Fuso anterior do Acre só deve voltar em fevereiro

TSE está de recesso e só deve encaminhar parecer ao Congresso ao final de janeiro

Passadas as comemorações de Natal e de Ano Novo, os acreanos agora esperam pela entrada em vigor do fuso horário oficial do Estado. O horário só deve entrar em vigor em fevereiro deste ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sair do recesso e encaminhar a decisão ao Congresso Nacional.

No segundo turno das Eleições 2010, os acreanos puderam decidir se queriam continuar com o horário alterado em uma hora ou se gostariam que fosse mantido o horário anterior, de duas horas a menos em relação ao horário do Distrito Federal.

À TV Gazeta, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), autor do projeto que originou o referendo, afirmou que o senador José Sarney, presidente do Senado Federal, aguarda o encaminhamento do TSE ao Congresso.

“Não posso fazer nada até ser comunicado pelo TSE”, disse Sarney à Flaviano Melo. Isso só deve acontecer em fevereiro, em razão do recesso no TSE e no Senado.

A pergunta feita aos eleitores foi: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?"

Como resultado, 56,87% dos eleitores votaram pelo “NÃO”, o equivalente a 184.478 votos. O “SIM” obteve 43,13%, correspondente a 139.891 votos. O número de votos brancos foi de 0,37%, (1.241 votos). Outros 10.311 eleitores votaram nulo, representando 3,07% do total, com uma abstenção de 28,61%.

0 comentários: