Sul-africano se casa com quatro mulheres na mesma cerimônia




O empresário sul-africano Milton Mbele, de 44 anos, de etnia zulu, casou-se com quatro mulheres - Thobile Vilakazi, Zenele Langa, Baqunisile Mdlolo e Smangele Cele -na mesma cerimônia, neste fim de semana. No total, ele pagou 33 vacas em 'ilobolo' - palavra que designa a quantia desembolsada por noivas.A cerimônia ocorreu na vila de Ntlane, na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul. A poligamia é comum e permitida em partes da província, mas apenas a primeira esposa é reconhecida legalmente. Geralmente, os casamentos não ocorrem no mesmo dia.

Ex presidiário matar ancião com 103 golpes de facão




, o ex-presidiário Manoel Alves de Freitas, vulgo "Raimundão" de 34 anos, em liberdade a apenas dois dias, após cumprir pena por tentativa de homicídio, matou com requintes de crueldade Francisco Paula Arruda, 63 anos, que foi assassinado a golpes de facão.
O crime aconteceu no município de Sena Madureira, distante da capital acriana, cerca de 140km. Segundo o que a polícia apurou "Raimundão" matou o ancião a mando de Francisca do Nascimento dos Santos de 54 anos, mulher do acusado, após ela revelar ao marido que durante o período em que ele esteve preso, ela e o ancião havia tido um "caso amoroso", em seguida entregou a arma do crime para "Raimundão" matar Francisco.
Enfurecido com a revelação de sua companheira "Raimundo" começou a desferir vários golpes na vítima, o que deixou a vizinhança apavorada com o barulho que vinha de dentro da residência do senhor Francisco. E resolveram chamar a polícia, que ao chegar ao endereço flagraram o acusado ainda golpeando a vítima.
Preso em flagrante o acusado foi encaminhado a delegacia da cidade, onde demonstrando uma frieza fora do comum confessou o crime afirmando que foi a mando da mulher e que não se arrependia do que havia feito se fosse possível faria novamente.
Antes de ser transferido para o Presídio, "Raimundão" afirmou que vai matar sua mulher

Colisão entre camionete e carreta deixa cinco feridos




Cinco pessoas ficaram feridas após uma batida entre uma camionete F1000, de placa MZS 6166, e a carreta de placa JZN 9106, que aconteceu às 10h, desta quarta-feira, na rotatória do Amapá. Segundo o motorista da camionete, Raimundo Nonato da Silva, 51, ele contornava a rotatória, quando a carreta veio em alta velocidade e atingiu o carro. O motorista da carreta, Adjalma Ferreira, alegou que trafegava normalmente e que a preferência era sua.
Dos cinco passageiros da F1000 que ficaram feridos, Maria Barbosa da Silva, 57, sofreu ferimentos mais graves, visto que estava na carroceria da camionete e sofreu o impacto maior da colisão. Além dela e do motorista, estavam no carro Ilma da Silva, 48, Rosilene Barbosa da Silva, 34, e uma criança de cinco anos, que sofreu apenas ferimentos leves. Todos foram encaminhados ao Pronto Socorro da Capital.

Gladson recebe pescadores do Acre para Conferência


Um grupo de pescadores do Acre já se encontra em Brasília desde ontem, 29, para participar da 3° Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca que se realiza de 30/09 a 2/10 na capital federal. Acompanhados pelo secretario federal de Aqüicultura e Pesca,Sami Moura,os pescadores acreanos foram recebidos pelo deputado federal Gladson Cameli(PP),que juntamente com os profissionais da pesca do Estado vai participar dos debates. Este ano, as discussões terão como tema “A Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento da Aqüicultura e Pesca”.
Para o deputado, a Conferência deverá servir de apresentação e balanço das políticas públicas já implantadas para o desenvolvimento sustentável do setor, e deverá contar com a presença de mais de 2 mil delegados representando pescadores e aqüicultores de todo o país. De acordo com o parlamentar,vai ser uma chance única para a troca de idéias e experiências dos profissionais que,no Brasil,movimentam atualmente cerca de R$ 3 bilhões com uma produção do pescado em torno de 1,1 milhão de toneladas num universo de aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores.
O Acre hoje conta com mais de 5 mil pescadores artesanais espalhados em todo o Estado, a maioria já devidamente cadastrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com Gladson, a criação recente do Ministério da Pesca e a sanção da Lei da Pesca vieram ainda a consolidar uma série de direitos trabalhistas ao pescador artesanal, que já conta também com o seguro-desemprego, pago durante o defeso, quando fica proibida a pesca para garantir a reprodução das espécies. A pesca hoje no Brasil,segundo o deputado, vive uma fase pleno desenvolvimento,com perspectivas reais de duplicar a produção e a geração de emprego e renda.
O parlamentar acreano lembrou ainda que, desde o início do mandato, elegeu a pesca dentre suas prioridades. Tanto que reservou para o setor uma parte substancial de suas emendas individuais para a aquisição de fábricas de gelo,caminhões frigoríficos e entrepostos de armazenagem,”que com toda certeza vão garantir o produto na entressafra, menor preço,transporte para os mercados próximos e melhor qualidade do produto”. A abertura da Conferência será hoje, às 9 da manhã, pelo próprio ministro da Aq6uicultura e Pesca Alermi Gregolin, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.
Assessoria

Novos secretários - lista completa e oficial


O prefeito interino, vereador Wanderley Zaire, nomeou e anunciou sua equipe de governo para administrar por menos de dois meses o município de Sena Madureiara. Eis a lista completa antecipada por este sítio desde o último final de semana.:
Tanízio Sá - Chefia de gabineteLeodil Leal - SaúdeDênis Araújo - Fundação Cultural e DesportivaManuel Manassés - AgriculturaFrancisca Íris Lopes - EducaçãoLeuda Mendes - Cidadania [Remanescente adm anterior]
Márcio Correia Vasconcelos - Assessoria JurídicaCirleudo Alencar - Planejamento [Remanescente adm anterior]Sionilda Gadelha - Meio AmbienteJuza Bispo - Urbanismo [Remanescente adm anterior]Antônio Carlos Sousa - SaúdeDavi Moreira - Obras [Remanescente adm anterior]Aldejane Pinto - Assessor de Imprensa

Em silêncio, o prefeito afastado de Sena espera em Brasília o despacho do TSE de um recurso - medida cautelar - que foi impetrado na segunda-feira, 28. O resultado é aguardado com expectativa por Nilson Areal e seus aliados.
Ontem, seus adversários soltaram fogos na cidade comemorando a recusa de um mandado de segurança de Nilson Areal indeferido por um ministro do Tribunal Superior Eleitoral.
Em seu sítio, o TRE do Acre já marcou a nova eleição na cidade para o dia 22 de novembro.

Lula sanciona reforma eleitoral e libera debate entre candidatos na web


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (29) a reforma eleitoral aprovada pelo Congresso e vetou a parte da lei que igualava as regras para debates entre os candidatos na web às regras da televisão e rádio. Com o veto do presidente Lula ao artigo que tratava das regras dos debates, apenas as emissoras de rádio e TV, que são concessões públicas, ficam obrigadas a convidar todos os candidatos que disputam um mesmo cargo para realizar debates. Apesar de serem obrigadas a convidar todos os candidatos, as emissoras podem realizar debates com a concordância de até 2/3 dos concorrentes. A web está livre dessas regras.
Lula manteve o texto aprovado pelo Congresso na parte que prevê a exigência de impressão de votos em um percentual de urnas em todo o país nas eleições de 2014. O presidente não levou em conta o pedido de alguns ministros, como o da Defesa, Nelson Jobim, para vetar a proposta dos deputados. Jobim chegou a classificar a mudança de “retrocesso”. O presidente manteve a proposta aprovada do voto em trânsito no pleito para presidente da República. Com isso, o eleitor fora do seu domicílio eleitoral poderá comparecer a uma sessão eleitoral e votar em um dos candidatos à Presidência. Essa mudança ainda será objeto de regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vale apenas para votação nas capitais.
Outros vetos
Lula vetou também uma proposta do Congresso que previa o parcelamento de multas eleitorais junto à Receita Federal. O Ministério da Fazenda pediu o veto deste artigo porque o órgão responsável por esse parcelamento, já previsto na lei eleitoral anterior, é a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O presidente também vetou um novo cálculo proposto pelo Congresso para restituição via Imposto de Renda para as empresas de radiodifusão pela veiculação da propaganda eleitoral gratuita.

Com o veto, as emissoras continuam sendo obrigadas a informar à Receita o valor da publicidade comercial veiculada no dia anterior à veiculação da propaganda eleitoral e a receita obtida com venda da mesma grade publicitária naquela faixa de horário 30 dias antes e 30 dias depois da propaganda eleitoral.

Mãe é acusada de manter filho preso mais de 4 anos em armário




Uma mulher foi presa nos EUA acusada de ter mantido seu filho de 14 anos preso em um armário durante mais de quatro anos, informou a polícia na segunda-feira (29). O caso, ocorrido em Oklahoma, veio à tona quando o adolescente conseguiu fugir. Ele mesmo contou sua história.

Vestido apenas de bermuda, ele estava subnutrido e tinha arranhões por todo o corpo e outros sinais de abusos, segundo o sargento Gary Knight. O garoto foi levado a um hospital para ser examinado e depois levado à custódia de uma agência do governo. A mãe, LaRhonda Marie McCall de 37 anos, foi, presa, juntamente com Steve Vern Hamilton, seu amigo de 38. Eles devem responder por 20 acusações de abuso e negligência. Eles ainda não haviam constituído advogado.

Em 54 dias, Sena e Feijó tem eleições


Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre - TRE - decidiram por unanimidade aprovar o calendário eleitoral das eleições suplementares que acontecem no prazo de 54 dias a contar de hoje (29) em processo simultâneo nas duas cidades. A votação acontece no domingo, dia 29 de novembro e os partidos tëm de 22 ä 25 de outubro para realizarem convenções e dia 28 próximo, para apresentar os nomes das candidaturas.
Segundo o presidente do TRE do Acre, desembargador Arquilau de Castro, essa é uma atribuição do TER/AC, mas as partes ainda podem continuar recorrendo da decisão junto ao TSE. E se houver alguma decisão favorável aos prefeitos Juarez Leitão ou Nilson Areal, o processo é suspenso imediatamente.
"As partes podem sustar em instancias superiores. Nós comemoramos hoje o artigo 41-A que obriga o gestor cassado a recorrer fora do cargo. Esse artigo atende a mais de um milhão de assinaturas pedindo o fim da compra de votos no Brasil", argumentou Arquilau.
O TRE ainda não tem estimativa de quanto será gasto nas duas eleições, mas segundo o doutor Arquilau, existe previsão de recursos para esse tipo de eleição que embora seja uma coisa nova no Acre "é rotina nos grandes centros como Rio, São Paulo que tem mais de 700 municípios", acrescentou.

Desembargadora Eva Evangelista de Araújo Souza visita o cartório eleitoral em Tarauacá.




Foi realizado na 5ª zona Eleitoral em Tarauacá, um analise de todos os processos que se encontrava pendente. Além dos processos foi realizado atendimento ao publico. Também estava presente a Assessora da Corregedoria Maria Arlete e outras autoridades locais. Além de Tarauacá outros municípios também receberam a visita da Vice – Presidente e Corregedora do TRE/AC. Segundo o responsável pelo Cartório Eleitoral em Tarauacá Sérgio que todos os dias são realizado transferência de títulos. Além das pessoas que procuram o Cartório para tirar seu titulo pela primeira vez.

TRE do Acre discute calendário eleitoral para Sena e Feijó


Entra na pauta da sessão desta tarde no Tribunal Regional Eleitoral do Acre a definição das regras para as novas eleições
que devem acontecer nos municípios de Sena Madureira e Feijó, nos próximos 60 dias. Nessas duas cidades do Acre os prefeitos Juarez Leitão, PT, e Nilson Areal, PR, tiveram seus mandatos cassados por compra de votos.
O desembargador Aqquilau de Castro disse que essa é a primeira vez que o estado irá experimentar uma segunda eleição dentro do mesmo pleito de 4 anos para prefeito.
Na sessão desta terça feira, os juízes estarão apenas acertando os detalhes sobre as regras de propaganda eleitoral e prazo de candidatura.
Nilson Areal e Juarez Leitão, estão fora do processo e não poderão concorrer novamente nessas eleições.

TSE reafirma que número de vereadores só aumenta em 2012


O Tribunal Superior Eleitoral vai encaminhar até a próxima semana ofício aos presidentes dos TREs para reiterar o entendimento do TSE de que a PEC dos Vereadores não poderá entrar em vigor nesta legislatura.
A PEC 336/2009, aprovada pelo Congresso Nacional criou sete mil vagas de vereadores. No Acre, câmaras municipais de sete municípios e da capital terão o número de vagas ampliado.
Pelo entendimento do Congresso, os vereadores eleitos no pleito passado, mas que ficaram na condição de suplentes já poderiam tomar posse. Mas o TSE editou uma resolução contrária aos efeitos retroativos da PEC, que só passariam a valer a partir de 2012.
O presidente do TRE no Acre, desembargador Arquilau de Castro Melo ainda não se manifestou sobre o assunto.

Jovem mata pai e filho em menos de um ano


O jovem Adônis Ferreira Bronzeado, de 19 anos, que no final de 2008, precisamente no dia 21 de dezembro, matou a golpes de faca Jeferson Freitas da Silva, de 23 anos, numa boate em Brasiléia, voltará para a cadeia por mais um crime.Desta vez, depois de passar pouco tempo da colônia penal na Capital do Acre, Rio Branco, estava vivendo normalmente segundo ele, trabalhando e estudando até a noite deste domingo quando se desentendeu com o pai da vítima em frente da sua casa no Bairro Alberto Castro.Segundo Adônis, estava passando em frente a casa de Manoel Inácio da Silva (44), pai de Jeferson e começaram uma discussão quando sacou de um revólver calibre 38. Temendo o pior, Manoel teria corrido e tentado se esconder debaixo da casa.Foi quando Adônis efetuou três disparos acertando nas pernas de Manoel. Um tiro atingiu a perna esquerda e dois na direita, sendo que um dos projétil acertou a artéria femoral causando um sangramento.Manoel ainda foi levado com vida para o hospital de Brasiléia onde recebeu os primeiros socorros, mas, não resistiu e foi a óbito devido a gravidade e a perca de sangue.Acusado tenta fugir com pai de moto e atropelam jovem na ruaSegundo testemunhas, depois de efetuar os disparos contra Manoel, Adônis e seu pai, Adonai Rodrigues Bronzeado, irmão do ex-deputado federal Zico Bronzeado, fugiam em uma moto quando atropelaram Erivânia Dezidério de Araújo (23), que estava parada em uma rua, poucas quadras do local onde aconteceu o crime.Ao caírem da moto, o pai de Adônis machucou-se bastante e ficou no chão. Já o filho, ao levantar-se, preocupou-se em pegar a arma, montou na moto e fugiu para uma chácara de um tio próximo ao Rio Acre, deixando seu progenitor no chão. Neste momento, Manoel ainda agonizava sangrando debaixo de sua casa.Polícia Militar prende acusado na casa de tioEm menos de duas horas da tentativa do homicídio, policiais militares conseguiram deter Adônis que ainda tentou fugir, mas foi agarrado. O tio, ainda não identificado, tentou impedir o trabalho dos policiais.Depois de procurar pela casa, conseguiram encontrar a arma dentro de um cesto de roupa suja, sem as cápsulas deflagradas. O que leva a crer que, já havia sido municiada novamente.Adônis foi levado para o Comando da PM em Brasiléia e os policiais voltaram novamente à casa onde estava o acusado para uma nova revista. Foi quando encontraram outras armas, um revolver calibre 22 de fabricação Tcheca, com capacidade para seis tiros e um rifle americano, com capacidade para 16 tiros.Nesse momento, deram conta que o tio havia se evadido da casa e tomado rumo ignorado. Caso seja encontrado, poderá responder por porte ilegal de arma e dar guarida para um acusado de cometer um crime.Pai poderá ser acusado de co-autor do crimeO pai do acusado, Adonai Rodrigues Bronzeado, após ser levado para o hospital e receber os primeiros socorros, foi constatado que teve uma fratura grave na cabeça, além dos ferimentos pelo corpo.Temendo por sua saúde, os médicos de plantão resolveram enviá-lo para a Capital. Foi preciso policiais militares e civis criar um cordão de isolamento na saída do hospital onde se formou um multidão de curiosos e familiares da vítima.O comandante da PM, regional do Alto Acre, Major Marcos Kimpara, ligou para a Capital onde pediu que fosse posto um policial de plantão junto ao pai do acusado até receber alta, por ter dado ajuda ao filho após atirar em Manoel.Adônis foi encaminhado para a delegacia de Brasiléia e entregue ao delegado titular, José Alves, que já o aguardava para efetuar o flagrante do jovem por homicídio e porte ilegal de arma. As pessoas envolvidas e testemunhas serão ouvidas no decorrer da semana.

Ganha força movimento pela emancipação política da vila Santa Luzia











A Vila Santa Luzia surgiu a partir do projeto de assentamento dirigido Santa Luzia, implantado em Cruzeiro do Sul, no início da década de 1980. Foi uma história de muitas dificuldades devido ao isolamento, que fez com que muitos moradores da região se tornassem vítimas da malária. O tempo passou, a população cresceu, chegoaram a rodovia asfaltada (hoje em recuperação), a energia elétrica, mais presença pública com educação e saúde, mas a população da região quer mais: quer a emancipação política.
A vontade já vem de longe, mas nos últimos tempos ganhou força. Sentindo-se abandonados pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, os moradores querem um município só seu. Por iniciativa popular, há alguns meses surgiu uma “comissão de emancipação” formada por 15 membros dispostos a aglutinar forças locais e políticas no sentido de alcançar a independência. Neste domingo ocorreu uma grande manifestação, num dos mais importantes atos até agora da comissão. Mais de mil pessoas compareceram à antiga sede do Incra e embrião da futura sede municipal do novo município de Santa Luzia, sob a sombra generosa das mangueiras e dos jambeiros, deixados ali como herança.
Convidados pelo movimento, compareceram ao ato o vice-governador Cesar Messias, o senador Tião Viana, o deputado Gladson Cameli, a deputada estadual Perpétua de Sá, além de vereadores da região e lideranças comunitárias, inclusive indígenas da etnia Katuquina, cuja terra está compreendida dentro dos limites do município e que também têm interesse na independência.
O senador Tião Viana, que vem acompanhando a questão desde que assumiu o primeiro mandato, em 1999, fez uma exposição de como está a tramitação da matéria no Congresso, a partir da proibição em 1996 para a formação de novos municípios, até a atualidade. O senador disse que os problemas atualmente vividos pela comunidade de Santa Luzia serão superados com a organização da futura cidade. “Estamos de mãos dadas, com um contrato moral pela defesa do povo de Santa Luzia e que só vai se desfazer no dia em que Santa Luzia virar município de verdade”, afirmou.
O vice-governador Cesar Messias lembrou que em 1992, quando era deputado estadual, o governo do Estado criou de uma só vez 10 municípios, três deles no Vale do Juruá. Ele lembrou que Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves são hoje municípios consolidados, mas na época tinham bem menos condições de se tornar municípios do que o Santa Luzia de hoje. Segundo o vice-governador, Santa Luzia já vai nascer com o porte do município de Mâncio Lima e que o governador Binho Marques garantiu apoio à reivindicação da população local e vai participar ativamente da montagem da infraestrutura administrativa necessária ao novo município
Geograficamente, o município de Santa Luzia deverá abranger a região desde o rio Croa até o rio Liberdade, incluindo importantes comunidades como da Vila Alagoinhas. Na área foram implantados quatro projetos de assentamento que hoje abrigam cerca 1,5 mil famílias; o maior deles é o próprio Santa Luzia, com 900 famílias. Na região existem 41 escolas, cinco postos de saúde, um mini-hospital, 250 quilômetros de ramais abertos e outros 200 quilômetros para abrir. Ainda existem agricultores que andam duas horas com a produção agrícola nas costas.
A região é um grande celeiro de produção agrícola e o principal abastecedor de Cruzeiro do Sul, enviando ainda sua produção para Feijó e Tarauacá, especialmente farinha, frutas e carne bovina. Com a emancipação, o novo município poderá ter extensão territorial maior que Cruzeiro do Sul e ser o segundo mais populoso da região.
Apesar dos postos de saúde existentes, o presidente da comissão pela emancipação, professor Nildison Costa de Moura, classifica a situação da saúde básica e no município de “vergonhosa”. “Estamos esquecidos pela prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul”, bradou. Durante a manifestação no domingo, a comissão espalhou um folheto com palavras de ordem como “cansei!”, “não queremos mais ser o quintal de Cruzeiro do Sul”, entre outras.
Ativo participante da comissão, o jovem Gleison Rogério Cruz é filho de família tradicional da região. Ele conta que os pais chegaram ao Santa Luzia quando ainda só existia uma picada. Para ele, a organização de atos públicos dentro da lei foi a forma encontrada para demonstrar o desejo de emancipação. Segundo ele, a participação do senador Tião Viana é essencial, pois “ele faz o link direto com o presidente” comentou, bem humorado.O agricultor José Hermelindo Andrade, acompanhado da mulher Francisca e do filho Odenilsonm veio prestar solidariedade ao movimento. “Passando a município, tudo vai melhorar, vamos ter vida própria”, declarou.
O ancião Luis Torres de Abreu, 84, foi um dos primeiros a chegar à região em 1982. Junto com a filha Marinete, que mora no ramal Para Rurais, veio dar o apoio ao movimento. Marinete comentou: “Nossa população é grande, mas não consegue eleger um parlamentar para que seja nosso representante, seja vereador ou deputado. Por isso queremos um município, para que nós possamos decidir o que queremos”.

Primeiro suplente beneficiado pela PEC dos Vereadores já pensa em ser prefeito


Nem bem tomou posse, o primeiro suplente do país a se beneficiar da PEC dos Vereadores já pensa em se candidatar a prefeito. André Luiz Guimarães Oliveira, do PT de Bela Vista de Goiás (GO), foi empossado na última sexta-feira (25), dois dias após o Congresso promulgar a PEC que ampliou em cerca de 7 mil o número de vereadores em todo o país “Pretendo me candidatar a prefeito. Acho que dá sim, porque a campanha mais difícil é para vereador. Até para deputado é mais fácil”, disse o vereador Aos 32 anos, ele só disputou uma eleição – foi o quarto mais bem votado na cidade no último pleito, mas seu partido obteve votos suficientes para fazer apenas dois vereadores.
Na eleição, André Luiz teve 432 votos. A cerca de meia hora de Goiânia, Bela Vista de Goiás tem pouco mais de 18 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a aprovação da PEC, a cidade passou de 9 para 11 vereadores. A economia do município gira em torno da produção rural e do comércio.
A população já obteve uma representatividade melhor no meu primeiro dia. Trabalhei ‘pra caramba’ "
Em seu primeiro dia de expediente na Câmara, nesta segunda-feira, o novo vereador disse já ter trabalhado bastante. “A população já obteve uma representatividade melhor no meu primeiro dia. Trabalhei "'pra caramba'”, afirmou. Segundo ele, “vários moradores vieram tratar de projetos de limpeza de bairros, poda de árvores”. Ele também disse ter passado o fim de semana estudando projetos.
André Luiz disse que pretende dar uma atenção especial aos problemas dos comerciantes da cidade – ele é dono de um comércio – e aos dos pequenos produtores rurais, como melhoria de estradas municipais.
Para ajudá-lo em seu trabalho, o novo vereador pode contar com apenas um assessor. “Ainda não contratei ninguém”, declarou. Sobre o salário, ele afirma não estar preocupado. “Não sei quanto ganha um vereador na cidade. Por enquanto nem me preocupei com isso, mas acho que gira em torno de R$ 3.500."
André Luiz e o funcionário público Luiz Pontes Neto (PR), o Luiz do Detran, o outro suplente empossado na última sexta na cidade, disseram que vão recorrer à Justiça caso haja alguma ação para tentar tirá-los do cargo. O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, já deram declarações de que a PEC só valeria para o pleito de 2012.
“Foi feita uma emenda à Constituição aprovando o número de vereadores. Não tem dúvida jurídica quanto a isso. Se contestarem, vou entrar com mandado de segurança”, afirmou André Luiz. “Na Câmara [a votação] foi esmagadora, no Senado foi esmagadora. Se [o resultado] não valer, tem que fechar o Congresso”, disse Luiz Pontes.

Conselho de Ética da Câmara poderá cassar Sargento Vieira


Vereador Vieira terá que se explicar sobre suposto O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores será acionado para promover uma investigação contra o Sargento Vieira (PHS). Se comprovada a veracidade de desvio de dinheiro para a criação de um fundo de saúde beneficiando a Polícia Militar, ele poderá ser cassado.A medida rígida de enviar o vereador para o Conselho de Ética está sendo preparada pela Mesa Diretora da Câmara, depois que na semana passada vazou a denúncia de que o parlamentar estaria desviando dinheiro para pagamento de assessores que nunca existiram.O dinheiro estava indo para a Associação dos Militares do Estado do Acre. Em entrevista nesta sexta-feira, 25, ele confirmou em entrevista que transferia o recurso para a AME. E ainda disse que estava na legalidade. Hoje a Mesa Diretora da Câmara explicou que Sargento Vieira pode ter cometido uma irregularidade.A verba de assessores é exclusiva para pagamento de pessoal que ajuda os parlamentares diariamente. Não pode ser usada em outros gastos.
"Nós vamos chamá-lo para uma conversa, porque até hoje ele era visto como um parlamentar de boa conduta. Mas agora, que saíram estas denúncias na imprensa devemos apurar", afirma o vereador Juracy Nogueira, que é primeiro secretário. A fraude de Sargento Vieira foi descoberta porque ele descobriu que Natalício Braga, o presidente da AME, não prestou contas do dinheiro recebido. E não apareceu um só militar que tenha sido beneficiado.O esquema funcionava assim: quatro pessoas foram contratadas como assessores de vereador. Na verdade, não pegavam no salário. O dinheiro seguia direto para o presidente da Associação, Natalício Braga, que está sendo investigado pelo Conselho Deliberativo da AME por gasto excessivo de combustível.

Mulher de Areal recusa secretaria na gestão de Wanderlei Zaire





A empresária Leuda Mendes, mulher do prefeito cassado Nilson Areal (PR) de Sena Madureira recusou o convite para continuar comandando a Secretaria de Ação Social, cargo que ocupou durante toda a gestão de Areal.
O convite foi feito pelo presidente da Câmara de Vereadores Wanderlei Zaire (PP) que assumiu a prefeitura na semana passada, depois que a Justiça confirmou a cassação de Nilson Areal e o do vice-prefeito Jairo Cassiano (PMN), afastados por denúncia de compra de votos nas eleições do ano passado.
No fim de semana o atual prefeito teria anunciado mudanças no secretariado. Só o secretário de Planejamento Cirleudo Alencar, que no primeiro mandato de Areal chegou a acumular as pastas da Saúde e Meio Ambiente, teria sido mantido no cargo. Também era intenção de Wanderlei Zaire manter Leuda Mendes na Ação Social, mas ela recusou, sem explicar os motivos.
Por determinação judicial, Wanderlei Zaire permanece no cargo até que novas eleições sejam realizadas em 40 dias, a contar da data da publicação da decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
Zaire não confirma, mas estaria trabalhando ser o nome de consenso dentro da Frente Popular para concorrer. Enquanto isso, Nilson Areal tenta reverter sua situação em Brasília, onde está desde a semana passada.

Juiz manda prender Pedro Pascoal; irmão de Hildebrando foi levado ao comando da PM


Pedro Pascoal, foi preso na manhã desta segunda-feira, 28, quando se apresentava ao juiz Leandro Leri Gross, da Vara do Tribunal do Júri, do Fórum Barão do Rio Branco. Acusado de participar da morte do mecânico Agilson Firmino dos Santos, o Baiano, Pedro Pascoal -- irmão de Hildebrando Pascoal -- teria causado irritação no juiz ao pedir, pela terceira vez, o adiamento do seu julgamento, dessa vez, alegando não ter um advogado de defesa.Pedro Pascoal havia conseguido evitar ser julgado no Tribunal do Júri que se iniciou no último dia 21 e que
levou três dias, no qual o irmão, Hildebrando, foi condenado a 18 anos de prisão pelo assassinato de Baiano. Na ocasião, foram absolvidos o sargento José Alex e Adão Libório. Para não ser julgado, Pedro havia alegado problemas de saúde. Como responde em liberdade, nesta manhã de segunda-feira ele compareceu ao Fórum para alegar mais uma vez que não tinha condições de ser julgado porque não tinha advogado.Imediatamente, o juiz Leandro Leri Gross ordenou a sua prisão. Ele foi encaminhado ao Quartel do Comando Geral. O magistrado estabeleceu ainda cinco dias para que Pedro Pascoal nomeie outro advogado. Se dentro deste prazo não houver, o juiz designará um defensor público para o caso.Leandro Gross também já definiu a data de julgamento, o dia 3 de novembro. Pedro Pascoal deverá ser julgado com o primo, Aureliano Pascoal, que há época em que Baiano foi morto, era comandante da Polícia Militar. Já no dia 23 de novembro, Pedro Pascoal será julgado pela morte de Wilder Firmino, filho de Baiano, e que foi levado de casa para ser assassinado de forma bárbara, em represália ao assassinato do irmão, Itamar Pascoal, por José Hugo, que era patrão de Baiano.

Irmão de Hildebrando Pascoal será julgado hoje pelo crime da motosserra


Começa nesta segunda-feira (28), em Rio Branco, o julgamento de Pedro Pascoal, irmão do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal. Ele também é acusado pelo assassinato do mecânico Agilson Firmino dos Santos, o "Baiano", que foi torturado e teve o corpo cortado com o uso de uma motosserra, em setembro de 1996. O episódio é conhecido como crime da motosserra. Na quarta-feira (23), depois de três dias de julgamento, Hildebrando Pascoal foi condenado a 18 anos de reclusão, em regime fechado. O corpo de jurados entendeu que o ex-deputado foi o autor do crime e não o mandante da morte, conforme alegação da defesa do réu.

Pedro Pascoal não foi julgado neste mesmo júri por alegar problemas de saúde, mas já recebeu alta. Ele havia apresentado um atestado médico, que foi investigado e comprovado por peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre. O julgamento que começa nesta segunda-feira deve durar dois dias.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Acre, a morte de Agilson foi vingança do assassinato de outro irmão de Hildebrando, Itamar Pascoal. Itamar foi assassinado em um posto de gasolina, em Rio Branco, em 1996.
Agilson era motorista do homem que teria matado Itamar. Com o objetivo de localizar o assassino do irmão, Hildebrando e Pedro teriam torturado o mecânico, que morreu com os membros amputados.
Assim que o julgamento do “crime da motosserra” for concluído, Pedro também será julgado pela morte do filho de Agilson, na época com 13 anos. De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, o acusado pretendia que, com a morte do jovem, a família denunciasse o paradeiro do assassino de Itamar. O homem responsável pela morte do irmão Pascoal também foi assassinado.

Sem público nas sessões, vereadores de Mâncio Lima resolvem sair ao encontro da população


A primeira sessão itinerante aconteceu quinta-feira, 24 de setembro, na Escola de ensino médio Antônio de Oliveira Dantas. Os problemas da população na voz de alunos e professores. Vereadores sabatinados, tom das perguntas: Cadê o que você prometeu?
Sem público no plenário da Câmara de Vereadores para assistir as sessões, os vereadores de Mâncio Lima decidiram levar as sessões até a população. Na tribuna improvisada no auditório da escola, às condições do transporte coletivo intermunicipal feito pela Empresa Real Norte foi o tema em destaque. Alunos e professores cobraram providência dos vereadores e do diretor da empresa que se fez presente na sessão para responder os questionamentos e falar das metas da empresa para melhorar a qualidade no serviço.
Geissa Siméria, estudante do 3º ano que representou os alunos na tribuna, levantou uma questão séria, médicos sem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) trabalhando na cidade. "Os pedidos de exames não tem valor. Porque não contratam médicos com tal registro? pergunta a estudante, exigindo uma maior atuação dos vereadores nas questões de interesse da população.
Os alunos também pediram a intervenção dos vereadores junto às autoridades de segurança pública, nas questões que envolvem poluição sonora. Para Sônia Meneses, estudante do primeiro ano, o exemplo deve começar de casa, e avalia. "Dentro da própria escola está existindo muita poluição sonora". O diretor da instituição de ensino, José Fernandes, destacou a contribuição que a sessão teve no aprendizado dos alunos que não conheciam como funcionam as atividades do executivo municipal.
A presidente da Câmara de Vereadores de Mâncio Lima, Regina de Souza Melo, disse que as sessões itinerantes já faziam parte dos planos da gestão anterior da Câmara, mas só agora foram colocadas em prática. Nas próximas semanas, as sessões serão realizadas em comunidades rurais de Mâncio Lima, como nos rios Môa e Azul

Militantes do PCdoB resgatam balsa à deriva no Purus para chegar à capital


Comunistas mostram que têm força política e física, quando necessário.
Para chegar à Conferência Estadual do PCdoB que começou neste sábado, vale qualquer sacrifício. Cerca de 60 militantes da União da Juventude Socialista de Tarauacá, Feijó e Rodrigues Alves tiveram que puxar a balsa sobre o rio Purus transportando dois ônibus na tarde de sexta-feira. Segundo os militantes, o motor do rebocador da balsa deu pane e ela desceu à deriva. Por sorte encalhou num banco de areia. Foi rebocada por 25 homens, sob a torcida das meninas, contou Janaina Acioli, 18 anos, de Tarauacá.
A UJS, braço jovem dos comunistas, tem 6,5 mil filiados no Acre, segundo a presidente estadual, Bárbara Ranieri, 24 anos, aluna da Ufac. Destes, 200 delegados estão participando da Conferência fazendo a diferença do PCdoB segundo até petistas de calibre como o ex-governador Jorge Viana e o atual, Binho Marques, que participaram da abertura do evento neste sábado.

Crise da AME pode derrubar até vereador Vieira




A eleição do Sargento Vieira como vereador por um pequeno partido, PSH deu a Associação dos Militares do Acre uma projeção jamais imaginada. Militares que até então eram desprezados e mal tratados nas relações com o governo e pelo próprio comando da Polícia Militar, passaram a ser respeitados e ter, de fato, representatividade. O "boom" foi o movimento salarial dos militares que culminou com a prisão do major Werles Rocha e seu lançamento como pré-candidato a deputado estadual diante de todo clima de sentimentalismo criado em torno daquele que representou uma nova liderança sindical do Acre. Mas a inveja logo contaminou o ambiente que parecia próspero. Incomodado com tamanho crescimento, a primeira medida do presidente da AME, Natalício Braga, foi afastar Rocha da vice-presidência do sindicato sob a alegação de que o Major era queimado com o governo e atrapalhava nas negociações salariais. "Para não prejudicar a tropa eu me afastei, fui ser membro do Conselho Deliberativo", disse Rocha tentando amenizar a crise que a associação vive.
Mas diante da mudança de postura de Natalício que estaria até se encontrando as escondidas com lideranças do PCdoB, manifestando-se contra um projeto criado a partir da eleição do vereador Vieira, militares desconfiados com a atitude do presidente ficaram de orelha em pé e a primeira ordem era fazer uma rígida fiscalização para saber como andava as Ações da AME, que nos últimos dias tinha deixado de defender interesses básicos dos militares. E nem precisou uma auditoria para os membros do Conselho descobrirem um verdadeiro rombo.
Além da denúncia de desvio de combustível, o presidente da Associação de Militares do Acre, ainda vai ter que explicar para onde foram os recursos de assessoria nomeadas pelo vereador Vieira que deveriam estar depositados em um fundo de saúde, que deveriam estar depositados em uma conta específica destinada a assistência social dos associados.
Há ainda suspeitas de que Braga tenha contraído empréstimos através das assessorias, já que segundo membros do Conselho Deliberativo, elas teriam nomeado seus parentes para facilitar o controle administrativo das contas. Esses empréstimos teriam ajudado o presidente da associação comprar um veículo tipo Caçamba, no nome de um dos irmãos. Essa caçamba, segundo denuncias, esta alugada para o Deracre. "Isso mostra claramente o atrelamento de um representante da categoria com o governo e explica o insucesso nas negociações", acrescentou Rocha.

Nervosismo e descontrole marcou reunião de "lavagem de roupa suja"
A portas fechadas e sem a presença da imprensa, foi realizada a reunião convocada as pressas por Braga, que acuado diante das denúncias, tentou se explicar para a categoria. Tentou, mas não convenceu. Para o Coronel Nilson, por exemplo, "é preciso dar o prazo de defesa e direito de contraditório, mas depois disso o remédio é afastamento", opinou.
A reunião tumultuada só serviu para revelar mais indícios de irregularidades. "O Braga já deveria ter saído há tempos", disse um soldado que preferiu não se identificar.
Após notificado, o Conselho Deliberativo determinou o prazo de 10 dias [que vence na próxima terça, 29] para que o presidente apresente por escrito, o relatório detalhado com as despesas que precisa comprovar. Ao todo, são mais de R$ 70.000,00 gastos com cartão corporativo, cheques, assessorias e outras serviços de rotina na Associação.
Após a Assembléia que terminou com os associados abandonando a reunião, Braga disse que está sendo perseguido pelo Major Rocha "e um poderoso esquema visando as eleições de 2010 que vai passar por cima de tudo e de todos". Ele negou as acusações. Com relação as assessorias, Braga disse que o único que poderia falar era o vereador Vieira.
O Major Rocha disse que a briga se deu em função das irregularidades que precisam ser esclarecidas. "Não deu pra conviver com toda essa corrupção, em nome da categoria precisamos moralizar essa situação", disse o Major.
O vereador Vieira não quis falar sobre as assessorias. Saindo rapidamente do local da reunião, o militar disse que "elas são legais". Para analistas políticos caso se confirmem o rumo ignorado dos recursos pagos pela verba de gabinete do vereador, este poderia sofrer processo por quebra de decoro parlamentar.
Jairo Carioca - Da redação de ac24horas



Dois morrem em queda de avião de pequeno porte ,




Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (26) na zona rural de Nova Venécia (ES). Os dois




ocupantes que estavam na aeronave morreram.
O acidente aconteceu por volta das 11h30. Segundo a Polícia Militar do município, o avião teria caído na área de uma fazenda.As vítimas são um homem de 54 anos, que estaria pilotando o avião, e uma garota de 17 anos, segundo o Corpo de Bombeiros. Eles ficaram presos às ferragens da aeronave.

Ginecologista é preso em Curitiba por estupro e exploração de menores


Um médico ginecologista foi preso na manhã deste sábado (26), em Curitiba, sob suspeita de estupro, prática de aborto e exploração de menores.
O médico foi preso em sua casa, segundo a polícia. Na clínica dele, a polícia prendeu uma paciente que teria feito um aborto e uma funcionária. Outras três mulheres suspeitas de envolvimento também foram presas.

Segundo as investigações do Ministério Público e da polícia, uma das mulheres presas agenciava suas filhas menores de idade, que teriam relações sexuais com o médico.

Além de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó também ganham delegados e escrivães
















O Governo do Estado empossou na manhã de sexta-feira, 25, em Cruzeiro do Sul, seis novos delegados da Polícia Civil, seis escrivães e três peritos criminais que já estão atuando na região. Pela primeira vez na história do Acre a microrregião do Juruá, compreendida por cinco municípios e cerca 170 mil habitantes recebe investimentos dessa abrangência em recursos humanos, além de viaturas e outros equipamentos. O ato reflete o empenho do governador Binho Marques de transformar o Acre em um dos lugares mais seguros para se viver na Amazônia. A cerimônia de posse dos novos policiais aconteceu no auditório da escola estadual Dom Henrique Ruth, no bairro João Alves. Participaram da solenidade o vice-governador César Messias, a secretária de Segurança Márcia Regina Pereira, o secretário da Polícia Civil Emylson Farias, representantes do judiciário, das polícias Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros, os empossados e seus familiares e representantes de organizações civis.
"Estamos vivendo um momento feliz e grande alegria por participar da inauguração de um modelo inovador e ousado de Segurança Pública", disse Márcia Regina. A secretária observou a importância da contratação dos novos policiais e lembrou que o Governo também adotou medidas que vão aperfeiçoar o atendimento da Polícia Civil, com aquisição de viaturas, reforma estrutural do setor de Furepol e de todas as delegacias.
Governo do Estado autoriza início de trabalhos de delegados confirmando o maior investimento já feito em Segurança Pública na região entrevista a emissoras de rádio e locais, a secretária Márcia Regina e o secretário Emilson Farias, lembraram que uma das metas do Governo do Estado é o trabalho preventivo. "Neste primeiro momento o foco principal é a juventude, cujas ações estão sendo elaboradas em parceria com outras secretarias. É um esforço coletivo do Estado com o propósito de levar segurança com cidadania", enfatizou Márcia.O vice-governado César Messias lembra que foram dois anos de muito treinamento e dedicação para chegar a esse dia importante para o governo e empossados, mas sobretudo para a sociedade. Ele destaca o investimento feito pelo governador Binho Marques na região priorizando um setor estratégico: a segurança pública. "Descobrir com exatidão o local e hora de agir é o grande desafio para o controle e redução dos focos de violência em uma região vasta como a do Juruá. É uma tarefa que o Governo confia e investe na inteligência policial. O que queremos para a comunidade são ações pontuais, confiáveis que garantam a manutenção da ordem pública", destacou Messias.
Vice-governador César Messias dá posse a delegado em cerimônia realizada em Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira: Segundo o diretor da Polícia Civil, Emilson Farias, a adoção da filosofia do pol iciamento civil comunitário, que tem como objetivo principal estreitar laço entre polícia e comunidade vem sendo tratada como prioridade, pela instituição. Ele ressalta que as peculiaridades tanto geográficas quanto culturais que devem ser consideradas por qualquer política pública. "Somos um povo trabalhador, criativo, acolhedor, miscigenado, com aguçado sentimento de justiça. Temos uma história que impressiona a qualquer que dela, toma conhecimento", disse Farias. Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó também ganham um delegado e um escrivão. O delegado Cleber Gnatta, assume a Delegacia Geral de Mâncio Lima. O evento foi realizado na Câmara Municipal. Em Cruzeiro do Sul ficaram lotados os delegados Elton Futigami, Vinícios Almeida, Guilherme Benitez (Delegacia Geral), Odilon Viandeles (Delegacia da Mulher) e Cleylton Videira (coordenador).
Na manhã deste sábado, 26, o vice-governador Cesar Messias, a secretária Márcia Regina e o delegado Vanderlei Thomas, do Departamento Capital e Interior deram posse ao delegado Jucivan Rezende Lacerda, em Tarauacá e Getúlio Monteiro, em Feijó. Nesses dois municípios, cada um, recebeu um escrivão de polícia.

Servidor do Judiciário é preso por drogar menor


Auxiliar Judiciário foi preso com uma menor de 11 anos em sua casa no momento em que consumia drogas

Foi encaminhado na manhã de ontem à Unidade de Recuperação Social Francisco de Oliveira Conde (URS-FOC) o Auxiliar Judiciário do Fórum Barão do Rio Branco Agustinho Gomes de Souza Sobrinho, 48.
O servidor Público foi flagrando por policiais militares na noite de quarta-feira (23) com uma menor de 11 anos em sua casa consumindo drogas, levado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) ele foi indiciado pelo Delegado Rafael Marcos Costa Pimentel no Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
De acordo com a mãe da menor, a doméstica Maria Onizia Ponciano da Silva, 38 anos, moradora do Bairro Triangulo Novo, há algum tempo que sua filha vinha fugindo de casa para ficar perambulando pelas ruas do bairro, na noite de quarta-feira (23) ela estava em casa quando dois garotos chegaram e disseram que a polícia tinha encontrado sua filha morta, desesperada ela saiu correndo para o local onde os garotos disseram que haviam encontrado o corpo da criança, mas não encontrou nada, voltou para casa quando viu um carro da polícia militar estacionado em frente a sua residência.
Os policiais estavam com a sua filha e o acusado dentro da viatura, disseram que haviam flagrado a menor consumindo drogas em companhia de Agustinho Sobrinho em sua residência e que ele havia sido denunciado por um vizinho que é policial.
Onizia da Silva disse que não sabia que a filha usava drogas, mas desconfiava que ela estava sendo aliciada por duas pessoas do bairro para a prática da prostituição. Segundo ela, por várias vezes conversou com um homossexual conhecido por “Jóia” para que deixasse sua filha em paz, pois “Jóia”, quase todos os dias, ia procurar por sua filha.
A doméstica afirmou que “Jóia” usa e vende drogas e que também alicia meninas menores de idade para homens mais velhos para a prática de pedofilia. Ela disse também que o aliciador recebe a ajuda de uma comparsa conhecida por “Foguinho” que por diversas vezes foi a sua casa buscar a menor.
A mãe da menor disse ao delegado que conhece o acusado e declarou que uma vez encontrou o servidor público na rua e disse que ia denunciá-lo se ele continuasse assediando sua filha, pois segundo ela, uma vez Agustinho Sobrinho pediu para “Jóia” e “Foguinho” levar sua filha à casa dele com a desculpa de que queria entregar-lhe um sacolão como forma de ajudar a família.
O delgado indiciou o acusado no Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que diz que “vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida é crime com Pena de detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave”. (Redação dada pela Lei nº 10.764, de 12.11.2003).
Acusado nega abuso sexual, mas confirma que fornecia drogas à menor
Enquanto aguardava para realizar o exame de corpo de delito o acuado Agustinho Sobrinho decidiu falar com a reportagem na tentativa de se defender das acusações de abuso sexual.
Segundo o acusado ele conhece a vítima há mais de cinco anos, desde a época que mantinha um relacionamento com uma amiga da menor, uma adolescente de 16 anos. Agustinho disse que a menor sempre estava em companhia da namorada, mas que nunca a deixou entrar na sua casa, mas segundo ela sempre conseguia um jeito de entrar.
O acusado confessou ser usuário de drogas, mas negou que tenha sido ele que tenha viciado a vítima, “Eu sou dependente, já fui internado em uma clínica e agora estou mais tranquilo, mas quem viciou a menor foi o “Jóia”, que sempre estava em sua companhia, ele sim é que dava drogas para menina”, declarou.
Ainda segundo as declarações do acusado, “Jóia” periodicamente levava garotas de programas em sua casa e em troca recebia dinheiro com o qual comprava drogas. Agustinho Sobrinho só não soube explicar o que a menor estava fazendo à noite em sua casa consumindo entorpecentes. O trabalho da polícia agora é localizar e prender os aliciadores conhecidos por “Jóia” e “Foguinho”.

Novos indícios de ilegalidades na AME; recursos da Câmara desapareceram


As denúncias estão ficando cada vez mais graves para Natalício Braga, presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME) e já respingou na Câmara de Vereadores. A descoberta agora é a de que o vereador Sargento Vieira (PHS) estava usando recurso destinado a pagamento de assessores para criar um fundo de ajuda para a Polícia Militar. Só que esse dinheiro pode ter sido usado para comprar um caminhão.
Natalício Braga recebia recursos de Sargento Vieira, para fundo de auxílio médico, mas não teria prestado conta (Montagem sobre foto: Adaildo Neto/Agazeta.net)
O vereador Sargento Vieira disse que não sabe se o dinheiro serviu para comprar uma caçamba que está alugada para o governo, mas o repasse que chegou até Braga desde a sua posse desapareceu. O vereador teria criado assessores fantasmas para pegar os recursos que eram de R$ 7,2 mil. Cabia a AME colocar esse dinheiro: mais de R$ 150 mil num fundo de ajuda para militares que precisassem de ajuda médica. No entanto, ninguém foi beneficiado.“O fundo existiu realmente para ajudar a entidade, mas dentro da legalidade e agora eu também tenho interesse de saber onde está o dinheiro”, afirmou. A denúncia contra Natalício Braga levantou outro tema. A verba da Câmara destinada ao pagamento de servidores pode ser usada para outros fins? Na próxima semana o assunto vai virar tema de discussão da Mesa Diretora, e quem sabe, provocar o Ministério Público para saber se outros parlamentares estão fazendo o uso correto da verba de gabinete.TV Gazeta é impedida de acompanhar reuniãoA prece, no início da assembleia dos policiais, durou até Natalício Braga abrir o olho. Quando o presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre viu a câmera da reportagem, nosso cinegrafista foi impedido de fazer as imagens da reunião.A assembleia era justamente para o presidente explicar como ele conseguiu gastar em 12 dias 611 litros de combustível com uma camionete, o único veículo da Associação. Documentos levantados pelo Conselho Deliberativo da própria AME apontam que o carro não saiu de Rio Branco e que por isso não se justifica tanto consumo. De uma só vez, a camionete foi abastecida com 150 litros de diesel, mas o tanque comporta no máximo 70 litros. Natalício se explicou a portas fechadas. Um grupo de sócios da Associação queria seu afastamento de imediato, mas os conselhos Fiscal e Deliberativo voltam a se reunir e vão fazer um levantamento de todas as contas da AME. Se comprovada a fraude, Natalício será afastado e responsabilizado judicialmente.

Câmaras de Sena e Feijó recebem comunicados sobre cassações




No documento a presidência do TRE informa, aos presidentes, que no início da semana que vem será divulgado o calendário que regula as novas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre emitiu na manhã desta sexta-feira (25) notificação para que os presidentes das Câmaras de Sena Madureira, Wanderley Zaire Lopes, e Feijó, Cláudio Braga Leite, assumam imediatamente o cargo de prefeito dos respectivos municípios. Em ofício assinado pelo Desembargador Arquilau de Castro Melo, o TRE comunica aos presidentes das câmaras a cassação dos prefeitos Nilson Areal e Juarez Leitão, pela prática de compra de votos. Informa, ainda, que a decisão que rejeitou os Embargos de Declaração interpostos pelos prefeitos foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE/AC, nesta sexta-feira.
O ofício expedido pela presidência do TRE informa, por fim, que no início da semana que vem o Tribunal divulgará o calendário que regula as novas eleições em Sena Madureira e Feijó.
Fonte: Ascom/TRE

TSE convoca eleição para Sena e Feijó em 40 dias


Por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral do Acre derrubou ontem os “Embargos de Declaração” apresentados contra decisão anterior que cassou os mandatos dos prefeitos de Sena Madureira, Nilson Areal (PR), e de Feijó, Juarez Leitão (PT), respectivamente, devendo ainda hoje comunicar ás Câmaras Municipais dos dois municípios as vacâncias dos dois cargos, onde deverão assumir pelo prazo de 60 dias até a nova eleição, os presidentes Wanderley Zaire (PP) e Claudio Braga (PP). A Relatora do processo de Areal, Juíza Denise Bonfim, considerou o recurso sem fundamento e meramente protelatório, o mesmo acontecendo com o Juiz Federal Jair Facundes em relação ao caso de Leitão. Os dois prefeitos já anunciaram que vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, inicialmente pedindo que seja expedida uma Liminar para que respondam nos ato decargos os recursos que serão interpostos em Brasília.Segundo informações do TRE, após a publicação hoje no Diário Oficial das decisões tomadas ontem, os prefeitos Juarez Leitão (PT) e Nilson Areal (PR) serão comunicados por ofício que estão afastados dos cargos e em seus lugares assumirão os presidentes das Câmaras Municipais. O fato de algum dos prefeitos tentar protelar o recebimento das notificações, segundo fonte do tribunal, não será empecilho para que de imediato assumam os vereadores que presidem ambas Câmaras. Para a próxima semana oTRE já deverá estar publicando o calendários das eleições nos municípios de Sena Madureira e Feijó.A situação mais crítica para a Frente Popular do Acre é em Feijó, onde os melhores nomes não poderão disputar a prefeitura na nova eleição. Juarez Leitão estaria impedido legalmente com a cassação. O ex-prefeito Francimar Fernandes não pode ser candidato por ter cumprido dois mandatos seguidos, embora correntes achem ser atípica a nova eleição e já ter passado mais de 60 dias do mandato de Leitão. Fala-se também no deputado Merla (PT), outra liderança ascendente do município, mas, a tendência deste e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2010. Fora estes nomes os demais seriam fracos. Pela oposição virá o ex-vereador Dindin (PSDB) que perdeu a eleição passada por apenas 90 votos. Em Sena Madureira, embora a candidata da oposição Toinha Vieira (PSDB) seja muito forte, existem opções como a do vereador Wanderley Zaire (PP), que deverá estar no comando da prefeitura durante a disputa, e do empresário Tião Lucena (PT). O grupo do prefeito Nilson Areal, mesmo fora do poder será decisivo nesta escolha, até na indicação de um nome alternativo, que poderia ser o do ex-vereador Hermano Filho, da sua extrema confiança, que também teria o aval do PCdoB.

Prefeitura Realiza Curso Para 51 participantes em Tarauacá





A Prefeitura iniciou essa semana através do programa PROJOVEM do Governo Federal mais um curso para 51 participantes do sexo feminino atendendo com cursos de cabeleireiro, manicura e outros mais. Segunda a coordenadora Edizia que no término do curso as participantes irão receber o certificado. O curso está acontecendo no CRAS, que fica localizado no Bairro da Praia. A Instrutora do curso é a Leocélia Monteiro de Souza que acrescentou que o mesmo funciona em dois turnos, Manhã e Tarde.

Sena e Feijó terão novas eleições em 60 dias


Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre rejeitaram na tarde desta quinta-feira, 24, por 4 votos a 0, os dois embargos impetrados pelas assessorias jurídicas dos prefeitos dos municípios de Sena Madureira e Feijó, Nilson Areal e Juarez Leitão, respectivamente.
Após a publicação da decisão no Diário da Justiça nesta sexta (25), e a comunicação aos prefeitos e presidentes de Câmaras, começa a contagem de 60 dias para a realização de eleições nos dois municípios. De acordo as informações da assessoria de imprensa do TRE, Rafael Cadaxo, nesta sexta já será divulgado o calendário eleitoral a ser cumprido nas duas cidades acreanas. Ainda de acordo a assessoria, a decisão não impede dos prefeitos entrarem com recurso junto ao STE, porém, irão recorrer fora de seus mandatos. Após cientificados, assume a prefeitura os presidentes das Câmaras Municipais.

Embargos foram rejeitados por unanimidade
Considerada a ausência justificada da juíza eleitoral, Eva Evangelista e de Ivan Cordeiro, os demais juízes rejeitaram por unanimidade os embargos da defesa. Os recursos com textos basicamente semelhantes, argumentavam omissão nos julgamentos.
A relatora Denise Bonfim, em seu relatório, disse "que não houve discrepância e que os objetivos da defesa eram unicamente o de rediscutir matéria já designada". O relator Jair Facundes, responsável pelo relatório do embargo protocolado pelo prefeito de Feijó, afirmou que a finalidade do embargo é aclarar. Ele rejeitou os 11 quesitos citados pela defesa, citando itens antológicos e dando improvimento ao recurso.
Os votos dos relatores foram acompanhados pelos juízes Denise Bonfim, Maria Penha e Maurício Hohenberger. No caso da votação em que a relatora foi a juíza Denise Bonfim, o quarto voto foi do juiz Jair Facundes.

Ônibus desgovernado destrói poste de iluminação pública


Um acidente de trânsito foi registrado nas primeiras horas desta quinta-feira envolvendo um ônibus alugado ou que presta serviços para a Empresa Santa Marina (Unidade Rio Branco), de placas CGR- 4264 de Rio Branco.
O condutor não foi identificado. Não foi possível localizar nenhuma testemunha ocular do acidente. O condutor perdeu o controle da direção do veiculo, subiu ao meio fio e só parou quando bate em um poste. Danificou depósitos de lixo, luminárias e objetos da paisagem da recém construída pracinha ao lado da sorveteria Pinguim (Avenida Ceará, próximo ao Cine João Paulo.
Extra oficialmente o condutor teria saído com escoriações sem muita gravidade e submetido ao teste de bafômetro, deu negativo. A causa mais provável para o acidente, é que ele possa ter dormido ao volante, já que no local existe excelente visibilidade e duas pistas.

Carreta atropela ciclista que sofre fraturas nas pernas e esmagamento das genitais





Ciclista atropelado por carreta teve as pernas e bacia fraturas, exposição das genitais, lesão grave no ânus e reto, vísceras expostas e testículos esmagados não resistiu e morreu quando era submetido à cirurgia de emergência.
O grave acidente aconteceu por volta das 21h na estrada das Placas, entre os bairros Vila Nova e Wanderley Dantas.
O ciclista Francisco José Pinheiro da Silva, 36 anos trafegava em uma bicicleta quando uma carreta de cor branca o atropelou e o motorista da carreta se evadiu do local sem prestar socorro à vítima.
A vítima teve as pernas e bacia fraturas, exposição das genitais com lesão grave no ânus e reto, vísceras expostas e testículos esmagados.
Uma equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu socorreu a vítima a conduzindo ao Pronto Socorro de Rio Branco.
Apesar da gravidade dos ferimentos provocados pelo atropelamento Francisco deu entrada no Pronto Socorro lúcido, ele ainda informou aos médicos que havia ingerido um pouco de bebida alcoólica, mas que não estava embriagado, o que foi confirmado pelos plantonistas, já que ele conseguia responder oralmente as perguntas do médico.
Inicialmente no local do acidente testemunhas informaram que Francisco José transportava uma garrafa de cachaça na cueca e que durante o acidente a garrafa havia quebrado e teria provocado os ferimentos nas genitais.
Outras pessoas que testemunhas o acidente informaram que não era uma garrafa de cachaça e sim uma garrafa de café, mas Francisco disse aos médicos que não transportava nenhuma garrafa e não lembrava exatamente qual o veículo teria batido nele.
Assim que deu entrada no Pronto Socorro a vítima foi encaminhada para sala de cirurgia onde uma equipe médica formada por cirurgiões, ortopedistas e urologistas aguardam para iniciar procedimento cirúrgico.
Mas, durante a cirurgia devido aos graves ferimentos Francisco José não resistiu e morreu por volta das 23h.

MP pede pena máxima e indenização de R$ 500 mil em julgamento de ex-deputado


No terceiro dia do julgamento do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, retomado na manhã desta quarta-feira (23), em Rio Branco, o Ministério Público pediu a pena máxima de 30 anos de prisão para os réus e uma indenização de R$ 500 mil, a ser paga por Pascoal, para a família do mecânico Agilson Firmino dos Santos, que foi torturado e teve o corpo cortado com o uso de uma motoserra, em setembro de 1996.
Depois que a acusação foi sustentada pelos representantes do MP, advogados de defesa dos três réus no processo terão o direito de se pronunciar. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal du Júri do Acre, a previsão é de que a sentença final do julgamento seja divulgada até quinta-feira (24).Hildebrando Pascoal e outras duas pessoas são acusados de matar o mecânico. A acusação afirma que o crime foi cometido por vingança pelo ex-parlamentar e sua quadrilha.
O julgamento começou na segunda-feira (21). Na terça, os três acusados foram ouvidos e, de acordo com o Tribunal de Justiça do Acre, todos se declararam inocentes. Pascoal pediu para o juiz para fazer a sua defesa.
O TJ informa que o juiz determinou que cada um dos três advogados de defesa terá direito a uma hora e meia para se pronunciar. No total, serão seis horas. O Ministério Público, responsável pela acusação, teve o mesmo tempo. Para réplica e tréplica, o prazo individual ficou fixado em uma hora.
Pascoal é acusado de comandar um grupo de extermínio que agia no Acre entre 1995 e 1999. Ele já foi condenado a mais de 80 anos de prisão por outros crimes, incluindo tráfico de drogas e a morte de um policial. Esta é a primeira vez que Pascoal é julgado pela Justiça do Acre. Ele pode ser condenado a mais 30 anos de prisão no caso que ficou conhecido como o "crime da motosserra".
Outros réus
Pedro Pascoal, irmão de Hildebrando Pascoal, também é réu no processo, mas apresentou um atestado médico justificando a ausência, de acordo com a assessoria do tribunal. O documento foi aceito, mas passa por perícia. O julgamento de Pedro Pascoal deverá ser realizado na próxima segunda-feira (28).
O TJ afirma que, além deles, outras quatro pessoas foram denunciadas por envolvimento no crime. Três tiveram seus processos desmembrados e devem ser julgados separadamente entre outubro e novembro deste ano. O outro faleceu e o processo foi arquivado.

Polícia é chamada após gritos, mas acha apenas casal fazendo sexo


A polícia de Alice Springs, na Austrália, atendeu uma ocorrência às pressas, na terça-feira (23), após receber uma denúncia de que alguém estava em perigo. No entanto os agentes encontraram apenas um casal fazendo sexo, segundo o jornal "Northern Territory News". De acordo com o periódico, a polícia recebeu uma chamada de emergência de uma mulher, que relatou que ouviu gritos, por volta das 6h30, de uma pessoa que estaria "em perigo". Mas, quando chegaram ao local, os agentes acharam um homem e uma mulher nus fazendo sexo em um colchão em um beco atrás da propriedade do casal. O incidente aconteceu uma semana depois de um casal ter sido pego fazendo sexo em um carro supostamente roubado durante uma parada em posto de combustível.

Repórter da TV Acre usa câmera espiã em julgamento e é preso


O gerente de jornalismo da afiliada da Globo, Jefferson Dourado foi encaminhado para sede da Policia Federal
O repórter Jefferson Dourado, gerente de jornalismo da TV Acre [Rede Globo] foi acusado por agentes da Polícia Federal de fazer imagens com uma caneta espiã, no interior do plenário do Júri, onde estão sendo julgados Hildebrando Pascoal, Sargento Alex e Adão Libório. Ele foi conduzido até a sede da Delegacia da Policia Federal. O julgamento nesse momento, foi suspenso pelo Juiz Leandro Gross, para tentar conter os ânimos do promotor Leandro Portela. O clima é tenso no Tribunal do Júri.
Jairo Carioca, direto do Fórum Barão do Rio Branco

Casa desaba e soterra duas pessoas no Educandos


Uma casa de madeira localizada à margem do Rio Negro, no bairro Educandos, zona Sul de Manaus, próximo ao Amarelinho, desabou na manhã de hoje (22), por volta das 11h30, com uma mulher grávida, de idade e nome não revelados, e uma criança de aproximadamente dez anos.Segundo o Corpo de Bombeiros a casa ficou completamente soterrada e as duas vítimas foram retiradas inconscientes. Elas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram levadas para um pronto socorro em estado grave. O sargento Ruiz, que atendeu a ocorrência, afirmou que toda a área corre risco de desabar. As outras famílias que morram no local foram orientadas a deixarem o local.As causas do deslizamento ainda não podem ser apontadas com precisão segundo o Corpo de Bombeiros, mas o deslizamento pode ter sido causado pelos fortes ventos registrado na manhã de hoje.O Corpo de Bombeiros continua realizando novas buscas porque, segundo moradores do local, pode haver outras vítimas.

Gato nasce com boca no pescoço, um olho na testa e rabo de rato




Moradores da Travessa Rodrigues, Bairro da Paz ficaram assustados com um gatinho que nasceu na manhã desta terça-feira, 22.
O animal que nasceu com anomalias congênitas apresentava orelhas abaixo da cabeça, boca no pescoço e um único olho.
Segundo a proprietária da gata " Yuri" de sete anos de idade, o animal deu cria a quatro filhotes, três nasceram perfeitos e um apresentando características de morcego e rabo de rato.
O nascimento do animal bizarro chamou atenção dos vizinhos que curiosos e assustados passaram a comparar a afirmar que o animal é uma mistura de rato com morcego, outros que ele parece um mini Mapinguari (figura mitológica da Amazônia) e uns mais radicais que o gato seria sinal dos fins do tempo.
O filhote morreu horas depois de nascer, mas deixou uma grande interrogação. O que aconteceu para nascer daquela forma. Seria mesmo somente uma anomalia congênita, ou sinais do tempo como crêem alguns.

Prefeito cassado de Feijó entra com embargos no TRE


O prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PT), entrou nesta segunda-feira (21) com embargos de declaração no Tribunal Regional Eleitoral do Acre na tentativa de reverter a decisão do próprio TRE, que no dia 15 deste mês cassou seu mandato e do vice-prefeito, Marco Antônio Lima. Os dois foram condenados por compra de votos nas eleições de 2008. Eles são acusados de distribuir sacolões e tijolos em troca do voto dos eleitores. No recurso, Juarez Leitão pede que o TRE reconheça “omissões, obscuridades e contradições no julgamento”. Segundo o prefeito, o objetivo dos embargos é esclarecer a decisão que foi tomada pelo TRE/AC. O relator do caso, juiz Jair Facundes, deverá levar o recurso à apreciação da Corte Eleitoral nas próximas sessões.

Agricultores mantêm vereadores como reféns em Marechal Taumaturgo


Cerca de 60 agricultores do Projeto de Assentamento do Rio Amônia, em Marechal Taumaturgo, estão mantendo sete vereadores como reféns na Câmara Municipal. Eles reivindicam a presença na cidade de representantes do Incra, do Ibama e da Funai para esclarecerem o destino de aproximadamente 150 pequenos produtores rurais do assentamento, cujas terras foram reconhecidas e demarcadas como reserva indígena da etnia Apolima Arara, recentemente homologada pelo Ministério da Justiça.De acordo com o presidente da Câmara, Jamesson Silva Oliveira (PP), os agricultores procuraram os vereadores na tarde de ontem (21) solicitando uma reunião para debater o problema. “Ao final da reunião, às 15 h, eles decidiram nos manter aqui e só prometem nos liberar quando vierem os representantes federais”, explica Jamesson.O agricultor José Carlos Félix da Silva, de 45 anos, afirma que nasceu nas margens do rio Amônia e só vai sair dali “depois de morto”. Segundo ele, as famílias que vivem no Projeto de Assentamento já foram expulsas de outra área indígena, do grupo Ashaninka, há 22 anos, e ouviram do presidente da Funai na época que aquelas terras não eram de interesse indígena. “Até quando vamos ficar sendo expulsos?”, pergunta Zé Carlos.A deputada estadual Perpétua de Sá (PT) fez um pronunciamento na manhã desta terça-feira pedindo a intermediação da Assembleia na solução do conflito através da Comissão de Legislação Agrária. A deputada defende a localização de outra área para o assentamento das famílias e o pagamento de uma indenização pelas benfeitorias de cada propriedade. Segundo Zé Carlos, cada família possui lotes de 60 a 100 hectares onde cultivam arroz, feijão, milho, cana-de-açúcar e criam animais.