MPE abre investigação para apurar graves denúncias contra o Hospital e a maternidade de Cruzeiro


denuncia_saude_mpe.jpg

O promotor responsável convocou representantes da sociedade, conselheiros de saúde e a imprensa para explicar as graves denúncias. Segundo o MPE um médico da maternidade que é um dos alvos da investigação já foi denunciado em vários estados, em um dos casos foi acusado de realizar 40 cirurgias em apenas um dia.

Segundo o Ministério Público tem crescido assustadoramente o número de reclamações de mau atendimento ou de familiares que conduzem seus parentes ao Hospital do Juruá e retornam com o corpo do paciente para casa sem saber a causa da morte e sem receber explicações. Na maternidade as denúncias não são diferentes, o Conselho Municipal de Saúde acaba de denunciar o caso de uma mulher que teria entrado em trabalho de parto na frente da unidade e ainda foi agredida verbalmente pelo médico, segundo a denúncia.

Diante de tantas denúncias graves, o promotor de Justiça, Walter Texeira Filho se reuniu na tarde de quarta-feira (10) na sede do Ministério Público Estadual em Cruzeiro do Sul, para explicar a vereadores, conselheiros de saúde, jornalistas e demais representantes da sociedade, os procedimentos que serão adotados. O promotor disse que está preocupado e teme que mais pessoas inocentes continuem morrendo nas mãos dos médicos no Hospital do Juruá. Segundo o promotor, muitas vezes o cidadão tem que agradecer a Deus quando não é atendido, já que os riscos são muito altos.

Entre as denuncias recebidas pelo Ministério Público, estão abusos por parte de alguns médicos, enfermeiros e atendentes, negligência médica e maus tratos. Conforme o promotor Walter Teixeira, o Ministério Público vai notificar esses profissionais e suas respectivas direções para que as providências sejam tomadas. O promotor não descarta solicitar do estado uma mudança no modo de administrar essas unidades e principalmente os seus diretores.

Recentemente o próprio Ministério Público solicitou da justiça a exumação do cadáver de uma criança para apurar denúncias contra o Hospital, o caso ainda está sendo investigado.

Durante a reunião, vereadores e líderes comunitários reforçaram as denúncias. De acordo com os vereadores todos os dias várias pessoas procuram a Câmara em busca de ajuda, tendo em vista que o Hospital não aceita os pedidos de exames dos médicos lotados nas unidades de saúde da família e essas pessoas ficam sem ter o que fazer, por não ter condições financeiras para pagar um laboratório particular.

Os vereadores Altemar Virgíneo (PP) e Francisco Ribeiro (PTN) de partidos que são da base do governo, também fizeram duras críticas ao modelo de saúde implantado pelo Governo da Floresta no Vale do Juruá. Altemar Virgínio do partido do vice-governador, César Messias, disse que o governador eleito Tião Viana anunciou na imprensa local que aconteceram muitas mudanças no Hospital do Juruá, ‘‘realmente ele tem razão houveram mudanças, aumentou o número de médicos, só que quando a gente precisa eles estão em hotel e não vem atender a população”, critica.

O Ministério Público investiga também uma denuncia do Conselho Municipal de Saúde dando conta de que uma gestante entrou em trabalho de parto na frente da maternidade. Conforme a denúncia, o médico Pedro Augusto Ramos da Silva, teria se negado a atender a paciente que passou por um dos maiores constrangimentos, além da agressão moral que de acordo com a denúncia, a parturiente sofreu com a rispidez do médico.

Conforme o que está apurando o MPE, o médico citado na denúncia já respondeu processos por crimes médicos em Santa Catarina, Pará, Mato Grosso e até no Acre quando passou pelo município de Feijó. De acordo com o levantamento do Ministério Público, Pedro Augusto Ramos da Silva foi acusado no município de Iporã do Oeste – SC de realizar 40 cirurgias em apenas um dia.

Diante das denúncias, o Conselho Gestor da Maternidade enviou uma nota ao Ministério Publico, afirmando que já solicitou da unidade de saúde abertura de um processo administrativo para apurar o que aconteceu. Na mesma nota, o referido conselho afirma que esta não é a primeira denúncia grave que envolve o nome do referido médico na maternidade de Cruzeiro do Sul.

www.tribunadojurua.com - Francisco Rocha

0 comentários: