Gabarito do Enem sai ainda hoje

Página para reclamações de candidatos que se sentiram prejudicados também será liberada

O MEC afirmou nesta sexta-feira que o gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado ainda hoje até o final do dia. Junto com o gabarito também será permitido o acesso a uma página especial no portal do Inep (órgão ligado ao ministério que organiza o Enem ) onde os candidatos que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão na prova poderão reclamar.

O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu, na manhã desta sexta-feira (12), a liminar concedida pela Justiça Federal no Ceará de suspender a divulgação do gabarito do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), realizado no último fim de semana – dias 6 e 7 de novembro.

Faria atendeu ao pedido do Inep, na decisão o desembargador ressaltou que a suspensão da prova, que foi feita por mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil.

A reaplicação do exame também atrasaria a divulgação dos resultados do Enem e afetaria os vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior que utilizam o exame como parte do processo seletivo.

Um levantamento feito pelo R7 informa que pelo menos 25 vestibulares coincidiriam com as possíveis datas de reaplicação da prova – dias 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro.

No primeiro dia do Enem deste ano foram notados dois problemas com a prova. Todos os cartões de resposta apresentavam o cabeçalho invertido, onde os estudantes deveriam responder as questões de ciências da natureza respondiam as perguntas de ciências humanas e vice-versa. Além disso, cerca de 2.000 cadernos da prova amarela foram impressos com questões duplicadas e páginas em branco.

Hoje pela manhã os ministros da AGU, Luís Adams, e da Educação, Fernando Haddad se encontraram com o desembargador Faria e realizam coletiva no prédio do TRF. Haddad comentará a liberação do Enem e as medidas a serem tomadas em relação aos prejudicados.

Em nota à imprensa, o Ministério Público do Ceará, que entrou na Justiça com o pedido de liminar, afirmou que também pediu uma audiência com o desembargador do TRF. Na notificação o MPF diz que exige igualdade de partes já que o MEC e AGU tiveram direito a uma audiência.

0 comentários: