O governador Binho Marques selou na noite desta quinta-feira seu propósito de ampliar as parcerias do Governo do Estado com as prefeituras de todos os 22 municípios do Acre. Marques realizou um grande encontro no Palácio Rio Branco com vinte dos prefeitos eleitos e reeleitos no pleito de 5 de outubro para propor um pacto para que nos próximos dois anos nem um real do orçamento e nem um minuto do tempo dos gestores do Estado e dos municípios sejam desperdiçados mas aplicados integralmente e sistematicamente no desenvolvimento do Acre, especialmente em áreas sensíveis como saúde, educação e produção familiar junto principalmente às comunidades mais necessitadas.
"O tempo é de se estreitar relações. Mesmo com diferenças, o amor pelo Acre é o que nos une", disse o governador. "É esse amor que pode permitir uma grande aliança de projetos comuns", completou, lembrando que os bons indicadores que levarão o Acre a ser o melhor lugar para se viver na Amazônia até 2010 só serão possíveis através de uma parceria bem elaborada tecnicamente e comprometida com o desenvolvimento do Estado.
Binho convocou os prefeitos para uma reunião que deverá ser realizada no próximo mês de novembro com todos os eleitos e reeleitos para traçar, agora de modo mais técnico, os planos para 2009/2010. A meta de Marques é trabalhar de modo que os dois anos que virão valham por quatro em termos de eficiência e resultados. As prefeituras farão adesão voluntária aos projetos e serão competitivas entre si. "Trata-se de uma competição positiva. O tratamento deve ser melhor para se dedica mais", anunciou o governador.
Os projetos decorrentes dessas parcerias devem atender áreas essenciais como saúde, educação e produção familiar com geração de emprego e renda nas comunidades mais longíquas -fundamentalmente nas Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs), conceito de política pública para levar serviços básicos e estruturantes às comunidades mais carentes do Acre. As ZAP's surgiram a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico, o mapeamento mais detalhado que o Estado produziu acerca de seu território, população e recursos, naturais ou não. Zonas de Atendimento Prioritário, na região urbana, estão localizadas em fundos de vale e as rurais estão em terras indígenas, unidades de conservação, assentamentos tradicionais e assentamentos diferenciados.
Binho pediu que na próxima reunião com os prefeitos estejam presentes os vices e parte da equipe que deverá trabalhar com o futuro gestor.
Além dos vinte prefeitos (apenas Nilson Areal, de Sena Madureira, e Hilário Melo, de Jordão, não puderam participar) estiveram presentes ao encontro o presidente da Assembléia Legislativa, secretários de Estado e assessores dos prefeitos eleitos.
Após encontro, fotos em frente ao Palácio Rio Branco. Durante encontro, o entusiasmo do grupo de prefeito estava presente em cada fala, em cada gesto. Foto: Gleilson Miranda/Secom
Instituto para saúde
Binho Marques pediu apoio dos prefeitos em favor da criação de um instituto de prestação de serviços médicos. O projeto será levado à Assembléia Legislativa e, aprovado, facilitará o trabalho de levar médicos e equipamentos para o interior do Acre, onde existe grande dificuldade para se contratar e fixar profissionais em saúde.
O secretário-adjunto de Saúde, Sérgio Roberto, apresentou alguns pontos do instituto, cuja natureza será a assistência à gestão. O instituto, segundo explicou Roberto, será administrado por um conselho gestor com membros indicados pelo Governo do Estado, prefeituras, trabalhadores e outros.
As Secretarias de saúde, do Estado ou dos municípios, poderão contratar serviços ofertados pelo instituto.
Manifestações de apoio à parceria com Binho Marques
Os prefeitos manifestaram apoio à proposta de parceria do governador. "Não sou prefeito de um partido mas de um município. Nossa gestão estará os quatro anos de portas abertas às parcerias com o Governo do Estado", afirmou Randson Almeida, prefeito eleito em Marechal Thaumaturgo.
"Parabenizo o senhor pela atitude e pela maneira democrática de se reunir com os prefeitos aqui no Palácio Rio Branco. É uma posição histórica. Fico feliz em ouvir sua preocupação com os excluídos e o senhor pode ter certeza que em Cruzeiro do Sul encontrará um grande parceiro", declarou Vagner Sales, eleito em Cruzeiro do Sul.
"Este é o primeiro grande passo para um grande trabalho: é quando se tem regras claras", afirmou o prefeito eleito de Feijó, Juarez Leitão, assegurando apoio à proposta de Marques.
"Sozinhos ficamos fragilizados", alerta presidente da Amac
O prefeito reeleito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) Raimundo Angelim foi objetivo ao se manifestar em favor das parcerias e das trocas de experiências entre as instituições. "Tenho uma crença muito grande de que sozinhos ficamos fragilizados. Temos de nos unir em torno da Amac e promover a troca de experiência entre os municípios", pediu, defendendo a parceria proposta pelo governador Binho Marques.
Para Angelim, as exigências e necessidades da população são cada vez maiores e somente com parceria é que os resultados virão. "Portanto, coloco a Prefeitura de Rio Branco à inteira disposição de todos", finalizou.
Sebastião Pereira da Silva, o Moço, 18 anos, Fabiano Dias da Silva, 20 anos e Gelciano Lopes Gondim, o Neguim, 19 anos, foram presos durante esta semana acusados de assaltar a escola Antônio de Barros Freire, localizada no Bairro do Telégrafo. Segundo os policiais da COE (Companhia de Operações Especiais) da Polícia Militar, os três usaram uma escopeta para render o vigia José Correia da Silva na noite de sábado, um ficou com a arma no ouvido do servidor enquanto os outros tiraram 3 aparelhos de som portátil, 1 televisor, 1 caixa de som e um ventilador da escola.
Depois de prender os acusados, a polícia chegou até o material da escola em um pequeno apartamento no Bairro do Remanso, no local foi encontrado um estoque de material furtado, segundo a polícia. O receptador foi identificado, mas não estava em casa.
O que mais chamou a atenção dos policiais foi uma lista encontrada junto com o material roubado contendo o nome de várias instituições de ensino a serem assaltadas, algumas que estavam marcadas já tinham sofrido a ação dos acusados.
Nesta quarta – feira por volta das 8:30hs, quando a secretaria de saúde Socorro Góes e o coordenador da FUNASA Malvera, reunisse no prédio da FUNASA em Tarauacá para achar um solução para combater a Epidemia de malaria que vem atingindo os moradores da BR 364 trecho Tarauacá – Cruzeiro do Sul as comunidades liberdade, Tauari , Campinas, e Gregório, segundo Malvera que em outras localidade próxima a cidade a malaria esta controlada pois a muitos tempos não é registrado nenhum caso, segundo a secretaria de saúde municipal Socorro Góes que o principal objetivo da reunião era montar um plano estratégico para combater a malaria no município pois segundo ela não sabe o numero de pessoas que esta contaminadas só com chegada da equipe que foi enviada para aquela comunidade para colher lamina é que a secretária vai ter os dados completo.
Eloá Cristina Pimentel, 15, que foi baleada na cabeça após ficar cem horas rendida pelo ex- namorado em Santo André, na Grande SP
Cerca de dez mil pessoas acompanharam o enterro de Eloá Cristina Pimentel,15, na manhã desta terça-feira em Santo André (Grande São Paulo). Duas pessoas ficaram emocionalmente abaladas e foram atendidas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Eloá foi morta com um tiro na cabeça após ser mantida refém por cem horas pelo ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, 22.
Multidão acompanha enterro do corpo da menina Eloá Cristina Pimentel, 15, em Santo André, na Grande São Paulo
O corpo da adolescente foi enterrado por volta da 9h10. Durante o trajeto do caixão da sala onde ocorria o velório até o jazigo de número 520 do cemitério Jardim Santo André, muitas pessoas bateram palmas.
Um dos negociadores do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), da Polícia Militar, participou do velório. Ele estava em um carro descaracterizado e acompanhou a mãe da jovem, Ana Cristina, na saída. Os irmãos da jovem saíram em um carro da Guarda Municipal. Ninguém quis falar após a cerimônia. Aldo, o pai, não compareceu pois é hipertenso e permanecia em atendimento médico no momento do enterro da filha.
Irmão e mãe de Eloá se abraçam durante o enterro do corpo da menina, em Santo André
Entre os presentes ao velório estava Massataka Otapai do menino Ives Ota --seqüestrado e morto em 1997. Ele considerou a decisão da família de doar os órgãos "heróica". "Eloá salvou muitas vidas", disse.
Um dos garotos que estava no apartamento no momento que Lindemberg invadiu o imóvel foi amparado por amigos. Eles vestiam uma camiseta branca com a foto da garota, sorrindo.
Emoção
No final da noite de ontem, Ana Cristina, mãe da garota, decidiu dar uma declaração aos jornalistas e pessoas presentes ao velório da filha. E disse que perdoa o ex-namorado da filha, mas que quer justiça. "Eu consigo perdoar o Lindemberg. Eu consigo perdoá-lo de todo o coração, mas que a justiça seja feita", afirmou Ana. "A Eloá está feliz em um lugar melhor", disse.
A mãe isentou o Gate de qualquer espécie de culpa pelo trágico desfecho e agradeceu a população que foi ao velório da filha.
A declaração foi dada em frente ao caixão. Um grupo que a acompanhava a cerimônia vestindo camisetas brancas com a imagem de Eloá sorrindo, chorou. Foi a primeira manifestação pública da mãe desde que a filha foi feita refém. Cristina pediu para que os presentes não chorassem, pois Eloá não gostaria de vê-los tristes.
Na manhã de hoje, a mãe foi consolada pelo filho mais velho no enterro. Os dois permaneceram abraçados durante a cerimônia. Ana Cristina jogou flores no caixão da filha.
Segundo ele, os diretores acompanharam o desenrolar do caso e, segundo ele, compreenderam as dificuldades da família. "Sabemos do transtorno que todos passam nessa hora e ninguém está suficientemente preparado", afirmou Fernandes.
O jazigo custa cerca de R$ 6.000, tem manutenção semestral de R$ 180 mas os familiares não desembolsarão sequer um centavo, segundo a administração do cemitério. A doação é perpétua e foi feita à família da jovem, ou seja; outros integrantes da família poderão ser enterrados no espaço.
Fundado em 1982, o local já comercializou cerca de 5.000 jazigos. Desde então, aproximadamente 8.000 pessoas já foram enterradas no local.
Ao longo da carreira, Falcão jamais tinha sofrido uma lesão grave no joelho. Ao longo da partida de domingo, Franklin não tinha colocado os pés dentro da quadra. Com o drama de um e a glória do outro, a Copa do Mundo de Futsal da Fifa, enfim, escreveu um roteiro com final feliz para o Brasil. A vitória sobre a Espanha, nos pênaltis, recoloca o verde-amarelo no topo.
Festa brasileira no Maracanãzinho: a seleção bateu a Espanha nos pênaltis e conquistou o título da Copa
Com uma bolsa de gelo no joelho esquerdo a partir do segundo tempo, quando levou uma pancada, Falcão viu do banco a grande conquista de sua geração. No tempo normal, um tenso 2 a 2. Nos pênaltis, graças a duas defesas de Franklin, que substituiu o titular Tiago, a seleção brasileira desbancou os carrascos espanhóis, levantou a taça e chegou ao hexa mundial. Os 10 mil torcedores que foram ao Maracanãzinho no domingo vibraram com o roteiro inverso ao de 2004, quando os espanhóis eliminaram o Brasil na semifinal, também nos pênaltis, após um 2 a 2 no tempo normal. Agora é festa. Coloque os campeões na tela do seu computador:
Francisco dos Santos já tinha feito o chek-in e aguardava para entrar na sala de embarque, ao perceber que sua mala seria revistada por um agente federal, deixou o saguão do aeroporto e saiu em disparada se embrenhando nas matas aos arredores do terminal. Policiais Federais tentaram fazer um cerco e saíram em perseguição, mas a grande área de mata fechada impediu a captura do fugitivo.
Já tinham surgido informações de que ele já teria deixado Cruzeiro do Sul, mas a Polícia Federal prosseguiu com as investigações e descobriu que Francisco dos Santos, havia apenas mudado de endereço, saiu do Bairro Cruzeirão onde morava para se esconder na casa de uma namorada na Avenida, 7 de Setembro. Através de um mandado de prisão expedido pelo juiz Giordane de Souza Dourado, que responde pelas duas varas criminais da cidade, o acusado foi preso e encaminhado ao Presídio Manoel Néri da Silva.
Os bandidos utilizaram uma bolsa da vendedora para colocar as jóias e saíram caminhando em direção ao Bairro da Várzea que fica nas proximidades da casa. A Polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu alcançar os assaltantes.
De acordo com informações de uma fonte de dentro da polícia, no momento da ocorrência das três viaturas em serviço da Polícia Militar, duas delas estavam a serviço do Banco do Brasil, uma fazia a escolta de transporte de valores do aeroporto até a agência e a outra o abastecimento dos terminais eletrônicos. Sendo necessário o deslocamento da viatura do trânsito para o local do roubo.
Além da Polícia Militar, as policias Civil e Federal estão trabalhando na tentativa de prender os assaltantes a partir das informações levantadas no local do crime.
Trabalhador braçal é condenado 21 anos de cadeia em Tarauacá.
Nesta Quinta –feira por volta das 17h18min, quando o júri popular condenou Francisco das Chagas Bertoldo da Silva 41 anos por ter assinado a vitima João Lima Maia com varias faca atingido varias parte do corpo, o auditório ficou super lotado de familiares da vitima e curiosos que esta ansiosos para ver o resultado do veridito onde condenava o réu há cumprir 21 anos em regime fechado, no murro do fórum vários cartazes, faixas pedindo justiça, o julgamento foi acompanhado pela população até o final, o advogado de defesa Dr. Paulo Michel defensor publico, autor do processo Ministério Publico Estadual, DR AFRAIN e Juiz de Direito e presidente do Tribunal do Júri Dr. Romário Divino Faria, por maioria acolheram as qualificação que o réu agiu por motivo fútil e por recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vitima.
Dr. Romário ainda acrescentou que as coligações partidárias, comitês e candidatos a prefeitos e a vereadores têm até o dia 04 de Novembro para fazer sua prestação de contas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
Dr. Romário disse ainda que caso os mesmo não façam sua prestação de contas sofrerão sanções e serão punidos à rigor da Lei Eleitoral.
Redação
http://www.tarauacadahora.com.br/
Segundo o coordenador do Curso de Capacitação, Cleiber Ferraz, o treinamento tem o objetivo capacitar a prevenção da “Febre Tifóide” e estão trabalhando para que não ocorram caso dessa febre que há mais de dois anos não têm casos registrados em Tarauacá.
Mesmo com o alto número de pessoas vindo da Zona Rural não se tem registros da “Febre Tifóide”.
O treinamento está sendo acompanhado por duas profissionais um Bióloga do Departamento de Vigilância Epidemiológica e um Farmacêutica Bioquímica que também pertence ao Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado.
Redação
http://www.tarauacadahora.com.br/
Homem que matou com 14 facadas é condenado há 6 anos de prisão
O julgamento de Paulo César da Silva Gomes nesta terça-feira (14) durou cerca de cinco horas, foi o primeiro dos oito julgamentos que serão realizados até o dia 27 desse mês, no Tribunal do Júri de Cruzeiro do Sul.
Paulo César matou a facadas, o serralheiro Osmilton Alves da Silva, 39 anos, no dia 8 de setembro de 2007. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência foram 14 facadas que atingiram a vítima nas axilas, pescoço, abdômen e braços. Policiais Federais prenderam Paulo César em flagrante, desde lá ele era mantido preso aguardando julgamento.
Na época a mulher da vítima, Maria das Dores que é irmã do acusado, disse que seu marido lhe tinha feito ameaças. O réu Paulo César se defendeu durante o julgamento dizendo que ele e outras pessoas da família também tinham sido ameaçados e que tinha pegado a arma do crime temendo uma ação do serralheiro, mas diante da reação foi obrigado a cometer o homicídio.
Diante do argumento, o réu foi condenado pelos jurados há 6 anos de prisão em regime inicialmente no semi-aberto, ou seja, se tiver um emprego Paulo César terá a partir de agora o direito de deixar o presídio durante o expediente, para trabalhar.
Vários produtores rurais e criadores de pássaros são multado pelo IBAMA no município de Tarauacá e Feijó.
Inicialmente, as áreas foram identificadas através de imagens de satélite, sobrevoadas com o helicóptero do IBAMA para caracterização do uso (agricultura, pecuária) e dos responsáveis/proprietários, os quais foram notificados a comparecer ao Escritório do IBAMA em Feijó, onde prestaram os devidos esclarecimentos. Aqueles que não dispunham da devida licença do IMAC para desmate ou queima, foram autuados segundo a legislação ambiental vigente, no valor de R$5.000,00 por hectare para o desmate e R$1.000,00 para a queima.
Foram apreendidos, ainda, 23 curiós em situação ilegal, bem como 8 jabutis que seriam comercializados ilegalmente em Feijó. As gaiolas foram destruídas, e os animais restituídos a Natureza.
Desmate e queima - 463 ha 8 R$ 1.046.000,00
passeriformes - 23 exemplares 4 R$ 11.000,00
jabutis - 8 exemplares 1 R$ 4.000,00
Uma intensa movimentação de veículos e pessoas no local em plena madrugada despertou a atenção dos policiais, com a chegada da viatura todos se evadiram com rapidez. Parte dos policiais ficou escondida próxima a um bar que é um local considerado suspeito. Pensando que todos os agentes tinham se ausentado, um cliente chegou à residência do idoso para comprar entorpecente, foi quando a polícia fechou o cerco e prendeu pai e filho em flagrante, o comprador conseguiu fugir.
Em maio desse ano Francisco Madson de Almeida Costa, 24 anos, filho do aposentado, morreu um mês depois que foi atingido por dois tiros na frente de casa, dois homens em uma motocicleta chegaram atirando e fugiram. Pelas características do crime, a polícia disse que uma das possibilidades seria acerto de contas, versão contestada pela viúva da vítima que na época garantiu que o rapaz era trabalhador e jamais teve envolvimento com a venda de droga.
www.tarauacadahora.com.br - Da redação
O POVO DECIDIU PELA CONTINUIDADE DO PROGRESSO
Segundo Dr. Alber o trabalho da Polícia Federal é no sentido de tornar o processo eleitoral mais organizado, transparente, e também no sentido de evitar que haja compras de votos por partidos A ou B.
De acordo com as informações cedidas pelo TRE, hoje é o último dia de prazo para as realizações de comícios e para a propaganda volante estará liberada até as 22:00 dia 04, véspera das Eleições 2008.
Segundoque forem pegos fazendo boca-de-urna ou comprando voto ser Dr. Cosmo, na parte de logística e na parte de administração, o corpo técnico do Tribunal Regional Eleitoral da 5ª Zona de Tarauacá e Jordão já está ultimando todos os detalhes: preparo das urnas, documentações e locais, bem como o deslocamento de pessoas que vão trabalhar em locais distantes da cidade no caso da Zona Rural. Acrescentou ainda, que na parte jurídica que estão tomando as providências para dar início à Lei Seca a partir de hoje até o encerramento das eleições. Dr. Cosmo disse ainda que, ao todo na 5ª Zona Eleitoral são registradas 58 Sessões entre Zona Rural e Urbana no município de Tarauacá.
Forte chuva deixa mais de 50 caminhoneiros atolados na estrada
Nessa Quarta-Feira por volta das 23:00h, quando a equipe do Site www.tarauacadahora.com.br registrou a dificuldade que os caminhoneiros enfrentam para transportar mercadorias para o interior, onde mais de 50 entre carros e caminhões se encontravam atolados entre Manuel Urbano e Jurupari. Além dos caminhões, alguns ônibus também estavam parados. Somente caminhonetas traçadas conseguiam chegar até o seu destino. Sendo que a maioria destes eram com destino à Cruzeiro do Sul e Cruzeiro do Sul/Rio Branco.