Parlamentares da base governista garantiram duas vagas para a oposição na composição da Mesa
Uma construção plural e consciente. Assim os deputados da base governista chegaram a um consenso sobre a mesa diretora que vai presidir os trabalhos na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) pelos próximos quatro anos. E foi com esse olhar democrático que os parlamentares visitaram o governador Tião Viana na manhã desta sexta-feira, 28, para apresentar a composição que vai apoiar o chefe do Executivo.
O deputado Elson Santiago assume a presidência da Aleac na próxima terça-feira, 1 de fevereiro. A vice-presidência fica com Helder Paiva. Ney Amorim, Luiz Tchê e Lira Morais ocupam as três primeiras-secretarias. A segunda-vice-presidência e a quarta-secretaria foram disponibilizadas para a oposição, que deverá discutir os nomes para ocupar os cargos.
“Esse é o resultado das negociações que fizemos. Com a saída do deputado Edvaldo Magalhães do parlamento, precisamos indicar um novo presidente e novos nomes para o restante da mesa diretora. Também viemos trazer ao governador a decisão, que foi consenso na Frente Popular, de deixar duas vagas nesta composição para o bancada de oposição”, explicou o líder do governo na Assembleia, deputado Moisés Diniz.
O ano legislativo ainda não começou, mas o deputado iniciante Lira Morais já começou a sentir o tamanho da responsabilidade de um deputado: “Estou bastante empolgado. Os trabalhos se iniciam na terça-feira e a parceria forte entre a Aleac e o governo do Estado me deixa confiante em poder fazer um bom trabalho. Os acreanos esperam por respostas, por um retorno, e isso vem em forma de trabalho”, disse.
O deputado Edvaldo Magalhães se despede da presidência da Aleac com a certeza do dever cumprido e a serenidade de quem fez um bom trabalho. “Ao longo desses anos procuramos construir os processos sempre de forma plural e fico feliz ao ver que mais uma vez a escolha da mesa diretora se deu dessa forma, considerando a governabilidade do poder e a pluralidade que dialoga com todos os setores da sociedade”, comentou.
Para o governador Tião Viana, a composição da mesa diretora demonstrou que os parlamentares têm a autonomia e a ação política de que precisam para construir uma composição plural. Tião também falou sobre a parceria entre o governo e a Aleac: “Estamos juntos nessa caminhada, desde que ela seja ética e que o parlamento esteja a serviço da comunidade, como deve ser, e respeite as obrigações do governo com a população. Dessa forma, todos saem ganhando”, disse o governador.
0 comentários:
Postar um comentário