Médicos formados em Cuba continuam sem poder exercer a profissão no Brasil


Enquanto no Brasil crianças ainda morrem por ataque de verminose, dada a carência de profissionais na área de atenção básica de saúde, mais de 340 médicos formados em Cuba não podem exercer a profissão em decorrência da burocracia imposta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na hora de revalidar o diploma. Oito acreanos integram a lista e outros 35 estão em formação.
Anualmente, 100 bolsas são disponibilizadas pelo governo cubano para brasileiros que querem fazer Medicina. A indicação é feita através de entidades sociais, como os partidos políticos. O candidato é submetido ainda a uma prova de seleção, aplicada em Brasília e depois tem que fazer um curso de seis meses, conhecido como Pré-Médico. Cumpridas estas etapas, estará apto a fazer o curso. O problema é quando retorna ao Brasil e o sonho de exercer a profissão se transforma num grande pesadelo.
"Temos casos de médicos que se formaram há cinco anos e até hoje não conseguiram revalidar o diploma", informa o acreano Janilson Lopes Leite, coordenador da Associação Brasileira de Estudantes de Medicina em Cuba (ABEMEC). Segundo ele, a luta pela revalidação já dura cinco anos. Começou em 2004, quando os estudantes entregaram uma carta ao presidente Lula, durante visita realizada por ele à Escola Latino Americana de Medicina, em Cuba.
A reivindicação surtiu efeito. De volta ao Brasil, Lula criou um Grupo de Trabalho formado por representantes dos Ministérios da Saúde, Trabalho e Relações Exteriores para buscar uma saída para o problema. O presidente voltou ainda à Cuba acompanhado de um grupo de reitores de diversas universidades brasileiras para que eles pudessem fazer uma avaliação do curso de Medicina.
"Daí surgiu à proposta da implantação de um projeto piloto para a criação do Sistema de Revalidação de diplomas de todos os médicos formados no exterior, a começar por Cuba", diz Janilson. Através desse sistema, a revalidação seria feita mediante a aplicação de provas teórica e prática pelo Ministério da Saúde. O projeto piloto seria iniciado agora em setembro, mas o Conselho Federal de Medicina já anunciou que vai ingressar com uma ação judicial para impedir.
"Estamos nos preparando para a prova e buscando apoio para tentar resolver esta questão de uma vez", assegura, acrescentando também que uma discussão foi iniciada com o governo do Acre, na tentativa de implantar um convênio com a Escola Latino Americana de Medicina para o aproveitamento destes profissionais. "Nós podemos trazer para o Acre quantos médicos o governo necessitar", garante Janilson.
Convênio com o governo acreano - Além do governo, a Universidade Federal do Acre e a Assembléia Legislativa também participam da discussão. "A idéia é envolver mais pessoas na discussão, como o médico e vice-prefeito, Eduardo Farias, e o senador Tião Viana", disse. Através deste convênio, os médicos formados em Cuba, iriam realizar uma complementação de seis meses no Acre para revalidar o diploma, oferecendo seus trabalhos na rede pública de saúde, com o compromisso ainda de passar mais um ano no interior do Estado. Janilson está atualmente em Rio Branco para dar encaminhamento a discussão.
Dulcineia Azevedo, redação ac24horas

Fechamento da BR 364 lota hotéis na cidade de Feijó


A BR 364 foi fechada novamente na tarde desta segunda-feira, 31, deixando centenas de turistas ilhados em Feijó
à caminho de Rio Branco. Entre os turistas estão cerca de 20 servidores da Assembleia Legislativa que voltavam do II Encontro da Integração Juruá, Ucayali, Huánucu e Ancash, realizado em Cruzeiro do Sul. O evento foi encerrado na tarde de domingo com a participação de 23 dos 24 deputados estaduais, a bancada federal e o senador Tião Viana.
Ao final do encontro o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, firmou compromisso com os governadores de Ucayalli e Áncash, estados da fronteira e da Costa do Pacífico, respectivamente, para realizar umintercâmbio estudantil no final deste ano letivo premiando os melhores alunos das escolas públicas do Juruá.
Também foram firmados acordos comerciais entre empresários de Cruzeiro do Sul e do Peru para a compra de cimento e ferro para construção civil. Os peruanos vão comprar carne congelada e sêmem de gado nelore puro de origem para melhoramento do seu rebanho. De acordo com eles, o rebanho bovino da Amazônia peruana foi praticamente dizimado durante incursões do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso nos anos 80/90.
João Mauricio

"ANACONDAS DO FORRÓ": ESTOURADO NO FESTIVAL DE PRAIA DE BOCA DO ACRE


Mais um final de semana e domingo agitados na Praia do Gado. No lual, sábado (29), a banda de Rondônia "Anacondas do Forró" fez um grande show que não deixou ninguém ficar parado.Os forrozeiros foram antecedidos pela banda Swing Bom. Os suigueiros tocaram de tudo, preparando a arena que mais tarde pegaria fogo com a cobra grande, que passeou pela Praia do Gado, deixando o rastro de uma festa marcante.A boa música foi acompanhada de belas dançarinas. As musas da "Anacondas do Forró" levaram o público masculino à loucura, com muita sensualidade e interatividade com o público, convidando os homens para participar da dança no palco.O show caminhou madrugada à dentro e obteve a aprovação total do público, que compareceu em massa.

Carreta mata motociclista que tentava cruzar a BR-364, no Belo Jardim

Vítima foi esmagada pelo caminhão do tipo "julieta" e que chegou a incendiar com o impacto contra a moto
Um homem de 55 anos foi esmagado por uma carreta, ao tentar cruzar a BR-364, no quilômetro 8, próximo ao bairro Belo Jardim, na tarde deste domingo. Expedito Marcelino da Silva, de 55 anos, foi esmagado pelo caminhão do tipo "julieta", de carroceria alongada e dividida em duas.
A carreta, conduzida pelo motorista profissional Arno Félix Fogaça dos Santos, 59 anos, estava carregada de caixas de óleo de cozinha.
Com o impacto, um início de incêndio aconteceu, após explodir o tanque da motocicleta. O fogo, que poderia adquirir proporções alarmantes por conta do óleo, foi controlado rapidamente pela população, até a chegada da Brigada de Combate a Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar.
A violência da tragédia impressionou as testemunhas: Expedito foi completamente dilacerado pelo caminhão, tendo ficado imprensado contra as primeiras rodas da carroceria do veículo, enquanto que a moto ficou enganchada sobre o último eixo.
Após o acidente, a polícia descobriu que tanto a vítima quanto o motorista trabalhavam na mesma firma, especializada em comércio no atacado. "Uma triste coincidência", lamentava um patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal.
O motorista da carreta foi submetido a exame do bafômetro, em que o resultado foi negativo.
Segundo testemunhas o condutor da carreta tentou desviar e evitar o acidente, mas não conseguiu. As marcas da frenagem deixam claro que o carreteiro ao tentar evitar o acidente invadiu a pista contrária.
Visivelmente abatido e estado de choque o motorista foi levado por policiais rodoviários federais a Delegacia Central de Flagrantes - Defla.



Disputa pela mesma mulher gera briga e morte em Sena Madureira


Ontem por volta das 16 horas, na Praia do Amarilio [Sena Madureira-Ac], Cirleudo Xavier dos Santos
, 28 anos, residente na boca do Caeté, foi assassinado por um homem ainda não identificado. Tudo aconteceu quando vítima e acusado discutiram pela mesma namorada. O acusado que já está preso e terá seu nome e foto divulgado ainda hoje, se apossou de uma faca e desferiu contra a vítima, atingindo-a no abdômen.
O acusado está em uma das celas da delegacia de policia da cidade, de onde será encaminhado à Unidade de Recuperação Social Evaristo de Moraes.
Ronaldo Duarte

Começa a contagem do prazo para Areal recorrer da cassação





Apesar de a decisão ter sido proferida na sessão ordinária de terça-feira (25), só foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional do Acre, da última sexta-feira (28), o Acórdão (nº 1.784/2009) que confirma a cassação dos mandados do prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal (PR), e seu vice, Jairo Cassiano (PMN). Como do ponto de vista legal, considera-se como data da publicação o primeiro dia útil ao da disponibilização da informação no DJE, a contagem do prazo para ambos recorrerem da decisão começa somente nesta segunda-feira (31).
O prazo para os advogados de Nilson e Jairo ingressarem com recurso no Tribunal Superior Eleitoral é de três dias. Ou seja: eles têm até quarta-feira para ingressar com a ação. A dúvida que divide os especialistas em direito eleitoral é se prefeito e vice permanecem no cargo enquanto não sair uma decisão final do TSE, ou se o Tribunal Regional Eleitoral do Acre vai fazer cumprir sua decisão.
Os mais otimistas acreditam que Areal vai conseguir se manter no cargo até o julgado final. Outros, porém, afirmam convictos, que o TSE costuma manter afastados dos cargos os gestores condenados. Mas todos sabem que essas decisões geralmente são mantidas quando há unanimidade pela cassação e este não foi o caso. A decisão que cassou os mandatos de Nilson Areal e Jairo Cassiano foi confirmada com voto de desempate do presidente Arquilau de Castro Melo, uma vez que nas preliminares houve empate de 3 a 3 entre os juízes que compõem a corte. Além de Arquilau de Castro Melo, votaram pela manutenção da sentença da juíza Taís Borges, os juízes Jair Facundes, Denise Bonfim e Maria Penha. Acompanharam a relatora Eva Evangelista pela reforma da sentença, os juízes Ivan Cordeiro e Maurício Hohenberger.
Nilson Areal foi eleito com 9.655 votos, o que representa 53% dos votos válidos. Neste caso, de acordo com a legislação eleitoral, caso seja mantida a sua cassação e de seu vice, novas eleições devem ser realizadas no município de Sena Madureira, pois o candidato eleito obteve mais de 50% dos votos válidos.
CONFIRA NA INTEGRA AS DUAS TESES:
Voto vencedor:
RECURSO ELEITORAL - ELEIÇÕES 2008 - PREFEITO E VICE-PREFEITO - DISTRIBUIÇÃO DE TELHAS - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO CONFIGURADA - MANUTENÇÃO DAS SANÇÕES DE MULTA E CASSAÇÃO DOS MANDATOS - ART. 41-A DA LEI N. 9.504/97 - RECURSO PROVIDO - NOVAS ELEIÇÕES - SENTENÇA MANTIDA.
1. A vedação à captação ilícita de sufrágio visa a proteger o voto livre do eleitor.
2. A participação direta ou a mera anuência do candidato na obtenção de votos de maneira ilícita, especialmente quando verificada a distribuição gratuita de telhas com o objetivo de captação de votos, comprovada por meio de conjunto fático-probatório suficiente e idôneo, configura a arregimentação ilícita de votos que merece a reprimenda do art. 41-A da Lei n. 9.504/97 e, tratando-se de candidato já diplomado, a cassação do respectivo diploma.
3. Nos termos do art. 224 do Código Eleitoral, há que se realizarem novas eleições quando verificado que o candidato obteve mais de 50% dos votos válidos.
4. Decisão mantida pelos seus próprios fundamentos.
Voto vencido:
RECURSO ELEITORAL - REPRESENTAÇÃO - CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO (ART. 41-A DA LEI Nº. 9.504/97) - PREFEITO E VICE-PREFEITO - AUSÊNCIA DE PROVA DA AUTORIA OU DA ANUÊNCIA DOS CANDIDATOS - INDÍCIOS E PRESUNÇÃO - CONJUNTO PROBATÓRIO INSUFICIENTE - RECURSO PROVIDO.
1. A controvérsia e a desarmonia da prova testemunhal não consubstanciam os elementos indiciários da prática da conduta prevista no artigo 41-A da Lei nº. 9.504/97.
2. Não se admite a condenação fundada somente na presunção. A presunção da existência de um "esquema" de compra de votos cede em face da insuficiência da prova oral e documental. A presunção, por si, não revela a consistência das provas sobre a infração narrada na Representação, haja vista que a presunção exige do julgador agregá-la a um fato indiciário ou à soma desta presunção com outra.
3. A aplicação da penalidade por captação ilícita de sufrágio, por sua gravidade, deve guardar sintonia com outro elemento ao menos indiciário. Precedente: Agravo de Instrumento nº. 6.385. Relator Ministro Marco Aurélio. DJE de 02.06.2006.
4. "A caracterização da captação ilícita de sufrágio exige a prova de que a conduta fora praticada em troca do voto do eleitor" (Recurso Ordinário nº. 1412/09. Rel. Min. Marcelo Henrique Ribeiro de Oliveira. DJE de 06.05.2009)", condição indemonstrada nos autos.
5. Incumbe ao Representante apresentar provas, indícios e circunstâncias suficientes a demonstrar a plausibilidade dos fatos narrados, não sendo exigida dos Representados a produção de prova negativa.
Dulcineia Azevedo, redação ac24horas

Binho recebe delegação peruana e traça novas metas para integração




Governador Binho Marques recebeu a comitiva peruana no Palácio Rio Branco
No encontro foram firmadas parcerias com a proposta de unir esforços para a efetiva integração entre os dois países (Foto: Gleilson Miranda/Secom) O governador Binho Marques recebeu na noite de sexta-feira, no salão nobre do Palácio Rio Branco, representantes da delegação peruana que está no Acre para participar do 2º Encontro Político Empresarial de Integração Fronteiriça Acre-Ucayali. Os debates fazem parte dos compromissos firmados no início desse ano com a vinda dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alan Garcia, no qual foram firmadas parcerias com a proposta de unir esforços para a efetiva integração entre os povos dos dois países, em especial do Acre e da região de Ucayali.
Durante a solenidade, Binho Marques enfatizou que a mobilização que está em andamento é diferente do conjunto de pactos que já foram firmados anteriormente. Segundo ele, em pouco mais de seis meses, vários encontros aconteceram e os avanços já podem ser mensurados. Como a Semana da Amazônia em Cuzco, a participação dos empresários peruanos na Expoacre e na Expoacre Juruá e as reuniões de trabalho. "Estamos avançando no processo de fortalecimento de uma mobilização que possibilita o desenvolvimento econômico e justo. A concretização dos acordos refletem o novo momento", avalia o governador.
Binho Marques e os presidentes regionais de Ucayali e Ancash, Jorge Velásquez e Cezar Alvarez, destacaram que os desdobramentos dos encontros realizados até agora são favoráveis, e já demonstram que os compromissos estão sendo cumpridos. Prova disso, são os avanços diplomáticos na questão da integração através do comércio aéreo Cruzeiro do Sul/Pucallpa, o que irá possibilitar a implantação do fluxo regular de transporte aéreo para cargas e passageiros entre as duas regiões a partir de outubro.
A exposição e comercialização de frutas e hortaliças e de produtos artesanais na Expoacre Juruá já é resultado da primeira importação via aérea. Quase 24 toneladas de produtos peruanos foram desembarcados em Cruzeiro do Sul. Para o presidente regional de Ucayali, Jorge Velásquez, a primeira importação comprova o esforço e o trabalho conjunto. "Os resultados são possíveis em razão das condições políticas que estão sendo criadas". Cezar Alvarez, presidente regional de Ancash, destacou que a integração encurta distâncias e fomenta novos mercados. "Tenho certeza de que com a consolidação da integração muitas empresas irão se instalar no Acre pela proximidade com os portos do Oceano Pacífico".

Decisão sobre candidatura à presidência será tomada só em 2010, diz Marina


A senadora Marina Silva assinou neste domingo (30) sua filiação ao PV em cerimônia em São Paulo, mas disse que a decisão sobre a candidatura à presidência será tomada só em 2010.

"Me sinto honrada com o convite para disputar a presidência e com a recepção da ideia pelas pessoas. Mas a decisão só vamos tomar em 2010", disse Marina, que é senadora pelo Acre.

Segundo Marina, a decisão de deixar o PT foi muito “difícil e dolorosa”, mas disse que a decisão de se filiar ao PV agora se faz alegre. Ao falar sobre a saída do PT, a senadora chorou.“Às vezes, dentro de uma casa, é necessário que a gente saia para fazer a sua própria casa. Isso não significa se que está rompendo com o seu passado. Estou saindo para fazer outra casa, e para morar talvez na mesma rua”, disse a senadora, que foi recebida por militantes do PV aos gritos de "Brasil urgente, Marina presidente".

“Não foi fácil chegar até aqui. Tenho 30 anos de militância no PT, e neste tempo realizamos muitas coisas boas”, lembrou Marina, apontando também seus objetivos no PV. “Não venho com a ilusão de um partido perfeito, mas de que homens e mulheres de bem podem aperfeiçoar as instituições”.

Disputa com Dilma
Sobre um suposto embate com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que teria motivado sua saída do PT, Marina disse que "a sociedade tem visões diferentes sobre essa questão do desenvolvimento sustentável e isso ocorre também dentro do governo. Não vou me colocar de vítima da ministra Dilma".

saiba mais
Marina vai tirar votos de PSDB e PT, dizem dirigentes do PV
Marina Silva ‘abala’ a política brasileira, diz NYT
Marina confirma filiação ao PV e se diz 'mantenedora de utopias'
Em dia de chuva e frio em SP, movimento 'Vem Marina' atrai cerca de 30 pessoas
É muito difícil dividir o eleitorado do PT, diz Lula sobre Marina Silva
FHC diz que candidatura de Marina Silva seria um 'avanço'
PT do Acre aponta 'momento difícil' e prevê desfiliações após saída de Marina
Segundo a senadora, quando ela era ministra do Meio Ambiente, "o que não havia consenso [entre ela e Dilma] seguia para o presidente Lula arbitrar. Quando era ministra, até fizemos algumas coisas juntas".

Luz do partido
O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) disse que "valeu a pena manter o PV vivo por mais de 20 anos. Valeu a pena para esperar esse momento histórico, para receber a Marina Silva"."Ela é a luz que ilumina o nosso partido e que manterá o nosso partido aceso", disse o deputado.

Gabeira aproveitou o evento para fazer críticas ao governo federal e ao Congresso. "É fundamental mencionar a ética na politica. Esse tema é importante porque temos no governo hoje um governo moralmente frouxo e um Congresso apodrecido."

O presidente do partido, José Luiz de França Penna, disse que a decisão de sair candidata ou não a presidente é da senadora. “Se a Marina decidir, nós vamos apoiar. É uma questão de conforto – de ela se sentir confortável com a candidatura. Se na trajetória ela decidir por outra coisa, nós a apoiamos.”

Desembargadora Eva Evangelista pede exoneração do cargo de corregedora do TRE do Acre


Segundo o jornalista Altino Machado, o motivo teria sido as declarações do desembargador Arquilau de Castro Melo em reportagem de ac24horas. A desembargadora Eva Evangelista votou pela reforma da sentença da juíza Thaís Aboukhalil, que cassou o prefeito, gerando um empate de três a três na votação. O voto de desempate foi proferido ao final da sessão pelo presidente do TRE, desembargador Arquilau de Castro Melo.

JULGAMENTO HILDEBRANDO

A disputa pelas 64 vagas destinadas à comunidade para assistir ao julgamento do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal e outros três acusados pelo assassinato (1996) do mecânico Agilson Firmino dos Santos, o "Baiano", já começou. Pessoas de todo o lugar do país estão procurado a Secretaria do Tribunal do Júri, localizada no Fórum Barão do Rio Branco para garantir participação no julgamento, agendado para o dia 21 de setembro.
O Tribunal do Júri de Rio Branco tem capacidade para abrigar 180 pessoas sentadas. Além das 64 vagas destinadas a comunidade, também serão definidas cotas de participação para os familiares dos acusados e da vítima e jornalistas. No caso da imprensa, o credenciamento será realizado pela Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça.
Segundo informações colhidas junto a Secretaria do Tribunal do Júri Popular, qualquer pessoa pode se inscrever para participar do julgamento, mas tem que está ciente de que as 64 vagas serão preenchidas através de um sorteio, em data ainda a ser definida. Esta foi à forma encontrada pelo titular da Vara, Leandro Leri Gross, de garantir a participação justa de toda a comunidade na disputa. Até o momento não se cogita a mudança de local.
Transmissão simultânea descartada - Chegou a ser ventilada a possibilidade de ser instalado um telão, do lado de fora do Tribunal, para garantir um maior número de participantes, através da transmissão simultânea do grande júri. A idéia, porém, foi descartada pelo juiz Leandro Leri Gross.
Defesa X acusação - O Ministério Público e os advogados de defesa ainda não se manifestaram nos autos em relação à quantidade de assistentes que pretendem levar ao júri. No caso da defesa, sabe-se que serão quatro advogados, um para cada acusado, existindo a possibilidade de ser limitada a indicação de apenas um assistente para cada um deles. O MP tem mantido o sigilo em torno da sua participação, mas especula-se que quatro promotores devam ser escalados para formular a denúncia, um para cada acusado.
Fórum funcionará normalmente - O júri do "crime da motosserra" como ficou conhecido o caso está agendado para o dia 21 de setembro, uma segunda-feira. Apesar da grande concentração de pessoas no local, o expediente no Fórum Barão do Rio Branco funcionará normalmente.
Policiamento reforçado - Segundo informou a Secretaria da Vara do Tribunal do Júri, o juiz Leandro Leri Gross já oficiou o comando da Polícia Militar do Acre para preparar o esquema de segurança necessário a um júri deste porte. A previsão é de que todas as ruas que dão acesso ao Fórum sejam bloqueadas no dia do julgamento. A Polícia Federal também já teria se colocado a disposição para ajudar no que for necessário.
Defesa diz que não vai aceita excessos - Sanderson Moura, advogado de defesa do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, já antecipou que não vai aceitar excessos no tratamento dispensado a seu cliente durante o julgamento. "O Hildebrando já comprovou que não oferece risco durante o julgamento, por isso não vamos aceitar possíveis excessos que venham a ser cometidos, principalmente no tocante a segurança", avisou.
Dulcineia Azevedo, redação ac24horas

Choque frontal na BR-364 deixa um morto e outro ferido


O cidadão Clério Augusto de Jesus, 41, foi vítima fatal de um acidente de trânsito no início da noite desta quinta-feira, 27.
Ele conduzia um Fiat NBX 7412, sentido Bujari/Rio Branco. No sentido inverso trafegava o motociclista Francisco Aloísio Pinheiro da Silva 32, conduzindo a moto XLR de placas MZP 3860.
Ainda não foi esclarecido a causa do acidente, mas especula-se que um dos condutores teria tentado desviar um buraco na pista e não conseguiu evitar a colisão frontal.
O condutor da moto foi jogado à distância e milagrosamente conseguiu se salvar. Já o veiculo saiu da estrada em sucessivas capotadas matando seu condutor.
Com fotos e informações de Gleyciano Rodrigues

Arquilau, um juiz de causas nobres


O assunto mais comentado da semana foi o voto de desempate do desembargador Arquilau de Castro Melo em favor da cassação dos mandatos do prefeito e vice de Sena Madureira, Nilson Areal e Jairo Cassiano. Para muito os votos favoráveis as perdas dos mandatos dos dois políticos do Iaco seriam apenas um jogo de cena do Justiça Eleitoral do Acre e que no final Nilson permaneceria prefeito por força da influência da Frente Popular do Acre no judiciário acreano.
Mas se enganou quem apostou nisso e por 4 votos a 3 caiu o prefeito de grande prestígio da aliança, com o voto de minerva de Arquilau de Castro Melo, que considerou suficiente as provas apresentadas no processo.
"A sentença da juíza [Thaís Borges ] eleitoral de primeira instância foi muito minuciosa, ela analisou cada detalhe e eu acho que se saiu muito bem. Li os autos do processo e estou convencido que realmente houve a captação ilícita de sufrágio, por isso voto pela cassação dos mandatos e anulação dos votos do prefeito e vice de Sena Madureira", salientou o presidente do TRE do Acre, na justificativa do seu voto de desempate.
Antes da sessão, nos bastidores as conversas eram de que Arquilau de Castro Melo não suportaria a pressão de políticos e votaria pela permanência de Nilson Areal, mesmo com decisão contraria da juíza Thaís Borges que decidiu pelo afastamento do prefeito, em junho deste ano.
- O senhor foi muito pressionado para votar favorável a permanência do prefeito?, perguntou um repórter ao desembargador Arquilau de Castro Melo. A resposta foi singela, assim como ele é:
- É claro que num processo desses existem muitas pessoas envolvidas e cada um advoga no seu interesse. Recebi muitas pessoas, ouvi todas elas, mas isso não significa dizer que é uma pressão para que eu vote de acordo com interesses de quem conversou comigo. Votei pela minha consciência, com as provas dos autos. Um juiz tem que ter caráter, não se pode deixar levar por esse ou aquele interesse. Eu sou juiz para proporcionar justiça, e isso é o que interessa.
Ao ser questionado se tinha sido procurado por algum político influente para declinar voto em favor de Areal o desembargador deu como resposta uma boa risada.
Sobre seu ponto de vista com relação ao prefeito Nilson Areal o desembargador foi claro:
- Não sou contra nem a favor de Nilson Areal. Sou pela legalidade, pelo voto livre e pela justiça. Meu voto foi baseado em dados concretos, em provas e não no que ele representa para a comunidade ou grupos políticos. Assim eu votei e assim votarei em todas as vezes que for necessário, concluiu.
Para a sociedade o voto de Arquilau de Castro Melo foi de qualidade e serviu para resgatar a credibilidade da justiça acreana, que tem sido muito questionada em suas decisões. O voto de Arquilau servirá como esperança para aqueles que anseiam por justiça. Agora, antes de emitir qualquer juízo sobre esse ou aquele voto de um magistrado, é bom não esquecer o que disse Arquilau: "Um juiz tem que ter caráter; Eu sou juiz para proporcionar justiça..."
Roberto Vaz - da redação ac24horas

Jacaré de quase 4 m assusta banhistas e é capturado em praia do Pará


De acordo com relato de banhistas que estavam na Praia Verde, na cidade de Conceição do Araguaia, localizada a mil quilômetros de Belém (PA), um jacaré medindo 3,7 metros e pesando mais de duzentos quilos tentou atacar um "barqueiro", que fazia o transporte de pessoas para o outro lado do rio.

Por sorte, apenas a parte dianteira da canoa foi atingida. Pescadores que estavam no local usaram uma corda para laçar o animal e com o auxílio de uma pequena embarcação motorizada conseguiram puxar o animal para a margem da praia.

Ferido com um golpe de arpão (ferramenta artesanal usada para pescar) o jacaré foi imobilizado. Como na cidade não tem Corpo de Bombeiros, homens do Grupo Tático da Polícia Militar ajudaram na captura do animal na última sexta-feira.

O pescador identificado como Raimundo, que laçou o jacaré, disse que o animal foi atraído pelo cheiro de resto de comida e peixe jogados no rio Araguaia por turistas, que, nessa época do ano, frequentam a praia.

O jacaré foi levado em uma viatura da PM para um lago próximo a Conceição do Araguaia.

Acerto de contas entre traficantes um morto e outro em estado grave no PS


Indivíduo perdeu sangue ao ser atingido na veia femural; antes, porém desferiu quatro facadas e dois tiros no desafeto, na frente dos filhos
Uma briga motivada por um acerto de contas do tráfico de droga, num quarteirão da Rua Beira Rio, no bairro Cidade Nova, na manhã de ontem (quarta-feira, 26), matou Jairo de Morais Rocha, 28 e deixou João Carlos Cavalcante, 32, o "Caboclo" gravemente ferido.
Jairo de Morais Rocha, foi atingido com um tiro na perna acertando a veia femural, a principal da perna.
Segundo testemunhas, Jairo teria invadido a residência do morador do quarteirão, João Carlos Cavalcante, o "Caboclo", de 32 anos, para assassiná-lo a tiros e a facadas.
Jairo desferiu quatro facadas e dois tiros de revólver 38 em Caboclo, que mesmo ferido, conseguiu tomar a arma e desferir um tiro em Jairo.
Depois disso, Jairo deixou o local, percorreu 200 metros e ao se deparar com um barranco, ficou. Por ter perdido muito sangue, Jairo morreu minutos depois dependurado ao barranco.
O estado de Caboclo, segundo boletim médico do Pronto Socorro, também é gravíssimo, ele foi atingido com seis facadas nas costas, duas no pescoço e dois tiros na face.
Ele estava com os filhos, um de sete e outro de nove anos, quando teve o apartamento invadido pelo que morreu. As crianças entraram em estado de choque e continuam sob os cuidados da avó paterna.

Integração- Comitiva peruana será recebida nesta sexta em Cruzeiro do Sul

É o segundo grande passo para a integração entre o estado do Acre e o departamento peruano Ucayali. Um grupo de 140 peruanos devolve a visita da comitiva brasileira que esteve recentemente na cidade de Pucalpa. O prefeito Vagner Sales organiza uma grande recepção para os visitantes que vão conhecer a fundo os negócios e a cultura da região do Juruá.
Dentre todas as autoridades acreanas envolvidas no processo de integração entre o Acre e o estado peruano de Ucayali, o prefeito Vagner Sales, de Cruzeiro do Sul, possivelmente é um dos que mais aposta na visita da comitiva de 140 políticos e empresários que chegam para a feira de negócios da Expoacre Juruá, que tem início nesse dia 27 de agosto.
Logo no desembarque do vôo que chega de Pucalpa, por volta das 16:45 dessa quinta-feira, os visitantes são recebidos pelo grupo de danças Tucumã. As dançarinas vestem camisetas alusivas ao encontro e colocam no pescoço dos convidados um colar feito com biojóias por artesãos do Vale do Juruá.
E logo depois dos trâmites migratórios de padrão internacional, ouvirão um coral de crianças com músicas de boas vindas e de amizade. Do aeroporto os peruanos seguem para o Instituto de Ciência e Tecnologia do Vale do Juruá (IEVAL) onde participarão de outro encontro cultural em um ambiente de música de voz e violão durante um coquetel. A faculdade será o cenário do II Encontro Político e Empresarial sobre Integração Fronteiriça Acrea Ucayali e Comércio Aéreo Pucalpa-Cruzeiro do Sul.
O prefeito Vagner Sales, que fará parte da mesa de negociações, junto com o governador acreano Binho Marques, o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães e outras autoridades, no dia seguinte oferece um almoço para a comitiva peruana no Restaurante Lá em Casa.
No sábado, 29, o prefeito e a deputada estadual Antônia Sales (PMDB), sua esposa de origem peruana naturalizada brasileira, darão um grande almoço na fazenda do casal, na localidade Canela Fina. Às 18:00 brasileiros e peruanos tem outro encontro marcado no Estádio do Cruzeirão, onde a bola vai rolar para o jogo entre Náuas, de Cruzeiro do Sul, e o Desportivo Bancos de Pucalpas.

Juarez Leitão, PT, é o próximo prefeito acreano a ser julgado por corrupção eleitoral


Outro processo envolvendo captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2008 deve ser analisado esta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral. Trata-se de Recurso Eleitoral em ação movida pelo candidato derrotado ao cargo de prefeito do município de Feijó, Raimundo Ferreira Pinheiro (PSDB), o "Dindim", contra o candidato vitorioso e atual prefeito, Juarez Leitão (PT).
De acordo com o calendário de julgamento publicado pelo T.R.E, o processo deve ser votado na sessão desta quinta-feira, dia 27, a partir das 15h. O relator da matéria é o juiz Jair Facundes.
Segundo a denúncia formulada pelo candidato derrotado do PSDB, perfuração de poços artesianos, telhas, sacolões, e tijolos foram utilizados como moeda de troca para a compra de votos no município.
Fotografias, gravações e imagens referentes à suposta compra de votos, além de depoimentos de pessoas que afirmam terem sido beneficiadas com o esquema, foram anexadas ao processo.
Outro flagrante desrespeito à legislação eleitoral alegado pelo PSDB, é a prorrogação da votação na localidade rural conhecida como Porto Rubim. Faltavam 15 minutos para às 19h, quando a urna foi fechada, quando por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deveria ter sido lacrada às 17h..
Segundo o PSDB, o candidato Dindim liderou de ponta a ponta a eleição no município de Feijó, mas perdeu na reta final da apuração, justamente depois de divulgado o resultado da polêmica urna de Porto Rubim, onde Juarez demonstrou uma recuperação surpreendente. O partido alega ainda, que o fiscal do PSDB em Porto Rubim foi expulso pelo PT.
Dulcineia Azevedo, redação ac24horas

Cirurgia rara reconstitui pênis de menino de 10 anos arrancado por poodle

O drama de um menino alagoano de apenas 10 anos comoveu uma equipe médica no Rio de Janeiro. Ele teve o pênis arrancado por um poodle da família quando tinha 6 meses. Com vergonha, ele não ia à escola há dois anos.

No entanto, na semana passada, ele conseguiu fazer uma cirurgia de reconstituição do órgão. A operação foi realizada no Hospital Municipal Jesus, na Zona Norte do Rio.

Segundo a mãe da criança, com a operação, seu filho também recuperou a autoestima. “Ele tinha muita vergonha dos colegas de escola, porque zombavam dele. Agora, ele terá uma vida normal", explica.
Acidente
A família mora na cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas. De acordo com a mãe, o menino estava sozinho em casa no dia do acidente. “Eu tinha saído para trabalhar e deixei-o com o pai. Quando voltei, meu ex-marido tinha saído e meu filho chorava muito. Quando fui ver, ele tinha sido atacado pelo cachorro. A partir desse dia, ele passou a sentir muitas dores na hora de urinar”, contou. Para ela, o animal deveria estar com fome, já que não era violento. A mãe decidiu procurar ajuda quando o filho começou a questionar porque ele era diferente dos quatro irmãos e dos colegas da escola. “Pedi dinheiro emprestado a um amigo, conhecido como Galego do Seguro, e trouxe meu menino para ser operado no Rio em abril deste ano”, disse.
Caso comove equipe médica
De acordo com o chefe da cirurgia pediátrica do Hospital Jesus, Nicanor Macedo, o caso sensibilizou toda a equipe médica. “A primeira cirurgia foi realizada pela minha equipe em abril. Foi uma operação para desobstruir o canal da uretra, que estava quase fechado”, explica o médico, garantindo que, em 20 anos de profissão, nunca tinha visto um caso como este. Após a cirurgia, o menino voltou para Delmiro Gouveia para aguardar a nova operação.

Ainda segundo Nicanor, para realizar a segunda etapa da reconstituição do pênis foi preciso entrar em contato com o amigo e especialista Roberto de Castro, que mora na Itália e veio ao Rio para participar da cirurgia. “Eu e minha equipe juntamos dinheiro para pagar a passagem”, conta. Macedo explica que Castro é um dos pioneiros nesse tipo de operação. “Já fez cirurgias pelo mundo todo. Esta é a primeira no Rio e a quarta do Brasil. As três anteriores foram em São Paulo e Salvador”, detalha. A volta do menino ao Rio foi bancada pela prefeitura de Delmiro Gouveia, a pedido de Nicanor Macedo. “Essa segunda cirurgia foi muito importante para ele recuperar sua identidade”, explica o médico.
Segundo a mãe, o filho não para de levantar o lençol para ver o resultado da cirurgia. “Ele está radiante e louco para voltar à escola”, conta.
Etapas da cirurgia
De acordo com Nicanor, o pênis é reconstituído a partir de um retalho retirado da parede abdominal do paciente. “Retiramos a pele com terminações nervosas e enrolamos para dar forma ao novo órgão”, explica o médico. O menino ficará em observação por mais um mês no Hospital Jesus. Ainda segundo o chefe da cirurgia, quando a criança chegar à puberdade, será necessário fazer uma terceira cirurgia. “Daqui a seis ou sete anos será preciso implantar uma prótese para que ele possa ter uma vida sexualmente ativa”, detalha.

Chuva isola turistas entre Tarauacá e Feijó na BR 364


Depois de horas na fila para a travessia do rio Envira, em Feijó, centenas de caminhões, ônibus e veículos de passeio estão parados na rampa
da balsa do rio Tarauacá em Tarauacá desde às 20 horas de ontem.
Entre eles, dois micro-ônibus que transportam servidores da Assembléia Legislativa que rumam para o Encontro da Integração Político Empresarial Grande Juruá-Ucayalli, que vai ocorrer durante a Expo Juruá,em Cruzeiro do Sul. Na tarde desta quarta-feira, 26, um Boeing 707 da Star Peru aterrissa no Aeroporto de Cruzeiro trazendo 100 toneladas de frutas, verduras e legumes que serão comercializados durante a Expo.
O assessor de Políticas Públicas da Aleac, Marcio Dagnoni, que dormiu dentro do ônibus, acaba de atravessar o Tarauacá de catraia para estudar uma alternativa de levar a comitiva até Cruzeiro do Sul.
Segundo ele, a balsa do rio Envira, com problemas mecânicos, está aguardando por reparos enquanto a de Tarauacá está inacessível por conta de um atoleiro na rampa de acesso. O ônibus em que ele viaja tentou chegar à balsa, mas acabou deslizando à deriva até à margem do rio. Um ônibus da Real Norte que saiu às 6 horas de ontem de Rio Branco para Cruzeiro do Sul também está na fila, com 40 passageiros.

TRE cassa prefeito de Sena Madureira por compra de votos


Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre decidiram por maioria de votos pela cassação dos mandatos do prefeito e vice de Sena Madureira, Nilson Areal (PR) e Jairo Barbosa (PMN), em sessão realizada na tarde desta terça-feira (25).A cassação baseia-se em provas materiais (doação de telhas de amianto para os eleitores) e depoimentos de testemunhas que afirmaram que os dois políticos praticaram compra de votos. A decisão será cumprida após a publicação do Acordão no Diário de Justiça Eletrônico e do julgamento de eventuais embargos de declaração.O julgamento do prefeito de Sena Madureira havia sido adiado na última quinta-feira em razão do pedido de vista do juiz Maurício Hohenberger. Na sessão desta terça, Mauricio votou pela reforma da sentença que cassou Nilson Areal, acompanhando o voto da relatora, Desembargador Eva Evangelista. A votação então ficou empatada em três a três. O voto de desempate foi proferido ao final da sessão pelo Presidente da Corte, Desembargador Arquilau de Castro Melo. “A sentença da juíza eleitoral de primeira instância foi muito minuciosa, ela analisou cada detalhe e eu acho que se saiu muito bem. Li os autos do processo e estou convencido que realmente houve a captação ilícita de sufrágio”, disse o Desembargador. “Por isso voto pela cassação dos mandatos e anulação dos votos do prefeito e vice de Sena Madureira”, salientou o presidente.

O voto dos juízes
Em seu voto na última quinta-feira (20), a relatora, Desembargadora Eva Evangelista, manifestou-se pela reforma da sentença que cassou o prefeito Nilson Areal. Segundo Evangelista, as testemunhas do caso demostraram contradições nos depoimentos à justiça. O juiz Ivan Cordeiro também já havia votado pela absolvição de Areal. De acordo com o entendimento dos magistrados, as provas apresentadas pela denúncia não eram contundentes para sustentar uma cassação de mandato.
Na mesma sessão, os juízes Jair Facundes, Maria Penha e Denise Bonfim divergiram da relatora do processo, e votaram na última quinta-feira pela cassação do prefeito, ao afirmar que o julgamento deveria levar em consideração não apenas as provas testemunhais, mas também o conjunto geral de todas as provas constantes dos autos. Segundo Jair Facundes, existem dados no processo que mostram “claramente a tentativa e a consumação da compra de votos por parte do prefeito de Sena Madureira”. A apreensão de uma caminhonete carregada de telhas de amianto para a distribuição do material entre os eleitores de Sena Madureira foi decisiva para o voto dos juízes.

Entenda o caso
No dia 03 de junho, a Juíza Eleitoral de Sena Madureira, Thaís Borges, julgou procedente a representação ajuizada pela coligação “Por Uma Sena Melhor”, por captação ilícita de sufrágios (compra de votos), determinando a cassação do registro de candidatura de Nilson Areal e de seu vice, Jairo Barbosa, bem como a aplicação de multa individual de mil UFIR. De acordo com a juíza da 3ª Zona Eleitoral, no dia 29 de setembro de 2008, agentes da Polícia Federal apreenderam um veículo conduzido por Everaldo Pinheiro Gomes Martins e Ednilson Alencar de Almeida, onde encontraram e apreenderam cento e cinquenta e cinco telhas de amianto, as quais estavam sendo distribuídas a eleitores com o propósito de obter-lhes os votos em prol do candidato Nilson Areal.
Novas eleições
Nilson Areal foi eleito com 9.655 votos, ou 53% dos votos válidos. A segunda colocada, Toinha Vieira, obteve 8.229 votos, o que representa 46% dos votos. Isso significa que novas eleições devem ser realizadas no município de Sena Madureira, pois o candidato eleito obteve mais de cinquenta por cento dos votos válidos. A data para o pleito ainda não foi definida pelos membros do TRE/AC.
Fonte: Ascom/TRE





Gladson volta a apelar pelos novos delegados

O Estado pode dar posse aos delegados concursados a partir desta sexta-feira, 28. A informação foi dada em Brasília, ontem, por Getúlio Monteiro, um dos 33 delegados aprovados no último concurso da Secretaria de Segurança para trabalhar nas delegacias da capital e interior.Ao todo, 57 candidatos , todos bacharéis em Direito, se submeteram a um treinamento de 4 meses em Rio Branco para pertencer aos quadros da Segurança do Estado.Dois candidatos, no entanto, entraram na Justiça com mandado de segurança para a assegurar a participação nas cinco etapas dos 4 meses de treinamento,o que atrasou a conclusão do concurso. ”O mandado de segurança, segundo as autoridades de Segurança, retardou também a contratação dos aprovados”, lembrou Gladson, que já havia apelado pela posse dos novos delegados ainda em Julho.
Segundo Getúlio Monteiro, no último dia 17 a Fundação Cesp, responsável pela realização do concurso, publicou o resultado provisório com a lista de aprovados para as 33 vagas existentes. E, finalmente, na próxima sexta-feira, 28, deverá divulgar o resultado definitivo, confirmando os nomes publicados. A partir daí, diz Monteiro, o Estado pode dar posse e enviar os delegados para as lotações previstas na capital e interior. E lembrou que a integração nos quadros é importante já que muitos aprovados deixaram seus empregos de origem aguardando a posse nas delegacias.”São ,no mínimo, 4 meses sem salário para quem muitas vezes tem família para sustentar”.
Gladson garantiu que a segurança hoje é uma questão urgente. ”Basta lembrar que todo o Juruá conta hoje com um único delegado”, arrematou. De fato, a falta de delegados no Juruá já foi até motivo de apelo do próprio Ministério Público local, que alertou que a desativação parcial das sub-delegacias do interior vem dificultando a cão de segurança nos ramais e seringais. A Promotoria chamou ainda a atenção para a questão de ocorrências freqüentes nas áreas da infância e juventude do município de Mâncio Lima, que exige uma presença mais ostensiva da polícia. Neste sentido, afirmou o deputado, o envio programado para a região dos seis novos delegados concursados é crucial.
A chegada dos novos delegados concursados havia sido anunciada para o mês de julho. A demora do resultado em razão do mandato de segurança retardou a chamada para o início de agosto. Agora, o deputado pretende entrar novamente em contato na próxima semana com a Secretaria de Segurança a fim de tentar uma data definitiva de posse. ”Tenho certeza que a Segurança do Estado está acompanhando de perto a questão dos novos delegados e dará uma solução satisfatória para o problema. Afinal, os novos delegados virão somar na garantia de uma melhor qualidade de vida a toda a população, sobretudo do interior”.
Assessoria

Avião faz pouso forçado em estacionamento de shopping nos EUA


Investigador examina avião que fez pouso forçado no estacionamento de um shopping nesta terça (25) em Nova Jersey, nos EUA; um instrutor de voo e o aprendiz que estavam a bordo sofreram ferimentos leves; nenhum frequentador do shopping ficou ferido

Médico ficará isolado em cela individual

O médico Roger Abdelmassih, que foi acusado de 56 estupros, chegou à Penitenciária II de Tremembé, a 147 km de São Paulo, por volta das 12h desta terça-feira (25). Ele foi transferido em um carro da Polícia Civil, escoltado por outras dois carros policiais. A transferência foi feita após o médico passar nove dias preso no 40º Distrito Policial, na Vila Santa Maria, Zona Norte de São Paulo.
Assim que chegou ao local, Adbelmassih passou por um exame de corpo de delito e foi encaminhado para uma área nos fundos do presídio, em regime de observação. Ele deve ficar isolado dos outros presos por 10 dias.
Durantes este período, o médico fará todas as refeições na cela. O pavilhão, onde ele está tem seis celas individuais, com apenas uma cama de alvenaria, um colchão e um buraco para ser usado como banheiro.

A rotina de quem precisa da BR-364 para viver


O final de semana com pancadas de chuvas em vários pontos da BR 364 foi o suficiente para interditar a rodovia em vários pontos críticos. Entre eles, segundo integrantes do Rally Off Roud, os 86 km entre Sena Madureira e Manoel Urbano, provocou engarrafamentos quilométricos.
O escritório do Deracre em Cruzeiro do Sul, confirmou na tarde de ontem o atraso na chegada de carretas que traziam insumos para obras na rodovia.
As chuvas também prejudicaram o Festival de Pirarucu realizado no município de Manoel Urbano.
As fotos tiradas através do Rally Off Roud, mostram as dificuldades enfrentadas pelos motoristas que trafegam pela BR no período de verão, época de abastecimento para as cidades isoladas e de esperança para quem vive as margens da rodovia.
"Encontramos caminhoneiros quebrados há mais de uma semana, outros parados há três dias. O sofrimento para quem precisa da BR para trabalhar ou sobreviver ainda é grande", revela o professor Ilmar Beiruth, um dos integrantes do rally que percorre as principais trilhas do Estado do Acre.
O completo asfaltamento da BR 364 nos seus mais de 363 quilômetros de barro puro e de alta complexidade para a engenharia, ainda é um sonho. Mesmo com o esforço dos governantes e de centenas de trabalhadores que operam nos trechos, uma chuva rápida, deixa a rodovia completamente isolada.
Até o final do verão, cerca de 5.000 veículos de passeio e 2.400 caminhões passam pela rota noroeste que vai até Cruzeiro do Sul. 13 milhões de quilos de insumos e alimentos, além de um turismo interno com 213 viagens de ônibus regular transportando 6.608 passageiros de Rio Branco para Cruzeiro do Sul, movimentam a BR 364 construída nas diversidades do relevo com pitorescas colinas, igarapés e o rios.

Dois motociclistas morrem no trânsito de Cruzeiro do Sul

O jovem Antônio Gebeson Cavalcante Soares, 20 anos, morador no Bairro Cruzeirão morreu ao colidir sua moto com outro veículo de duas rodas que trafegava no sentido contrário. Ele transportava na garupa um menino de 7 anos que por sorte, sofreu apenas ferimentos leves.
O acidente que vitimou Gebeson aconteceu às 21h39min no Bairro AABB. Ele dirigia uma motocicleta marca Honda modelo XR-200 de placa 3398 quando houve o choque com outra moto Yamaha, modelo XTZ placa MZO-5815 pilotada por Francisco Adson de Araújo Souza, 25 anos, que também ficou ferido, mas sem gravidade. Segundo a polícia Gebeson morreu antes do socorro chegar. Já o menino de 7 anos que estava na garupa da moto foi levado ao hospital e passa bem.
Conforme a polícia rodoviária estadual, o outro acidente foi registrado às 19h50min no Bairro do Deracre que fica na Rodovia AC-405 que liga Cruzeiro do Sul à Mâncio Lima. A colisão envolveu uma caminhonete toyota bandeirante de placa NBG 0332, que tinha como condutora Lucia Maria de Souza Oliveira de 46 anos e uma motocicleta modelo Titan125,de placa MZO 5867.
Francisco Eliton da Silva Nascimento, 22 anos, era o condutor da moto. Ele que morava na Comunidade Rural Paraná do Pentecoste não resistiu os ferimentos causados pela violência da colisão e morreu no local do acidente. O delegado Ari Reges disse que com a vítima, foram encontradas uma embalagem de bebida alcoólica e um parada de droga. A mulher que dirigia o veículo ainda foi levada ao hospital, mas foi liberada em seguida e levada à delegacia onde passou pelo teste do bafômetro, onde ficou claro que ela não tinha ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica.

Pedaços de corpo de ser humano é encontrado no Rio Acre. Corpo de Bombeiros têm a difícil tarefa de procurar o cadáver


Roberto de Matos Cajazeiro, 46, agricultor, morador do Seringal Revolta do Rio Acre, desapareceu no Rio Acre na quinta-feira (20) por volta das 16h00min da tarde. Testemunhas afirmam ter visto Roberto embriagado em seu barco. Familiares encontraram pedaços de corpo humano (garganta e pulmão). Os órgãos foram achados na comunidade Santa Rita, distante de Boca do Acre a 30 minutos de voadeira, subindo o rio Acre. As partes foram levadas ao Hospital Local para exames. Segundo informação foi comprovado de que esses pedaços são de corpo humano.Pessoas que estavam no local do possível afogamento pescaram um peixe (piranambu) com cabelo dentro de sua barriga, eles acreditam que o cabelo pode ser de Roberto.O Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, que veio com o objetivo de dar segurança aos banhistas no Festival de Praia, juntamente com Pedro Jóia, coordenador da Defesa Civil de Boca do Acre, foram até o local do acidente na tarde de sábado (22). Por conta do horário que já estava adiantado, o mergulhador deu apenas um mergulho, já no domingo (23), os profissionais retornaram ao local, mas não obtiveram sucesso na nova busca. Hoje (24) a equipe do corpo de Bombeiros composta por Capitão Peres, Sargento Amorim e Sargento Roberto estarão solicitando ao seu comando em Rio Branco no Acre autorização para continuarem as buscas.

Americana é presa ao roubar mais de R$ 5 mil em sutiãs e calcinhas


A norte-americana Tatum Kelley foi presa na semana passada em Jensen Beach, no estado da Flórida (EUA), acusada de ter roubado mais de US$ 3 mil (cerca de R$ 5,5 mil) em sutiãs, calcinhas e outros produtos da marca Victoria's Secret, segundo reportagem da emissora de TV "WPBF". Tatum Kelley foi detida depois que o gerente da loja denunciou para a polícia que uma funcionária havia furtado vários produtos do estabelecimento. De acordo com o relatório policial, a mulher admitiu que vinha pegando mercadorias da loja desde o Natal. Entre os itens, ela é acusada de ter roubado US$ 900 em sutiãs, US$ 340 em calcinhas, US$ 550 em conjuntos de presente e mais de US$ 100 em maquiagem. Ela também furtou um dispositivo antirroubo usado para remover os sensores que são colocados nos produtos.

Pelo segundo ano consecutivo, Miss Universo coroa candidata venezuelana


A candidata da Venezuela, Stefanía Fernández, de 18 anos, foi eleita neste domingo (23) a Miss Universo 2009, na final realizada em Nassau, capital das Bahamas.

Este é o segundo ano consecutivo em que uma concorrente venezuelana leva o título. Em 2008, Dayana Mendoza foi coroada.

Em segundo lugar neste ano ficou a Miss República Dominicana, Ada Aimee de la Cruz, e em terceiro a candidata de Kosovo, Gona Dragusha.

Entre as dez finalistas foram escolhidas, além das três latino-americanas, as candidatas da Austrália, África do Sul, Kosovo, República Tcheca, Suíça, Estados Unidos e França. A brasileira Larissa Costa foi eliminada na seleção que resultou em 15 finalistas. Os mestres de cerimônias da festa foram Billy Bush, da revista "Access Hollywood", e a modelo e atriz americana Claudia Jordan, que foi Miss Rhode Island (EUA).
Antes do evento da noite deste domingo, os jurados já tinham avaliado as 84 concorrentes à coroa em um desfile de biquíni em uma passarela montada em uma praia de Nassau. A segunda prova preliminar foi o desfile em trajes de gala.

Conheça a trajetória política de duas possíveis candidatadas à Presidência


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem afirmado, em discursos e entrevistas, que o país está pronto para ter uma presidente mulher. Em 2010, ao menos duas mulheres podem disputar à Presidência da República de acordo com articulações políticas que já começam a se formar: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a senadora Marina Silva.
Dilma, constantemente citada por Lula como “sua candidata”, pode concorrer pelo PT. No partido desde 2001, a ministra ocupou vários cargos estratégicos no governo federal – além da Casa Civil, o Ministério de Minas e Energia - , mas nunca passou por uma eleição.
Em julho, em encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, a ministra-chefe da Casa Civil afirmou que o Brasil está “maduro” para ter uma presidente mulher. “O Brasil poderá ter uma presidente mulher, não vejo porque o Brasil não pode ter. Teve um presidente metalúrgico, pode ter um presidente negro, e pode ter uma presidenta. A sociedade está madura para isso”, disse.
Marina, que anunciou a saída do partido nesta semana, deve filiar-se ao PV – o partido inclusive já anunciou data – e pode concorrer em 2010 pelo partido. Nesta semana, ao anunciar que deixava o PT, a senadora classificou como um "convite honroso" a proposta do PV para que ela seja candidata à Presidência da República, mas preferiu não falar da suposta candidatura antes de formalizar a filiação no novo partido.
Diferentemente de Dilma, Marina tem experiência de campanha. Foi eleita vereadora, deputada e senadora, além de ter ocupado o Ministério do Meio Ambiente por cinco anos.

STF deve julgar processo contra Palocci nesta quinta-feira


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem julgar na próxima quinta-feira (27) o processo contra o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) sobre sua suposta participação na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e da divulgação indevida desses dados.

A denúncia foi feita em 2006, quando Palocci era Ministro da Fazenda. Também serão julgados o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto, que era assessor de imprensa do Ministério na ocasião.

saiba mais
Julgamento de Palocci no caso do caseiro será em agosto, diz Mendes
Arquivamentos
Neste ano, já foram arquivadas duas denúncias contra o parlamentar. Uma delas, rejeitada pelo STF em 18 de junho, acusava Palocci de receber propina para superfaturamento de licitação de uma empresa responsável pela coleta de lixo durante o período em que foi prefeito de Ribeirão Preto (SP).

O STF alegou que não havia indícios suficientes na denúncia para sustentar a abertura de uma ação penal contra o deputado.

O outro caso tratava da suposta contratação irregular de uma empresa de publicidade, também durante seu mandato em Ribeirão Preto.

O arquivamento foi determinado em 13 de fevereiro por falta de provas contra o parlamentar. O processo foi enviado para a 5ª Vara Criminal de Ribeirão Preto por envolver pessoas que não têm prerrogativa de foro especial para julgamento.

Ladrão rouba cerveja, mas é preso 'dormindo' do outro lado da rua


O norte-americano Scott Riley, de 28 anos, foi preso na semana passada acusado de ter roubado várias garrafas de cerveja e um cooler (recipiente térmico destinado a gelar e conservar bebidas) de um clube em Daytona Beach, na Flórida (EUA), segundo reportagem do "News Journal". No entanto, de acordo com o porta-voz da polícia, Jimmie Flynt, Riley nem se deu ao trabalho de se afastar do local do roubo.

Ele foi encontrado "dormindo" no meio de alguns arbustos na rua em frente ao clube náutico. Ao seu lado, estavam várias garrafas de cerveja e um cooler azul, no qual estava escrito "Halifax River Yacht Club".

A polícia acredita que Riley possa estar ligado a outros roubos nas proximidades. A Justiça estipulou uma fiança de US$ 2,5 mi para o suspeito.

Miss Universo 2009 será escolhida neste domingo


O concurso Miss Universo chega à final neste domingo (23), quando serão anunciadas as 15 seminfinalistas que concorrerão ao título de mulher mais bonita do mundo, em Nassau, nas Bahamas. Oitenta e quatro candidatas foram selecionadas para participar do concurso de beleza.

A potiguar Larissa Costa, de 25 anos, representa o Brasil no Miss Universo. Hospedadas no complexo hoteleiro Atlantis Paradise Island de Nassau, nas Bahamas, as candidatas passaram por uma bateria de avaliações.
A Miss Brasil Larissa Costa no desfile de biquíni e em traje de gala Aylen/AP)
Os jurados já avaliaram as 84 concorrentes à coroa em um desfile de biquíni em uma passarela montada em uma praia de Nassau. A segunda prova preliminar foi o desfile em trajes de gala, apresentado pela atual Miss Universo, a venezuelana Dayana Mendoza. As aspirantes desfilaram pelo Salão Imperial do hotel arrancando aplausos dos assistentes. As candidatas também passaram por uma série de entrevistas pessoais com o júri que testará sua capacidade de expressão e inteligência. As 15 semifinalistas serão conhecidas na cerimônia deste domingo, que será transmitida a 185 países pelas emissoras americanas de televisão "NBC" e "Telemundo". Entre as celebridades que farão parte do júri na cerimônia de coroação de domingo está a modelo argentina Valeria Mazza e o ator americano Dean Cain, que fez o Super-Homem em uma série de televisão.
O Brasil disputou a final do concurso em 2007, quando a mineira Natália Guimarães ficou em segundo lugar, perdendo a disputa final pela coroa para a japonesa Riyo Mori.
bem cotada
Larissa Costa aparece em primeiro lugar no ranking das candidatas do site oficial do Miss Universo. Os internautas podem dar créditos de até cinco estrelas para cada candidata. Até a noite de sexta-feira (21), a brasileira aparecia com a melhor média (2,78), seguida pela Miss Indonésia (2,75), Miss Guatemala (2,72) e Miss Tailândia (2,70).
No concurso de trajes típicos, Larissa usou uma fantasia ao estilo de Carmem Miranda para homenagear os 100 anos de nascimento da cantora. O traje, feito pelo estilista Alexandre Dutra, tinha detalhes em renda, uma exigência da miss para homenagear o artesanato do Rio Grande do Norte.
Títulos
A disputa pelo título de Miss Universo começou em 1952. O Brasil passou a enviar representantes em 1954 e, até hoje, apenas duas brasileiras venceram o Miss Universo: a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.
O Brasil tem ainda quatro vices-campeonatos do Miss Universo. Martha Rocha (1954), que perdeu o título por apenas uma polegada, Terezinha Morango (1957), Adalgisa Colombo (1958) e Rejane Vieira Costa (1972), se classificaram em 2º lugar no concurso.
Outras quatro misses Brasil deixaram a vida de modelo para trabalhar na televisão: a catarinense Vera Fischer, que concorreu ao Miss Universo em 1969, se tornou uma das mais destacadas atrizes de novelas; Joseane Oliveira, Miss Brasil em 2002, participou do "Big Brother Brasil 3"; a mineira Natália Guimarães, Miss Brasil 2007, também fez participações em novelas e a gaúcha Renata Fan, Miss Brasil em 1999, virou apresentadora de programas esportivos.

Polícia prende um acusado de matar sargento da PM e outro suspeito se apresenta ao delegado da Defl


policiais militares do Comando de Operações Especiais - Coe, em um cerco no ramal da Castanheira, prenderamMárcio da Silva Francisco, o Neguinho, que confessou sua participação e identificou os demais envolvidos, como sendo Renato de Oliveira Ramos,22 e Tune Pereira de Assunção,23 e um menor de 17 anos.Segundo declarações de Márcio o autor do disparo que matou o sargento foi Renato de Oliveira Ramos, que tem passagem pela polícia por dois homicídios e porte ilegal de arma. Tune foi processado por assalto, e o adolescente esteve internado na Pousada do Menor. Todos estão sendo procurados na cidade.

Márcio confessou ter feito parte do bando que praticou a tentativa de assalto e que a intenção era roubar a camionete de propriedade da vítima.
O acusado chegou a afirmar ser ele o autor do disparo que matou o sargento, mas depois voltou atrás afirmando que sua participação foi vigiar do lado de fora da casa enquanto os demais integrantes invadiam.
Márcio foi indiciado por crime de latrocínio (assalto seguido de morte), e afirmou ter medo de ser assassinado pelos comparsas, por que foi através da prisão dele que a polícia conseguiu identificar os demais integrantes, entre eles um adolescente.

Um suspeito se apresenta a delegacia e nega participação no crime

No final da tarde de sexta-feira, o vendedor Edson Barbosa, 26, , acompanhado de um advogado se apresentou ao delegado plantonista da Delegacia Central de flagrantes - Defla.Ele disse que ficou sabendo que era suspeito de participar da morte do sargento Francisco de assis Moura.
Apesar de seu nome não ter sido divulgado pela polícia o delegado Ilimani Soares ouviu o rapaz que afirmou ter medo de ser assassinado, e que a polícia teria passado diversas vezes em frente a sua residência.
Edson Santana, negou a participação e afirmou que se apresentou a autoridade policial, pois temia ser assassinado, e que a polícia não saia de frente à residência de seus pais.
Barbosa, disse ainda que possui um álibi que prova que ele estava longe do local do crime. Após ser ouvido pelo delegado Illimani Soares, Edson Barbosa assinou um termo de compromisso de se apresentar na manhã de segunda-feira, 24, na sede do Grupo Anti assalto da polícia civil.
A polícia anunciou que todos os acusados na participação do assalto já estão identificados.


Polícia flagra homem com contrabando e descaminho dentro de ônibus


Policiais militares que prestam serviço no trevo de fiscalização do município de Senador Guiomard prenderam em flagrante na noite de sexta-feira, 21, Claudiomar Gomes da Silva, 28, que portava oito malas cheias de cigarros contrabandeados da Bolívia e mais quatro sacos de produtos de descaminho.
A prisão aconteceu durante uma abordagem de rotina aos passageiros de um ônibus oriundo da cidade de Brasiléia, fronteira com a Bolívia.
Todos os produtos contrabandeados estavam no bagageiro do ônibus dentro de malas e sacos. Os militares suspeitaram da quantidade de malas e quiseram identificar o proprietário das mesmas e o que havia dentro.
Ao abrir a malas foi descoberto que todas possuíam o mesmo conteúdo, cigarros contrabandeados, foi quando Claudiomar se apresentou como proprietário das malas e assumiu que pretendia comercializar os cigarros e demais produtos no centro da cidade.
Preso foi encaminhado a sede da Superintendência da Polícia Federal para as devidas providências

É muito difícil dividir o eleitorado do PT, diz Lula sobre Marina Silva


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã deste sábado (22), ao deixar o Pinheiro Palace Hotel, em Rio Branco, no Acre, que a saída da senadora Marina Silva do PT não deve dividir o eleitorado do partido ou atrapalhar a eventual candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Leia também:
PT do Acre prevê desfiliações com saída de Marina Silva

Lula inaugurou obras de um conjunto habitacional na sexta-feira (21), em Rio Branco, onde falou em ampliar o programa 'Minha Casa, Minha Vida'. Neste sábado, ele deixa a capital do Acre em direção à Bolívia, onde se reunirá com o presidente Evo Morales.Em relação a Marina, que está de mudança para o PV, partido pelo qual deve lançar candidatura à Presidência, ele disse: "A única coisa que eu desejo para a Marina é paz, tranquilidade e que ela acerte na nova da vida dela." Ele afirmou não ter conversado com a senadora depois do anúncio da decisão.

Lula desembarca em Rio Branco


Presidente Lula chega ao Acre e é recebido por Binho Marques e autoridades presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em Rio Branco. O avião presidencial chegou à capital acreana às 16h30. Lula foi recepcionado no aeroporto pelo governador Binho Marques; prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães; o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi; secretários de Estado; deputados federais; presidente do PT, Leonardo Brito e senador Tião Viana.De Brasília, vieram com o presidente os deputados federais acreanos Perpétua Almeida e Nilson Mourão.
Do aeroporto, as comitivas presidencial e do Governo do Acre seguem para conhecer as obras do Programa Minha Morada, no Residencial Parque dos Sabiás. O governador Binho Marques irá apresentar ao presidente Lula o maior programa habitacional já trabalhado no Estado. São dez mil unidades habitacionais e mais seis mil financiamentos para reformas que vão beneficiar 16 mil famílias.
A agenda será encerrada com a entrega das unidades habitacionais do Minha Morada e com o anúncio da construção de novas casas.