Quem está pensando nisso, pode esquecer. É muito perigoso, não tem quantidade segura, cada um responde de uma maneira”, afirmou Paulino. “Se o adolescente treinar corretamente com acompanhamento, fazer uma alimentação boa, ele vai conseguir se desenvolver. Ele pode aproveitar os próprios hormônios em seu corpo para isso.”
0 comentários:
Postar um comentário