Universidade boliviana de medicina terá sede em Cobija


A universidade Técnica Privada Cosmos “UNITEPC”, com sede em várias cidades da Bolívia estará inaugurando no início de 2010 na capital de Pando, Cobija, vizinha das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre, oferecendo cursos em várias áreas de saúde, ciências sociais e engenharia.
A coordenadora da Universidade, Jimena Fernandez, esteve visitando a fronteira com o intuito de organizar escritório para a futura sede. A Unitepc já vem atuando na Bolívia há 16 anos com sede principal na cidade de Cochabamba e sub-sedes em Porto Soares, Santa Cruz, La Paz e El Alto, além de convênios com outras instituição em vários países da América do sul.
Segundo Jimena, já estão com autorização do Ministério da Saúde para poderem instalar a universidade em Cobija. Estarão iniciando com faculdade de saúde; medicina, fisioterapia, veterinária e enfermaria. Ciências sociais; direito e comunicação social. Engenharia; Engenharia em sistemas, som e eletrônica.
Segundo a acadêmica que já está no penúltimo ano da área de medicina, Cristina Galvão, essa iniciativa será uma boa opção para os acreanos que procuram outras universidades além das oferecidas no Estado do Acre. Com a instalação na cidade de Cobija, irá amenizar principalmente nos custos onde será economizado cerca de 70% do que é gasto em estados do Brasil.
Para o vereador Everaldo Gomes (PMDB) que estava acompanhando a coordenadora na cidade de Brasiléia e tem uma filha estudando na cidade de Cochabamba, vê com otimismo a instalação de uma universidade de grande porte na fronteira, principalmente no desenvolvimento e investimentos que será realizado nas cidades envolvidas.
Segundo a coordenadora, estão estudando a possibilidade de formar grupos de estudantes que já estão em períodos adiantados em cidades da Bolívia que queiram vir para a fronteira acompanhados de professores e continuar próximos de seus familiares e principalmente de seu País.
Em breve, a Universidade estará divulgando notas para tirar dúvidas e meios de contado para os futuros acadêmicos. A notícia da instalação na fronteira, despertou interesse em vários setores nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e na capital de Pando, Cobija.

0 comentários: