Superintendência do Trabalho começa devassa às ilegalidades de empregadores neste Natal

ojas de Rio Branco serão todas fiscalizadas para evitar abusos contra empregados neste período de fim de ano

camels_-_f._luciano_pontes_4-1
Com um aumento de produtos no estoque neste Natal, contratação de temporários tende a ser abusiva (Foto: Arquivo/Agazeta.net)
A partir desta segunda-feira, 10, auditores da superintendência do Trabalho vão reforçar a fiscalização em empresas da cidade. São muitas as denúncias de patrões que não pagaram o 13º salário e nas lojas, a queixa é quanto a jornada excessiva dos vendedores.

A Operação Décimo Terceiro” quer inspecionar todas o comércio. As empresas tinham até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do décimo. E tem até 20 de dezembro para a segunda parcela. “Quem não pagar até a fiscalização vai reclamar do valor da multa”, diz Manoel Neto, superintendente do Trabalho no Acre.

Os auditores vão verificar a jornada dos funcionários, principalmente, os contratados pelos lojistas.

Domingos e feriados são pagos dobrados, mas, geralmente, o patrão não faz essa conta na hora de repassar a remuneração. Os fiscais querem verificar os contratos temporários que, apesar do nome, devem ser anotados na carteira de trabalho.

Os auditores vão observar ainda se os trabalhadores sabem usar equipamentos de segurança, como extintores, e se as empresas estão obrigando a usar copo coletivo para beber água.

0 comentários: