Policia prende 3 acusados de matar vereador em Acrelândia

Policia prende 3 acusados de matar vereador em Acrelândia
A cúpula de segurança pública apresentou dois dos acusados pela morte do vereador Pinté, o terceiro homem está numa cela na cidade de Plácido de Castro. Já o principal pistoleiro ainda não foi localizado.
Cerca de 20 anos depois do surgimento do esquadrão da morte no Acre, - um dos maiores grupos de extermínio estadual -, pistoleiros continuam agindo a mando de grupos políticos e empresários interessados em esconder ações suspeitas em órgãos públicos.
Hildebrando Pascoal, ex-deputado federal e coronel da Policia Militar do Acre, continua preso até hoje. Ele foi condenado pela justiça por comandar um grupo de exterminio. O esquadrão da morte parece ter sido desfeito, mas outros vão surgindo demonstrando que o crime aos poucos se reorganiza e ganha forças.
Agora a policia descobriu que pistoleiros teriam sido contratados para matar o vereador Fernando José da Costa, o Pinte (PP). Pelo menos é o que indica as investigações iniciais.
De acordo com o inquérito preliminar com cerca de quase 200 páginas, o vereador foi executado com seis tiros de um revólver calibre 38, na porta de sua casa, em maio deste ano.
O primeiro suspeito de ter executado o político seria José Antônio da Silva, mais conhecido com “Zezão”.
De acordo com as informações da policia, “Zezão” é pistoleiro profissional, e teria recebido cerca de R$ 6 mil reais para matar o vereador que investigava numa CPI da Câmara de Vereadores os desmando na prefeitura de Acrelândia (117 km de Rio Branco/AC), administrada por Carlinhos César (PP). “Zezão”’agora é um pistoleiro foragido.
A policia ainda não revelou quem encomendou a morte de Pinté, mas suspeitas existem e ainda não foram reveladas para proteger as investigações. A garantia policial é de que o crime continuará sendo apurado, até descobrir os interessados em pagar pela morte, e prende-los.
Segundo a cúpula da segurança, outras três pessoas estão presas acusadas de participação no mesmo crime. Ambos foram apresentados para a imprensa. Éder de Arruda (na foto) foi capturado em sua casa de posse de um revólver, 38, que seria o mesmo utilizado na execução do vereador.
Também foi preso Francisco de Assis (foto), segundo a policia ele teria seguido o vereador a cada dia, para definir como a morte deveria ocorrer.
Na cidade de Plácido de Castro, Jonata Alves da Silva foi preso acusado de está acompanhando o principal pistoleiro [Zezão] no momento do crime. Jonata permanece protegido pela policia numa cela em Plácido.
Os presos foram apresentados por volta das 16h desta segunda-feira, 31, na delegacia da cidade de Acrelândia. Estavam na coletiva a delegada Juliana de Angelis, o Secretário de Policia Civil, Ermilson Farias e a promotora de justiça do município, Maria de Fátima Teixeira.
Francisco Costa - redação, ac24horas

0 comentários: