IBGE divulga locais de prova para 1 milhão de inscritos para recenseador

IBGE divulga locais de prova para 1 milhão de inscritos para recenseador
Provas objetivas acontecem no dia 30 de maio.Aprovados trabalharão no Censo 2010; são 192 mil vagas.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (18) os locais de prova para os inscritos no concurso de recenseador para o Censo 2010 - veja aqui os locais de prova.
Ao todo, mais de um milhão de candidatos se inscreveram para o concurso público que selecionará quase 192 mil recenseadores em todo o país.
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas (língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos técnicos). A duração das provas será de quatro horas. Os exames estão previstos para acontecerem das 13h às 17h.
Como o Censo 2010 começa a ser executado no dia 1º de agosto, a contratação dos recenseadores será a partir de 26 de julho. Ao todo, são 191.972 vagas.
RotinaO recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os 58 milhões de domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis. O horário de trabalho será feito pelo recenseador.
Apesar de se tratar de um trabalho temporário - o contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade, e tem duração máxima de até 5 meses -, o instituto informa que é uma boa oportunidade para ganhar experiência e contar pontos para o currículo. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.
O candidato precisa ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos - o valor varia de R$ 800 a R$ 1.600 para 300 domicílios visitados.
O IBGE orientou que os recenseadores se inscrevessem para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem.
O estado com a maior concorrência até o momento é o Piauí, com 8,99 candidatos por vaga – são 29.260 inscritos para 3.253 chances.
O estado com o maior número de inscritos é São Paulo, com 158.868 candidatos. O estado é também o que oferece o maior número de vagas, são 43.634 e, por conta disso, tem o menor número de candidatos por vaga (apesar da maior quantidade de inscritos), são: 3,63 inscrições por oportunidade no estado.

0 comentários: