"Estamos remando contra a maré", diz comandante da PM

O comandante da Polícia Militar, coronel Romário Célio Barbosa, defendeu que apenas mudanças no sistema penal brasileiro são a única forma de ‘segurar’ bandidos na cadeia.
“Estamos remando contra a maré, pois são muitas as regras para a polícia, enquanto que o ônus é alto para a sociedade e baixíssimo para o bandido”, afirmou o comandante, em entrevista nesta terça-feira, 10, minutos antes do corpo do soldado Edvânio Figueiredo ser transladado para o sepultamento, no Cemitério São João Batista.
Para ilustrar o que disse, Célio Barbosa apresenta números. Mostra que ao menos 4.239 pessoas já foram recolhidas pela Polícia Militar aos presídios do Estado, entre janeiro e outubro desse ano, mas a grande maioria já está solta.
Caixão de Edvânio Figueiredo é levado por colegas de farda até a sepultura, no Cemitério São )Eles receberam alguma forma de abrandamento de pena, como a liberdade condicional, por exemplo, e voltaram a cometer crimes. Conforme o comandante da PM, em pelo menos quatro casos de mortes de policiais militares, entre os seis ocorridos em 2009, os criminosos eram presidiários em liberdade condicional. “Se um indivíduo comete um crime contra o patrimônio e no decorrer do ato criminoso, ele matar um cidadão, um trabalhador ou um policial, isso não fará a menor diferença”, diz.

0 comentários: