Expojuruá vai consolidar integração Cruzeiro-Pucalpa, diz Gladson.


O deputado Gladson Cameli antecipou ontem, de Rio Branco, que a Expojuruá, a ser realizada de 28 a 30 de agosto em Cruzeiro do Sul, vai consolidar a integração do vale do Juruá com o Departamento de Uacaially, no Peru. Resultado de um esforço da bancada federal,o aeroporto de Cruzeiro vai retomar sua categoria internacional para receber dois vôos,dias 26 e 27,de Pucalpa ,no Peru,com 24 toneladas de hortifrutigranjeiros do país vizinho a serem comercializados durante o evento.
Segundo o deputado, a contrapartida se dará pela exportação de carne brasileira para Pucalpa, num pacote de intercâmbio comercial que deverá incluir outras mercadorias de interesse das duas regiões. Num primeiro momento,a idéia é que os vôos de troca de mercadoria se realize toda sexta-feira num total de 96 toneladas de produto.A expectativa é que os vôos se tornem diários com o incremento de um intercâmbio mais diversificado e benéfico tanto para Cruzeiro quanto para Pucalpa.
O parlamentar informou ainda que já está celebrado acordo entre Infraero e Governo do Estado para a construção de um novo terminal de cargas no aeroporto de Cruzeiro do Sul. A nova estrutura aeroportuária,de acordo com Gladson,vai ser a base de apoio para a consolidação do intercâmbio comercial via aérea. Na realidade, será o primeiro passo para estruturação definitiva de uma relação comercial e econômica que vai sedimentar a futura ligação rodoviária que deverá ligar a BR 364 com a chamada “Carreterra”, uma auto-estrada existente no Peru que liga Pucalpa a capital peruana, Lima, na costa pacífica.
Com a implementação do intercâmbio, o Juruá passa a ter um aliado comercial de peso-o departamento de Ucaially, o equivalente a um estado brasileiro- com a proximidade geográfica adequada e a diversidade de produtos desejada. Para Gladson , será a oportunidade da região se desenvolver e implementar a troca além do âmbito comercial,como implantação de um turismo recíproco e o conhecimento mútuo das culturas de ambos os países.”O intercâmbio Cruzeiro-Pucalpa vai ser um divisor de águas para o Juruá e a chance da região sedimentar sua economia”,resumiu o deputado.

0 comentários: