FAB encontra avião na Amazônia; Funasa diz que são nove sobreviventes




A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira (30) que encontrou a aeronave que estava perdida na Amazônia. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que tinha uma equipe no avião, são nove os sobreviventes. 11 pessoas estavam na aeronave. A FAB não confirma o número de sobreviventes. stavam no avião 4 militares: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga; 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira; Suboficial Marcelo dos Santos Dias; e 1° Sargento Edmar Simões Lourenço. A aeronave levava também sete funcionários da Funasa: os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, além da enfermeira Jositéria Vanessa de Almeida.

A FAB informou na noite desta quinta que recebeu um sinal de emergência do avião 58 minutos após a decolagem. A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).

Segundo as informações da FAB, a aeronave foi encontrada por integrantes da tribo Matis, e está em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari.
Operação de vacinação
A enfermeira coordenadora da saúde indígena do Distrito de Alto Rio Juruá, Isna Silveira, informou ao G1 que a equipe voltava para Tabatinga (AM) e pegaria um barco até Atalaia do Norte (AM), onde vivia.
A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para a operação de vacinação realizada no Vale do Javari, também em Atalaia do Norte (AM). Segundo a enfermeira, a equipe chegava mais rápido ao local das aldeias partindo de Cruzeiro do Sul. “Eles saíram das aldeias e chegaram ontem aqui em Cruzeiro do Sul. Nós nos despedimos e eles voltaram para o Amazonas hoje de manhã. É terrível, porque criamos um vínculo. Estamos muito abalados”, afirmou Isna. A enfermeira conta que a equipe é composta por dois homens e cinco mulheres, entre elas, uma gestante. Dois integrantes do grupo eram enfermeiros e os outros, técnicos em enfermagem. A operação de vacinação teve início no dia 16 de outubro . O grupo seguia com helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e era deixado em aldeias da região do Vale do Javari para aplicar as vacinas de rotina e também doses especiais. A cada três dias, a aeronave da FAB voltava às aldeias para resgatar o grupo e levar para outras comunidades.
Desaparecimento
O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29).
De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar. "É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica. O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica.

Polícia estoura fábrica de falsificação de dinheiro e carteira de habilitação

Uma equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) comandada pelo delegado Silvano Rabelo, depois de quase dois meses de investigação, conseguiu prender Fernando Ferreira Machado, 20, na tarde desta terça-feira, 27, na av Sul no conjunto Tucumã I. Fernando é acusado de falsificação de várias carteiras de habilitação e dinheiro.
Em cumprimento a mandado de busca e apreensão os policias chegaram ao endereço indicado e apreenderam CPU, impressora, teclado, munição, carteiras de habilitação falsificadas, R$ 700 em dinheiro verdadeiro e papel para fabricação de dinheiro falso.
No computador do acusado a polícia encontrou várias cópias de algumas carteiras falsas que circulam por Rio Branco.

Alunos de professor assassinado promovem passeata pela paz

Na manhã desta quarta-feira, 28, cerca de 800 alunos, professores e servidores de apoio da Uninorte e da escola Lourival Pinho, onde o professor lecionava, promoveram uma passeata pedindo paz e mais segurança na cidade, pelas ruas do Centro de Rio Branco.“Queremos manifestar a nossa preocupação com os constantes ataques sofridos por nossos professores e estudantes, sejam nos seus lares, sejam mesmo a caminho da escola”, afirma Airton Oliveira, coordenador de Ensino da escola Lourival Pinho. Eles se concentraram em frente ao Palácio Rio Branco.O professor Marcos Afonso Soares, 46 anos, foi morto a golpes de facão, desferidos pelo serralheiro Valtemir Soares da Silva, de 23 anos, na última terça-feira, 6, para roubar o seu carro, um Renault Sandero e vendê-lo na Bolívia. O corpo dele foi encontrado enterrado em um buraco no quintal de sua casa. Além de Valtemir assumiram o latrocínio -- roubo seguido de morte -- o menor conhecido por Neguinho do Calafate e os irmãos Jeferson e Cláudio Sérgio da Silva Gomes, também confessaram o crime.

Mãe de criança desaparecida faz apelo para que polícia retome caso

delegada Maria Lúcia Barbosa Jaccoub, da 2ª Regional, assumiu o caso da menina de três anos desaparecida há 13 dias do quintal de casa, no bairro Cadeia Velha. Na ausência da titular Mardiha El-Shawa, afastada por motivos de saúde, ela foi destacada para responder pelo Núcleo de Atendimento ao Menor, onde está sendo conduzida a investigação.Uma das primeiras providências adotadas por ela foi fazer uma diligência no local da ocorrência. De acordo com a versão apresentada pela mãe, Ione Paiva, 34, ela deixou o banheiro onde estava Antônia Isabel e foi até o quarteirão onde mora pegar um sabonete. Quando retornou a criança não estava lá.Segundo a delegada, muitas pistas falsas têm sido dadas à polícia, por isso, a visita à residência da família visa esclarecer melhor as circunstâncias em que a criança desapareceu. “Não entendo como as pessoas podem brincar com um assunto tão sério”, observa Maria Lúcia, se referindo as muitas histórias criadas em torno do caso.Para colher o depoimento dos familiares a delegada vai contar com a ajuda de uma psicóloga, haja vista que a maioria deles apresenta problemas psicológicos. O irmão de 10 anos, por exemplo, que afirma que viu Antônia Isabel ser levada por dois homens, tem grande dificuldade em se expressar e precisa de um acompanhamento profissional.“O irmão de 10 anos será conduzido até o Núcleo de Atendimento ao Menor, onde com a ajuda da psicóloga será possível extrair realmente o que ele sabe. Pode ser que esta informação oferecida por ele nos leve a elucidação do caso”, diz a delegada.Dois homens que teriam sido vistos próximo à residência da menor no dia em que ela desapareceu já foram ouvidos, mas a participação deles foi descartada mediante a confirmação de que estavam em um salão cortando o cabelo no momento do ocorrido. Além dos familiares, outros depoimentos também devem ser colhidos no decorrer desta semana.Um detalhe importante neste caso, é que a menina tem dificuldade para caminhar e não fala direito, o que reforça a hipótese de que ela realmente tenha sido levada do local. A polícia também averigua a possibilidade de uma possível vingança, uma vez que um tio da garotinha teria sido o responsável pela morte de um detento dentro do presídio estadual há cerca de sete anos.“Todas as possibilidade estão sendo investigadas. A nossa preocupação no momento é saber o que aconteceu com essa criança”, garantiu.
“Queria encontrar pelo menos os ossinhos da minha netinha”, diz avó desesperadaNo quarteirão de onde a criança desapareceu o clima é de revolta. Ao mesmo tempo em que acusam a polícia de abandonar o caso, familiares da menina se demonstram convencidos de que o pior aconteceu. "Queria encontrar pelo menos os ossinhos da minha netinha”, diz a avô Maria das Graças Ferreira Paiva.A mãe, Ione Paiva, acusa a polícia te ter abandonado o caso, por entender que a menina caiu no rio. “Eu não sei por que essa discriminação com o caso da minha filha. Será que é porque nós somos pobres. No caso daquele professor estava todo mundo empenhado”, desabafa.

Agricultores terão mais prazo para se regularizar, confirma Minc

Donos de terra têm até 11 de dezembro para registrar suas reservas legais.Por lei, toda propriedade tem que conservar uma área de mata nativa.O governo deve prorrogar a data para os agricultores registrarem, em cartório, as áreas de reserva legal das propriedades – a porção de mata nativa que têm que manter dentro de suas terras. Pela lei, esse prazo termina no dia 11 de dezembro.O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse em Brasília que concorda em dar mais tempo para os produtores rurais. “A gente está no final de outubro, a gente está a um mês e meio desse prazo. Então, mesmo se todos esses 90% que estão na ilegalidade corressem para os órgãos ambientais estaduais e para os cartórios para se legalizar, isso realmente não seria possível. Então, a nossa preensão, ainda que por etapas, não é em um mês e meio legalizar 90% da agricultura brasileira que está há 45 anos fora da lei. É colocar a agricultura dentro da legalidade ambiental”, esclareceu Carlos Minc. O chefe da pasta de Meio Ambiente confirmou também que o governo está elaborando uma proposta de mudança na legislação ambiental. Uma das alterações é permitir nas pequenas propriedades que a reserva legal seja incorporada às Áreas de Preservação Permanente – margem de rios, brejos e topos de morro, onde a vegetação deve obrigatoriamente ser mantida intacta. Segundo o ministro, a medida beneficiaria cerca de 90% dos produtores do país que estão ilegais do ponto de vista ambiental. Mas a maior preocupação dos produtores rurais hoje é o prazo para registro da reserva legal. A lei determina que a averbação dessas áreas seja feita até o dia 11 de dezembro. O governo prepara um decreto estendendo o prazo por mais seis meses. Na semana que vem os ministros da Agricultura, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Casa Civil devem discutir com o presidente Lula os detalhes da proposta de alteração na legislação ambiental.

Jaciara e Dindin disputam prefeitura de Feijó

A disputa pela prefeitura de Feijó, já começa a movimentar a cidade. Jaciara Rodrigues (PT) e Raimundo Ferreira (PSDB), o Dindin, disputam as eleições, que acontecem no dia 22 de novembro. Eles foram aclamados durante as convenções que foram realizadas no último final de semana.
Jaciara de Sousa Rodrigues terá como candidato a vice, Cláudio Braga Leite, pela coligação Frente Popular de Feijó (FPF), composta pelo PT, PP, PSDB e PC do B. Já Raimundo Ferreira Pinheiro, o Dindin, terá como vice, Pedro Rodrigues Cavalcante, o Pelé. Os dois disputam as eleições pela Aliança Popular de Feijó (APF).
A propaganda eleitoral gratuita no rádio terá início no dia 08 de novembro. Os candidatos poderão fazer campanha, com utilização de equipamentos sonoros, entre as 08 horas e as 22 horas, até o dia 21 de novembro. Neste dia também é o prazo final para final para promoção de carreatas e para distribuição de material de propaganda política.

Pela primeira vez, em Tarauacá uns dos maiores empresário conhecido por Raimundo Damasceno, está investindo em tecnologia e também em seus profissiona




Pela primeira vez, em Tarauacá uns dos maiores empresário conhecido por Raimundo Damasceno, está investindo em tecnologia e também em seus profissionais. Ontem aconteceu na fazenda TA-1, que fica localizada a 2 km da cidade. As 15h00min tiveram o encerramento do curso e a entreguem os certificados de vários participantes do curso inseminado artificial que teve a duração de 30 dias. O mesmo foi realizado pela uma das melhores empresas do Brasil (CRV LAGOA).





A empresa enviou 1 profissional para administrar o curso e também fazer palestras. Raimundinho ainda acrescentou que o principal objetivo é melhorar a qualidade de seus animais e também fazer uma reciclagem e seus profissionais. Abertura do curso teve a participação de vários peões, mais a atração do momento foi o futuro peão que tem aproximadamente 4 anos que estreou no meio dos adultos.





Além do curso também foi realizado o comes e bebes para todos os presentes para comemorar o resultado de um grande investimento, pois cada peão teria o direito em mostrar o que aprendeu no período do curso com apresentação de uma inseminação, já a empresaria Ivete abrilhantou a festa com sua simpatia e elegância dançando a primeira parte e companhia do seu esposo e também empresário.


O site Tarauacá da Hora esteve presente para registrar os melhores momentos daquele evento, pois si tratar de uma grande comemoração.

Governo fecha BR-364 nesta sexta-feira



Aberta para o tráfego de veículos de carga e de passageiros desde o dia 11 de julho em toda sua extensão, a BR-364 volta a ser fechada nesta sexta-feira, 30, pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). A decisão do órgão foi tomada após verificar o impacto das chuvas sobre a rodovia na semana passada. Mais de 2,6 mil veículos, entre carros, motos e ônibus, transitaram pela estrada no período de maio a outubro, totalizando um fluxo de 19,4 mil passageiros. Na próxima semana, o Deracre percorrerá todo o trecho orientando os motoristas tanto do Acre quanto de outros Estados do país a saírem do percurso por motivo de segurança.
O diretor do Deracre, Marcos Alexandre, lembra que a BR-364 está sendo construída com a rodovia aberta e que, por esse motivo, os cuidados devem ser redobrados para garantir um trânsito mais seguro. "Não podemos fechar a BR para construí-la. Todo esse trabalho acontece com o tráfego liberado e requer condições especiais para conviver com a construção e com o transporte", explica, orientando as pessoas que estão nos trechos em construção ou que pretendem voltar para casa a programar o retorno até o dia 30. Na próxima semana, o Deracre dará suporte aos condutores de veículos que ainda estiverem nos trechos mais complicados.
Este ano o fluxo de produtos na BR-364 representou o dobro do verificado em 2008. Até o fim da última semana, foram transportadas 152 mil toneladas entre gêneros alimentícios, material de construção, peças de vestuário, medicamentos, bebidas e outros artigos. No ano passado, esse número alcançou as 73 mil toneladas. O número de caminhões que circularam no período também foi maior em 2009. De maio a outubro, 10.158 veículos de carga transportaram produtos de primeira necessidade para os moradores da região. Em 2008, o Deracre registou um volume de 8.028 caminhões.

Sargento Ribeiro se acorrenta e se amordaça em praça pública


O sargento Ribeiro, presidente da Associação dos Cabos e Sargentos do Corpo de Bombeiros da PM, resolveu se acorrentar e se amordaçar em praça pública, após saber da prisão do major Wherles Rocha nesta manhã de terça-feira. Usando o uniforme social da corporação, ele se acorrentou a uma palmeira da Praça dos Autonomistas, atrás do Palácio Rio Branco e passou a se comunicar apenas por meio de um caderno. Além disso, segurava a Constituição Brasileira. Homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local e retiraram na marra o sargento, cortando as correntes e levando Ribeiro. Pelo manifesto, ele deve também

Preso tem um dos testículos arrancados dentro de cela da Antônio Amaro Alves


Condenado por estupro, o presidiário Marcelo Barbosa da Silva, 24, foi "sentenciado pelos presidiários a perder os testículos.Um dos órgãos do preso foi arrancado, enquanto ele era obrigado a tomar detergente. A tortura aconteceu no presídio Antônio Amaro Alves, que é classificado pelo Instituto de Administração Penitenciária como de "segurança máxima".
A agressão aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, mas só divulgada à noite, quando o acusado, Gabriel Souza, 19, foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.Depois de terem sido removidos do presídio Francisco de Oliveira Conde para uma cela do pavilhão 1 do presídio Antônio Amaro Alves, Gabriel Souza e Marcelo Silva passaram a ser controlados pelos presidiários Roberto Moura de Oliveira, o “Pé de cão”, Kennedy Franklin Chagas da Silva, o “Frank” e Enivaldo dos Santos, o “Gene”.
Gabriel e Marcelo tinham tentado escapar da penitenciária Francisco Conde e por isso, receberam como punição a transferência para o presídio ao lado. Já na cela, Gabriel recebeu ordens dos detentos para bater em Marcelo, que por sua vez, não tinha o direito de reagir. Mas Marcelo não cumpriu o acordo e acabou agredindo Gabriel.Como punição por não ter apanhado sem revidar, Marcelo foi obrigado a cortar o próprio testículo com uma lâmina de barbear, mas não suportou as dores e parou no começo. Gabriel então tomou a lâmina de Marcelo e continuou a tortura.Ele arrancou um dos testículos e repassou o órgão para os demais detentos. Os órgão da vítima passou de cela em cela, segundo os próprios presidiáiros, numa "demonstração do que merece todo estuprador que chega aos presídios". Na delegacia o acusado, confessou o crime e tentou inocentar os colegas, mandantes da tortura. Gabriel declarou também que se necessário fosse faria tudo novamente.“Estuprador não tem não tem vez na nossa unidade. Ele mereceu”, disse Gabriel, assumindo a culpa. Na penitenciária, Marcelo teria dito aos agentes carcerários que foi ele próprio quem o mutiliou, numa demonstração de medo de seus agressores.
Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco, mas passa bem.

Lula faz 64 anos hoje e comemora aniversário com "sua banda"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 64 anos nesta terça-feira (27) e comemorou o aniversário nesta manhã com a Banda da Guarda Presidencial, no Palácio do Alvorada, em Brasília. A homenagem surpresa começou com o Hino do Corinthians e depois com a música Amigo de Fé, de Roberto Carlos.

Rondônia elege Miss Penitenciária nesta quarta-feira


A nova Miss Penitenciária de Rondônia será conhecida nesta quarta-feira (28). É o segundo ano que o presídio feminino faz o concurso. São 13 garotas que estão na disputa.
A coordenadora do evento, Silvana Fagundes, disse ao G1 que a vencedora do ano passado fez trabalhos como modelo depois do concurso.
“Ela já foi solta, não está mais em Porto Velho, mas trabalhou com moda outras vezes. Queríamos que ela estivesse aqui para passar a faixa, mas perdemos o contato”, afirmou.
Um salão de beleza da cidade se encarregou de fazer o cabelo e a maquiagem das 13 candidatas. As roupas e os sapatos são emprestados. “Elas trocam entre elas”, disse Silvana.
Cerca de 130 detentas cumprem pena em regime fechado na instituição. Durante os ensaios, uma das candidatas, de 19 anos, foi muito aplaudida e disse estar confiante na vitória. “Vou sair daqui miss”, afirmou.
Cada detenta pode convidar duas pessoas para ir ao desfile. Segundo a coordenadora do evento, a expectativa é que o presídio receba cerca de 200 pessoas na quarta-feira.

Binho e ministro participam de Seminário de Previdência Social no Acre


O governador Binho Marques e o Ministro da Previdência Social, José Pimentel, participaram nesta segunda-feira, 26, do 4º Seminário de Previdência do Acre, cuja cerimônia abertura foi realizada no Teatro Plácido de Castro e contou com a presença do senador Tião Viana; do presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi; deputado federal Nilson Mourão; prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, e do presidente do Instituto de Previdência do Acre (AcrePrevidência), José de Anchieta, além de autoridades civis e militares, lideranças como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Manoel Lima, e da presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Sebastiana Miranda; gestores estaduais e municipais. O evento marcou a abertura da Semana do Servidor do Acre.
Ministro e governador assinaram a ordem de serviço para construção de uma agência do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), ato integrante do Plano Nacional de Expansão da Rede de Agências da Previdência. Até o próximo ano, o Acre contará com cinco escritórios, sendo que dois já estão em construção e outro começará a ser construído esta semana. As duas novas agências estarão instaladas em Feijó e a obra demandará recursos de R$ 1,012 milhão, e em Sena Madureira, cujo custo está estimado em R$ 975,2 mil. "O desafio agora é este: o de universalizar a previdência", disse Pimentel.
O Plano de Expansão da Rede, conforme lembrou Pimentel, é uma determinação do Presidente Lula, que luta para levar a Previdência o quanto mais próximo da população e de maior eficiência. Após intenso trabalho, Pimentel reduziu para trinta minutos o prazo máximo para inclusão de uma pessoa no sistema previdenciário, situação que não muda a não ser que o caso em questão exija perícia médica. "Hoje nós temos orgulho disso, de ter os processos resolvidos em trinta minutos", disse Marques. Para o governador Binho Marques, a presença de José Pimentel no seminário guarda um significado muito importante atestando a qualidade do evento e o esforço que o Acre vem fazendo em sua política previdenciária.
Além da aposentadoria em trinta minutos, as seguintes melhorias foram alcançadas nos últimos anos: reconhecimento automático do direito, ampliação da rede, extrato de informações previdenciárias e carta aos segurados que vivem na zona urbana. O Governo Lula criou o programa Empreendedor Individual, que já opera em vários Estados. No Acre, de acordo com a Previdência Social, há 46.591 empreendedores potenciais para serem formalizados. São pipoqueiros, cabeleiros, comerciantes ambulantes e vários outros passíveis de participar do programa, receber o CNPJ e participar de todos os benefícios previdenciários.
O regime de previdência própria do Acre mantém, segundo José de Anchieta, o pagamento mensal de 7.000 benefícios, o que significa um aporte de mais de R$12 milhões. Os números apresentados pelo Ministério da Previdência revelam a importância dos benefícios: no Acre, há 62.997 benefícios urbanos e rurais que representam pagamentos mensais que somam R$ 36.7 milhões.

Produtores bloqueiam Estrada


cerca de 150 produtores rurais fecharam a BR 317 na altura do km 88 entre os municípios de Brasiléia e Assis Brasil. Os moradores da localidade reivindicam a reabertura do ramal do km 84 que atende mais de 50 famílias.
Logo pela manhã dezenas de veículos já formavam um grande engarrafamento que provocou muita confusão e bate-boca. Os manifestantes armaram uma barricada com pedaços de madeira e correntes tornando impossível a passagem de qualquer veículo pela Estrada do Pacífico. O ônibus da empresa Real Norte e outro com estudantes que participam do projeto “Viaja mais Jovem” também foram impedidos de seguir viagem.
A Polícia Militar de Assis Brasil e Brasiléia foi acionada e esteve no local para acompanhar as negociações. Os manifestantes informaram que só liberam a estrada após a presença da prefeita de Brasiléia, Leila Galvão e a prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha que, segundo os moradores, devem uma resposta urgente à comunidade.
Segundo a prefeita de Assis Brasil a área onde está localizado o ramal pertence ao município de Brasiléia e o único compromisso que ela firmou com os moradores já foi cumprido.
“No início do ano colocamos um trator para melhorar o acesso ao ramal. Esse era nosso compromisso com aquela comunidade” afirmou Eliane que se colocou a inteira disposição para conversar com os manifestantes.
Já a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, mandou informar através da Polícia Militar que não “trabalha sob pressão”. A gestora pediu para que fosse organizada uma comissão entre os manifestantes que ela estava pronta para receber em seu gabinete. Os polícias Militares apresentaram ainda uma planilha fornecida pela Prefeitura de Brasiléia onde mostra que o referido ramal será recuperado de acordo com o planejamento de recuperação de ramais do município.
Os manifestantes prometem não cederem enquanto as autoridades responsáveis não assinarem um termo de compromisso para recuperar o ramal. Enquanto isso a fila de carros só aumenta e a cidade de Assis Brasil corre o risco de ficar desabastecida, além dos prejuízos que já afetam os taxistas, empresas de ônibus e comerciantes.

Audiência Pública harmoniza ambiente em Marechal Thaumaturgo


O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) coordenou uma audiência pública em Marechal Thaumaturgo, a cerca de 800 quilômetros de Rio Branco, que tinha por objetivo esclarecer aos índios da etnia apolima-arara e aos assentados do Projeto de Assentamento do Rio Amônea, sobre a delimitação definitiva da Terra Indígena e os próximos passos para a efetiva retirada das famílias de assentados.Diante do clima de instabilidade social relatado ao MPF, o procurador da República Ricardo Gralha Massia, e o Defensor Público da União Thales Arcoverde Treiger, com o apoio da equipe do posto de fronteira da Polícia Federal, reuniram-se um dia antes da audiência com os representantes das associações de produtores para esclarecer que a área indígena já não podia ser tratada como área reivindicada pelos índios, mas que o processo era definitivo.
Em virtude disso, esclareceu-se que a situação exigia dos envolvidos entendimento acerca do prazo para retirada das famílias, bem como o compromisso dos órgãos federais para o pagamento de justos valores de indenização e o reassentamento em local adequado. Participaram da audiência cerca de 500 pessoas, entre assentados, índios e comunidade. Estiveram representados, além do MPF e a Defensoria Pública da União, o Incra, Ibama, ICM-Bio, a Funai e a prefeitura de Marechal Thaumaturgo. Ao final da audiência, após esclarecidas todas as dúvidas de índios, assentados, e das associações de moradores do Projeto de Assentamento e dos produtores rurais, os representantes dos assentados e dos órgãos envolvidos voltaram a se reunir na sede da Polícia Federal, onde deram ciência no compromisso do Incra de mapear no prazo máximo de sessenta dias, terras alternativas para a realocação das famílias, devendo acontecer reuniões nos dias 10 e 11 de dezembro em Rio Branco, para a definição da questão.

Agentes de endemias de Rio Branco entram em greve nesta terça-feira


Agentes de endemias ligados a Prefeitura de Rio Branco entram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira, 27. Eles reivindicam o cumprimento de mais de 70 condenações judiciais, onde o município é obrigado a reduzir a carga horária de 40 para 30 horas semanais e o pagamento das horas extras trabalhadas a mais.A paralisação foi decidida em assembléia geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco, na última sexta-feira. O presidente, José Augusto, garante que os agentes de endemias cansaram de ficar parados esperando a prefeitura cumprir as reiteradas decisões da Justiça do Trabalho. “Só tem um jeito dessa greve ser evitada, é o prefeito cumprir as decisões da justiça”, disse.Pelo menos 150 agentes de endemias prestam serviços na capital. Eles prometem se concentrar a partir das 8h30min da manhã desta terça-feira, 47, em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Ceará, onde promoverão um ato público e de lá seguem para a Câmara Municipal de Rio Branco. Na sede do Legislativo Municipal, a idéia é pedir apoio dos vereadores.

Polícia Civil captura homicida que matou irmão em Assis Brasil


O sub-delegado da cidade de Assis Brasil, Padilha, obteve êxito em capturar o colono Delmiro da Silva Bezerra, de 37 anos, que matou o irmão na noite de sexta-feira, por volta das 20h00, na Colocação Xapuri, localizada ramal do Icuriã distante cerca de 20 km da cidade.Segundo informações passadas pelo homicida, o crime aconteceu no início da noite de sexta-feira, dia 23, e não enquanto o irmão dormia, como foi passado nas primeiras informações. A motivo da morte foi proveniente após uma discussão entre familiares depois de uma bebedeira.A vítima, era tido como uma pessoa que facilmente se envolvia em confusões quando bebia. Nesse meio, surgiu uma conversa que Francisco da Silva Bezerra, de 30 anos, vinha aliciando a esposa do irmão que o matou.Delmiro havia saído da casa do irmão para buscar um remédio para sua esposa e quando voltou, a confusão estava formada e a encontrou chorando devido o boato. Foi quando Francisco levantou da cama e resolveu agredir o seu irmão com socos e chutes.Apossando-se de uma faca, disse para o irmão não fazer de novo. Bêbado, Francisco partiu novamente para cima do irmão que revidou o atingindo por três vezes na região do abdômen que caiu no chão da casa morrendo em seguida.O homicida fugiu e se escondeu por quase 24 horas dentro da mata até o final do dia deste Sábado, dia 24, quando foi surpreendido pelo sub-delegado de Assis Brasil e conduzido até a delegacia da cidade.Na manhã deste domingo, foi transferido para a delegacia de Brasiléia, distante cerca de 110 km. Delmiro será ouvido pela delegada de plantão, Celina Ribeiro, e possivelmente transferido para a colônia penal da Capital, ainda esta semana ficando a disposição da Justiça até o julgamento.

Incomodados com o som, irmãos quebram e atiram contra carro


Por volta das 20h00 de Sábado, dia 24, dois irmãos resolveram que deveriam acabar com o som alto de um carro na marra. Conhecidos na cidade pelo apelidos de “Pivô” e “Bé”, saíram da casa distante cerca de 70 metros, atravessaram a rua a passaram a agredir o proprietário do taxi que estava parado.Segundo o taxista, Paulo Rodrigues da Araújo, de 32 anos, começou uma discussão. Foi quando um dos irmão se apossou de um tijolo e acertou o pára-brisa do veículo, momentos depois, o outro sacou de uma arma tipo pistola e efetuou três disparos contra o carro.Confusão formada, policiais militares e civil forma acionados até o local, na Avenida Marinho Montes, local onde existem muitos bares e é comum ter vários carros parados disputando som alto, o que incomoda vários moradores da localidade.Os irmãos, “Pivô” e “Bé”, fugiram tomando rumo ignorado deixando a confusão para trás. Os delegados da cidade, José Alves e Celina Ribeiro, que estava acompanhando o caso de homicídio na cidade de Assis Brasil, estão tentando localizar os acusados.O caso está sendo apurado como tentativa de homicídio e destruição de patrimônio alheio, além de porte ilegal de arma de fogo, que esperam encontrar quando os dois forem capturados. Segundo informações, o caso será levado diretamente ao Juiz da Comarca para que seja tomadas atitudes enérgicas sobre o acontecido.

Sociólogo José Mastrangelo morre vítima de infarto




O sociólogo José Mastrangelo morreu, na manhã deste domingo, 25, vítima de um infarto fulminante. Ele estava em sua casa e havia acabado de voltar de um jogo de tênis, esporte que praticava regularmente, quando sentiu fortes dores no peito e foi socorrido pela esposa, Ocidéia. O professor chegou a ser atendido pelo Samu, mas não resistiu e morreu aos 64 anos.O velório está sendo realizado na capela São João Batista, ao lado da TV Gazeta, e o enterro acontecerá às 9h desta segunda-feira, no cemitério São João Batista. José Mastrangelo era casado, tinha três filhos, Marcela, João Paulo e José Filho, e três netos.Mastrangelo era italiano, da região de Alberobello, no Sul da Itáia, e morava no Estado há 36 anos. Em 1973, trabalhou, ao lado do então bispo do Acre Dom Moacyr Grecchi, na formação das Comunidades Eclesiais de Base do Acre. Em 1977, participou da fundação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que dirigiu até 1990. Doutor em Sociologia e especialista em Ciências Sociais, com licenciatura em Filosofia e Pedagogia, foi professor de Sociologia da Ufac e da pós-graduação da Uninorte e teve participação ativa nos debates políticos do Acre, tendo sido, inclusive, candidato ao Governo do Estado, em 2002, pela coligação de esquerda, formada na época, Frente Trabalhista (PPS, PTB e PDT). Atualmente, ele estava sem partido político. Autor de artigos críticos, foi colaborador de jornais do Acre, inclusive de A GAZETA, por muitos anos.

‘Não desejo que ninguém passe por essa dor’, diz mãe de Marcos


Amigos e familiares se despedem do professor “Não desejo nenhum mal a eles, quero que Deus os perdoem, que paguem por o que fizeram para que não venham a fazer isso com outra pessoa, para que nenhuma mãe passe por o que estou passando; não sei como irei viver agora”. Assim Natália Maria Soares de Oliveira, 79, se refere aos assassinos de seu filho único, Marcos Afonso Soares, 46. Mostrando bastante serenidade, as últimas forças dela acabaram quando o caixão do professor chegou à Capela São João Batista na manhã deste sábado, 24.
Ali foi o local onde familiares, amigos e alunos de Marcos foram dar o último adeus ao “maluco-beleza”, como ele era chamado carinhosamente por seus alunos, por viver uma vida despojada, sem tempo feio e sempre ter uma brincadeira. No velório os sentimentos de indignação e revolta pela forma bárbara como Marcos foi executado tomaram de conta do ambiente. O pedido era um só: Justiça. Natural de Brasiléia, Marcos Afonso Soares nasceu em 10 de março de 1963 e era evangélico da Igreja Batista do Bosque. Formou-se em Biologia pela Universidade Federal do Acre. Um de seus alunos foi o hoje secretário de Articulação Política da Prefeitura de Rio Branco, Márcio Batista. Ele lembra muito bem dos tempos de sala de aula. Estudava no Instituto de Educação Lourenço Filho, que funcionava onde atualmente é o Colégio Heloísa Mourão Marques.
Lecionava a extinta disciplina OSPB (Organização Social e Política Brasileira), herança do governo militar. Mas as idéias de Marcos não condiziam com a dos generais. “Ele agia como um sociólogo, sempre procurando mostrar a realidade social. Tinha ideais da esquerda, pregava o socialismo, acreditava na revolução armada”, recorda Batista, filiado ao Partido Comunista do Brasil. Mas nos inícios dos anos 1990 ele deixou o marxismo de lado e abraçou a causa ambiental. Organizou a fundação do Partido Verde em Rio Branco. Foi assessor parlamentar do então vereador Júlio Eduardo, o Doutor Julhinho, entre 1992 e 1996. Esse foi o único cargo político exercido por ele. Dedicou sua vida aos estudos. Fez o mestrado na área de administração em La Paz. Ele não parou por aí. Decidiu realizar o doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Venezuela, e teve o diploma reconhecido esse ano pelo Ministério da Educação. “O sonho dele era ir para a África desenvolver projetos na área social”, diz Sebastiana Soares, tia de Marcos. A análise feita pelos amigos sobre a personalidade dele é uníssona. Companheiro, extrovertido, brincalhão, inteligente, conselheiro, querido, despojado... “Não há como descrever o Marcos, a ficha ainda não caiu”, lamenta o colega Albino Torres, também professor da Uninorte. Para Torres, a forma covarde como Marcos foi morto é o mais revoltante. “Ele era um cara incapaz de matar em um inseto, pacato”. Uma das paixões dele era a botânica.Sua casa era cercada por plantas e árvores. O buraco onde os assassinos o enterraram tinha sido cavado por ele para plantar um pé de buriti. Marcos ia ajudar Torres a escrever seu projeto de mestrado. Mas a fatalidade o impediu. “Em sala de aula ele queria que nós não apenas absolvêssemos aquilo que ensina, mas que também pudéssemos expressar o aprendizado”, diz Kleiver Nascimento, um dos alunos que foi se despedir do mestre. “Ele era um cara muito sábio, de boa índole, sabia o que estava nos ensinando. Sempre fazia mesas redondas de debates dentro de sala, queria que mostrássemos nossas opiniões, nos incentivava a estudar para alcançar sempre o melhor”, diz Marinilson Vasconcelos, estudante de Educação Física da Uninorte, e que tinha Marcos como docente. O professor iria ajudar a coordenação na fase de reconhecimento do curso junto ao MEC. Marcos Afonso deixa duas filhas: Iana de Oliveira, 17, e Liviane de Oliveira, 18. Ele estava em seu segundo casamento, e um de seus sonhos era terminar a construção da casa onde foi morto. Não queria mais ter filhos para poder viajar sem preocupações para a África. Os sonhos e os planos dele foram interrompidos na última terça-feira (20) pela ganância e crueldade humanas

Justiça cassa mais vereadores hoje do que há nove anos


A cassação de 13 vereadores em uma única tacada chacoalhou o círculo político em São Paulo na semana passada. Em meio a bate-boca, recursos e retomada de cargo tentou saber se mais vereadores perderam a cadeira nos últimos anos, e descobriu que nunca tantos políticos foram cassados no Brasil. Para se ter uma ideia, o número de vereadores que se elegeram em 2008 e terminaram cassados pela Justiça por corrupção eleitoral é oito vezes maior que o de vereadores cassados eleitos em 2000. Enquanto no começo da década, 15 vereadores em todo o país perderam o mandato, no ano passado esse número pulou para 119. Os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), coletados em março pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, mostram que o número de prefeitos cassados no Brasil também saltou: em 2000 foram 40 contra 119 em 2008 - um aumento de 200%.

Chega a dez número de mortos em acidente entre ônibus e carreta


Chega a dez o número de mortos em um acidente entre um ônibus e uma carreta na BR 116, em Minas Gerais, ocorrido na madrugada deste domingo (25), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O ônibus fazia a linha Salvador-Rio de Janeiro. Nove pessoas morreram no local e uma, no hospital, de acordo com a PRF.
A colisão aconteceu em uma região de serra, com muitas curvas, às 3h30. O local fica a 60 quilômetros de Teófilo Otoni, para onde foram levados os mais de 20 feridos. Eles estão sendo atendidos em dois hospitais da cidade. Alguns já foram liberados.
De acordo com a polícia, o motorista da carreta, que descia a serra, teria perdido o controle do veículo ao fazer uma curva e tombou à esquerda, invadindo a outra pista, onde vinha o ônibus. A PRF informou que o motorista da carreta teve ferimentos leves.
A rodovia ficou interditada até as 8h em um trecho de 10 quilômetros. Depois, foi liberada parcialmente.

Pai armado com faca faz filho refém em Guarulhos


Um homem mantinha o filho de seis meses refém por volta das 12h50 deste domingo (25) em Guarulhos, na Grande São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar. Segundo a PM, o homem, que aparenta estar embriagado, está armado com uma faca. Ele teria brigado com a mulher e a expulsado de casa. Ela então chamou a polícia. Foi então que o homem se trancou na casa com a criança, por volta das 10h30. Policiais militares cercaram o local, que fica na Avenida Coqueiral, e tentam negociar com o homem. Segundo a polícia, ele ameaça matar bebê e se matar.

Professor foi assassinado para não delatar serralheiro




O professor Marcos Afonso Soares, 46 anos, foi morto a golpes de facão, desferidos pelo serralheiro Valtemir Soares da Silva, de 23 anos. De acordo com informações repassadas pelo secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, na manhã deste sábado, 24, a vítima foi morta com seis golpes de facão e depois enterrada em um buraco onde seriam plantadas palheiras.O secretário revelou que o veículo do professor, um Renault Sandero, avaliado em R$ 40 mil, foi vendido por R$ 7 mil reais na cidade de Cobija. Desse total, cerca de R$ 1,3 mil, estavam ainda em poder dos acusados, quando eles foram presos Capixaba, na noite de sexta-feira, 23. O restante eles gastaram em bares e restaurantes. Também foi apreendido um revolver calibre 38.Acompanhado dos delegados Cleilton Videira, Robert Alencar e Alan Souza, o secretário revelou detalhes do crime, ressaltando que desde o momento em que a polícia foi procurada por familiares da vítima, iniciou-se um trabalho de investigação.“Nós fomos informados do caso por volta das 20 horas e a partir daí iniciamos um trabalho intenso. Quero ressaltar que trabalhamos com todas as hipóteses. Os dois vigias da obra, que foram amarrados junto com o professor, informaram que ele tinha sido levado, por isso, montamos barreiras para evitar a saída do veículo, mas como o crime aconteceu por volta da 17 horas, não conseguimos evitar”, explicou.O delegado Alan Souza disse que o professor Marcos Soares foi morto porque Valtemir, que já tinha feito alguns serviços para ele, ficou com medo de ser reconhecido e decidiu matá-lo.Segundo o delegado, os dois homens que estavam na obra, só viram até o momento em que os bandidos retiraram o professor de dentro do cômodo onde estavam amarrados. “Por isso a polícia trabalhava com a possibilidade do professor ter sido levado pelos bandidos”, destacou.Frieza e planejamento - Ao serem apresentados à imprensa, Valtemir Soares da Silva, 23 anos, Jeferson da Silva Gomes, o Jack,
Com os acusados foram encontrados R$ 1.354, além de aparelhos celulares e um revólver; facão usado no crime estava na residência da vítima, e Cláudio Sérgio da Silva Gomes, 23, demonstravam frieza e estavam de cabeça erguida. Segundo informações da polícia, eles não negaram a autoria do crime e revelaram detalhes de como o professor foi morto.O autor do assassinato, Valtemir Soares da Silva, 23 anos, proprietário de uma serralheria no Portal da Amazônia, chegou a sorrir quando estava sendo apresentado à imprensa.O que mais chama atenção no crime é a fator do veículo ter sido encomendado por uma pessoa que mora na cidade de Cobija. Em seguida, os acusados escolheram a vítima e planejaram toda ação.Pelas informações da polícia, todo crime foi friamente planejado, pois o serralheiro Valtemir Soares, conhecia o professor Marcos há mais de três anos e passou a monitorar seus passos. Em seguida, junto com os irmãos Jeferson e Cláudio, e o menor conhecido como “Neguinho do Calafate”, executaram o plano.“O crime não tem mais vez no Acre”, diz Farias
Secretário Emylson Farias ao lado de outros delegados: "muitos fatores ainda dificultam o trabalho da polícia para evitar a saída de veículos roubados" Ressaltando as dificuldades para elucidar o crime, o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, disse que a prova técnica foi de fundamental importância para que os assassinos fossem identificados.Ele lembrou que a Polícia Civil está vivendo um novo momento, com aquisição de equipamentos modernos e pessoal capacitado para combater o crime. “Quero ressaltar o trabalho da polícia, que se empenhou para elucidar esse crime complexo. O crime não tem mais vez no Acre”, garantiu.Ao ser perguntado sobre a fragilidade da Segurança na fronteira do Acre, Emylson Farias, disse que estão sendo feitos investimentos, mas que muitos fatores ainda dificultam o trabalho da polícia para evitar a saída de veículos roubados do Estado.Emylson Farias fez questão de negar que exista crime organizado no Acre, afirmando que foi uma ação isolada de um grupo, que planejou roubar um carro para vender na Bolívia.“Temos que ter cuidado quando tratamos dessa denominação de crime organizado. Essa foi uma ação de um grupo, que planejou o roubo de um carro para vender na Bolívia. Estamos trabalhando duro para evitar que a criminalidade no Acre”,

Bióloga vítima de acidente em Manuel Urbano deixa hospital


Giuliana com os pai; força de familiares e amigos a ajudaram na recuperação Após 15 dias em coma na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco, a bióloga Giuliana Santi, finalmente, recebeu alta na manhã deste sábado, 24. Agora, gradativamente, ela está apta a retomar a rotina. Giuliana foi vítima de um acidente ocorrido no dia 14 de setembro, quando ela estava a serviço do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Deas) com outras três pessoas.A camionete em que ela viajava captou na BR-364, próximo ao município de Manuel Urbano (distante 310 quilômetros de Rio Branco). Ela havia sido resgatada pelo helicóptero comandante João Donato, do Governo do Estado, no que foi a primeira operação real de socorro feita pela aeronave.

Ex-marido mata a mulher a facadas e a pauladas


O crime aconteceu no município de Acrelândia, na ultima sexta feira, 23, por volta das 22h. A vítima, Maria Aparecida da Paixão Lhera Martins, 29 anos, foi morta pelo ex-companheiro com várias facadas. Depois, chegou a atingir a vítima com uma tábua de cortar carne.Duas crianças, uma de 14 anos e outra de 9 anos, estavam na residência na hora do crime, mas não observaram nada. A menina de 14 anos era somente filha da vítima. O acusado, Djane Martins, o “Xeba”, teria ido até a residência e tudo parecia normal. Ele ficou assistindo a TV, brincando e sorrindo. Ele a esperou que ela dormisse para matá-la. Depois que o acusado cometeu, ligou para uma cunhada e disse: “Eu matei a Cida”.Rapidamente a cunhada correu à casa da vítima e viu a casa fechada. Ao arrombarem a residência a encontraram morta. As crianças ainda dormiam. O acusado está foragido. Segundo o pai de criação da vítima, André Batista 72 anos, há cerca de oito meses Aparecida havia perdido a mãe. Disse ainda que o acusado chegou a aliciar a menina de 14 anos, sua enteada. Este foi o motivo da separação.“Ele era bastante ciumento e não queria vê-la conversando com ninguém. Isso já era motivo de brigas”. O corpo foi resgatado pelo Instituto Médico Legal e conduzido a Rio Branco.

Professor Marcos Soares foi executado; trio acusado já está preso


O professor universitário Marcos Afonso Soares, 46, foi executado a tiros por três homens e seu corpo, enterrado pelos bandidos nas cercanias do município de Capixaba (distante 80 quilômetros de Rio Branco pela BR-317). O fato põe um fim às esperanças de amigos e de familiares de que ele ainda pudesse ser encontrado com vida.
Os irmãos Jeferson e Cláudio Sérgio da Silva Gomes e o primo deles, Valtemir Soares da Silva, confesssram o crime. O mentor do latrocínio, roubo seguido de morte, foi Valtemir, que ironicamente, havia sido contratado pela vítima para fazer grades de ferro que serviriam para a proteção da vítima em casa.
Eles foram presos quando se divertiam numa churrascada do ramal Alcoobrás, próximo a Capixaba, bancado com o dinheiro da venda do veículo da vítima, um Ranault Sandero repassado a uma quadrilha de receptadores em Cobija (cidade boliviana a 240 quilômetros de Rio Branco).
Um cerco policial, na tarde desta sexta-feira, 23, nos ramais da região de Capixaba possibilitou a prisão do trio, que confessou ter executado Marcos Soares para roubar seu veículo e vendê-lo na Bolívia. Um quarto indivíduo, cujo nome não foi divulgado, deve ser preso nas próximas horas.As investigações começaram dentro da Bolívia, mais precisamente, no ramal Evo Morales, onde o trio foi localizado e preso. Eles negociavam o carro da vítima, um Renault Sandero.
Soares, professor do curso de Biologia da faculdade Uninorte, foi rendido por dois homens, quando chegava a sua casa, no conjunto Nova Esperança, na tarde da última terça-feira. Posto no bagageiro do carro com pés e mãos amarrados, ele desapareceu com os bandidos, mobilizando uma corrente solidária por parte dos órgãos de imprensa, de amigos e familiares na busca por informações que levassem ao seu paradeiro e que ele estivesse ainda com vida.
Imediatamente, a polícia começou as investigações, que mobilizou ao menos seis delegados,
cujo desfecho aconteceu no final da tarde e início da noite desta sexta-feira, 23.
Os acusados foram presos numa casa da cidade de Capixaba e confessaram ter matado o professor para repassar o Renault da vítima, para uma quadrilha boliviana.Eles serão acareados por dois marceneiros que também foram rendidos no dia do rapto, quando aguardavam Marcos Afonso para receber por duas portas de madeira que tinham sido encomendadas pela vítima.
Um deles chegou a escutar palavras de aflição da vítima diante das armas dos criminosos. Ele teria dito: “E, vou morrer, meu Jesus!”, antes de ser posto no porta malas do próprio veículo.Ainda não há informações sobre onde estaria o corpo da vítima. Os acusados estão sendo levados para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.
Veículo teria sido vendido por R$ 15 mil
A frieza com que os indivíduos executaram a vítima pôde ser medida pela situação em que eles se encontravam quando foram presos. Os três promoviam um churrasco no ramal da Alcoobrás às custas do dinheiro arrecadado com a venda do veículo.
Enquanto um confessou à polícia que o Sandero foi vendido a R$ 7,5 mil, outro diz que ele foi repassado pelo dobro: R$ 15 mil.
Quando foram flagrados, eles já tinham apenas R$ 1.500. Os três estão presos na Delegacia do Grupo de Capturas da Polícia Civil.

Polícia Federal apreende cigarros contrabandeados na BR 317


A Polícia Federal em Epitaciolândia, dando continuidade a diversas outras missões e diligências visando combater o contrabando e o descaminho na tríplice fronteira, Brasil-Peru-Bolívia, apreendeu na tarde desta quinta-feira (22/10/2009), 1.250 pacotes de cigarros contrabandeados da Bolívia em poder de J.S.F, 25 anos e S.F.A. de 33 anos. Ambos transportavam os pacotes em um Meriva com placas de Osasco, Grande São Paulo.Esta apreensão é uma em muitas outras que a Polícia Federal vem realizando na BR 317 nas últimas semanas com o intuito de reprimir o contrabando e o descaminho que se tornaram uma praga na tríplice fronteira criando verdadeiros “mercados paralelos” de mercadorias, bebidas e eletrônicos para a capital, Rio Branco.Segundo informações da própria Polícia Federal, esforços hercúleos tem sido aplicados para contornar o problema do efetivo com uma demanda maior de fiscalização tanto imigratória quanto em repressão ao tráfico e ao contrabando.Estes reforços vêm obtendo significativos resultados como a apreensão de cocaína em um ônibus e muitas outras apreensões de produtos contrabandeados e estrangeiros em situação irregular no país. O trabalho dos Policiais Federais tem colhido frutos também na parte educativa, pois, o número de pessoas que, instruídas pelos policiais vai à Receita Federal declarar mercadorias tem, visivelmente crescido, principalmente em finais de semana. Em suma, o trabalho tem tido uma efetividade crescente tanto na parte repressiva quanto na parte preventiva. Os dois condutores do veículo estão custodiados na Delegacia de Polícia Federal de Epitaciolândia enquanto aguardam o translado até o presídio da Capital.

Comissão com políticos brasileiros é recebida pelo Vice-Presidente da Bolívia em Cobija


Uma Comissão de parlamentares da ALEAC e vários políticos do Acre que iria se encontrar com presidente boliviano, na tarde desta quinta-feira, dia 22, na cidade de Cobija, capital de Pando, não aconteceu. Devido a agenda, Evo Morales enviou o vice, Álvaro García Linera, juntamente com o Ministro do Governo, Ruan Ramon Quintana, além de senadores e outras autoridades do País.Além da presença do Presidente da Assembléia do Acre, Edivaldo Magalhães, do líder do Governo, Moises Dinis e Élson Santiago, vários Prefeitos e Vereadores das cidades de Capixaba, Plácido de Castro, Epitaciolândia e Brasiléia fizeram parte da Comitiva.A comissão teve a presença do Delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz e do Vereador e apresentador de São Paulo, Netinho de Paula, além de assessores e imprensa. A primeira recepção aconteceu no Palácio do Governo de Pando, onde foram recebidos pelo Contra-Almirante Bandeira Arze e Ministro Ramon Quintana.Logo depois, foram para a Prefeitura de Cobija, onde eram esperados pelo Gestor e vereadores para breves trocas de cortesias que foi fechada pelo Delegado Federal Protógenes Queiroz. Em seguida, a comitiva se dirigiu para a abertura da Feira Agropecuária de Pando onde foram recebidos pelo Vice-presidente, Álvaro García Linera.A intenção do encontro teria como pauta, discutir assuntos referentes a situação dos brasileiros na região de fronteira e dos estudantes no País. Devido o pouco tempo, apenas foram firmados pactos de amizades entre os dois países no tocante à desenvolvimento principalmente.Segundo o Ministro Ramon Quintana, está agendado para breve encontro entre prefeitos do Acre e de Pando onde estarão trocando idéias de gestão e ficou para outra data, as pautas principais. Mesmo assim, Edivaldo destacou o encontro como positivo e serviu para estreitar mais ainda a amizade entre os países.

Mais de 150 cavaleiros e amazonas comemoram o 22 de outubro com uma grande cavalgada


Um dos atos que fez parte da programação festiva em comemoração aos 119 anos de Boca do Acre foi a cavalgada. Organizada pelo Clube do Batidão, a cavalgada saiu do Porto do Leão, no bairro Praia do Gado e percorreu as principais ruas e bairros de Boca do Acre.De acordo com Ildo Gardingo, integrante do clube que organiza a cavalgada, mais de 150 cavaleiros e amazonas estiveram presente, festejando o aniversário de Boca do Acre.A cavalgada aconteceu no dia 22 de outubro, quinta-feira e teve a participação fundamental do Clube do Batidão, Chique de Botina, Galera do Chapéu, Clube do Guzerá e Nós Trupica Mais Não Cai.

Sequestradores de professor seguiram para a fronteira, mostram câmeras


As únicas informações precisas que a polícia tem são os depoimentos de um pedreiro que prestava serviço para o professor na reforma de uma casa, no conjunto Nova Esperança e do marceneiro que estavam no momento do assalto, em que dois homens armados renderam o professor e as duas testemunhas amarraram e amordaçaram os três, trancando o pedreiro e o marceneiro em um quarto e raptando o professor.A outra informação é o registro da passagem do veículo roubado pela barreira policial no trevo de Senador Guiomard precisamente às 18h44 da mesma tarde do assalto, cerca de uma hora após o professor ter sido levado pelos bandidos.As câmeras registraram a passagem do veículo que seguiu em direção a BR-317, que leva aos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, fronteira com a Bolívia.

Casal é vítima de sequestro relâmapago; polícia prende acusado


Um homem e uma mulher foram rendidos por dois assaltantes, quando chegava em seu veículo a casa de uma amiga, no conjunto Jorge Lavocat, na noite desta quinta-feira, 22. Um deles, Alan Kardec Morais do Nascimento, de 20 anos, foi preso. As vítimas que não quiseram se identificar foram rendidas em frente de casa por Kardec e outro indivíduo identificado apenas por “Paca”. Os dois deixaram a motocicleta na frente da casa, entraram no carro e mandaram a vítima dirigir em direção à Estrada de Porto Acre. Ao chegar próximo da rodovia, mandou que ele entrasse na estrada Irineu Serra, onde pegaram mais um ramal. Eles pediam dinheiro e ao final levaram R$ 65. Os bandidos passaram mais de duas horas com as vítimas e decidiram voltar para a casa de onde tinham levado as vitimas para buscar motocicleta que tinham deixado.A dona da casa, no entanto, viu quando eles renderam as vítimas e acionou a polícia, que rapidamente chegou ao local e ficou à espera da volta dos bandidos. Ao perceberam a polícia eles tentaram fugir. Neste momento houve troca de tiros e a políca conseguiu prender um dos assaltantes ele estava armado com uma faca. Segundo informações da polícia, eles são moradores da invasão do Caladinho.Kardec foi encaminhado à delegacia Central de Flagrantes.

TRE marca eleição para o Dia 6 de Dez; Nilson recorre


O TRE decidiu marcar nova data para a eleição no município de Sena Madureira. Depois de negar um recurso ao prefeito e vice afastados, respectivamente, Nilson Areal e Jairo Cassiano, o Tribunal Regional Eleitoral agendou para o primeiro domingo de Dezembro, dia 6, a eleição para a escolha do novo prefeito. Nilson e Jairo, no entanto, brigam em Brasília, para derrubar essa nova decisão do TRE, que acontece devido a outro processo, o do 'Caso do Cheque', que envolveu o então candidato a vice-prefeito, Jairo Cassiano. Um cheque nominal a ele, que era vereador e presidente da Câmara foi encontrado nas mãos de terceiros e a oposição acusou de 'abuso de poder econômico'. A justiça eleitoral do município não acatou, mas o TRE sim.
O que diz o TRE, oficialmente:
'O novo Calendário Eleitoral aprovado pela Corte, as convenções partidárias para definição dos candidatos devem ser realizadas entre 05 e 08 de novembro. O registro das candidaturas poderá ser feito até o dia 09 de novembro. A propaganda eleitoral paga será permitida a partir do dia 10 de novembro. No rádio, a propaganda gratuita começa a partir do dia 22 de novembro. A eleição está marcada para o dia 06 de dezembro.'
Recurso em Brasília
Os advogados do prefeito Nilson Areal já preparam novo recurso junto ao TSE para anular a nova decisão do TRE, como aconteceu há duas semanas. Segundo apurou o estadoacre.com a defesa de Nilson já 'esperava' essa decisão desta quinta dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral.