Binho recebe delegação peruana e traça novas metas para integração




Governador Binho Marques recebeu a comitiva peruana no Palácio Rio Branco
No encontro foram firmadas parcerias com a proposta de unir esforços para a efetiva integração entre os dois países (Foto: Gleilson Miranda/Secom) O governador Binho Marques recebeu na noite de sexta-feira, no salão nobre do Palácio Rio Branco, representantes da delegação peruana que está no Acre para participar do 2º Encontro Político Empresarial de Integração Fronteiriça Acre-Ucayali. Os debates fazem parte dos compromissos firmados no início desse ano com a vinda dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alan Garcia, no qual foram firmadas parcerias com a proposta de unir esforços para a efetiva integração entre os povos dos dois países, em especial do Acre e da região de Ucayali.
Durante a solenidade, Binho Marques enfatizou que a mobilização que está em andamento é diferente do conjunto de pactos que já foram firmados anteriormente. Segundo ele, em pouco mais de seis meses, vários encontros aconteceram e os avanços já podem ser mensurados. Como a Semana da Amazônia em Cuzco, a participação dos empresários peruanos na Expoacre e na Expoacre Juruá e as reuniões de trabalho. "Estamos avançando no processo de fortalecimento de uma mobilização que possibilita o desenvolvimento econômico e justo. A concretização dos acordos refletem o novo momento", avalia o governador.
Binho Marques e os presidentes regionais de Ucayali e Ancash, Jorge Velásquez e Cezar Alvarez, destacaram que os desdobramentos dos encontros realizados até agora são favoráveis, e já demonstram que os compromissos estão sendo cumpridos. Prova disso, são os avanços diplomáticos na questão da integração através do comércio aéreo Cruzeiro do Sul/Pucallpa, o que irá possibilitar a implantação do fluxo regular de transporte aéreo para cargas e passageiros entre as duas regiões a partir de outubro.
A exposição e comercialização de frutas e hortaliças e de produtos artesanais na Expoacre Juruá já é resultado da primeira importação via aérea. Quase 24 toneladas de produtos peruanos foram desembarcados em Cruzeiro do Sul. Para o presidente regional de Ucayali, Jorge Velásquez, a primeira importação comprova o esforço e o trabalho conjunto. "Os resultados são possíveis em razão das condições políticas que estão sendo criadas". Cezar Alvarez, presidente regional de Ancash, destacou que a integração encurta distâncias e fomenta novos mercados. "Tenho certeza de que com a consolidação da integração muitas empresas irão se instalar no Acre pela proximidade com os portos do Oceano Pacífico".

0 comentários: