Caminhão tomba após desviar buraco na estrada de Sena Madureira
Homem é agredido a golpes de terçado no Recanto dos Buritis
Inscrições para concurso do TRE-AC vão até esta segunda, 2
Nova frente fria deve chegar ao Acre neste domingo e causar frio de até 8ºC
Conforme David Friale, a frente deve durar em torno de 7 dias, fazendo com que a temperatura na Capital caía para uma média entre 12ºC a 8ºC à noite e de 22ºC a 18ºC durante o dia. Como o fenômeno deve vir acompanhado de rajadas de vento de 40 Km/h, a sensação térmica (real temperatura sentida) deve variar entre 15 até 12ºC nas manhãs e entre as surpreendentes marcas de 4 até 1ºC durante as noites.
Aumentam ocorrências de queimadas – Com o indício de mais uma friagem rigorosa chegando à cidade, o risco das queimadas volta a crescer ainda mais nas zonas rurais e urbanas. Por isso, os órgãos de defesa ambiental estão enrijecendo a fiscalização contra a prática (ilegal). Contudo, nem isso tem inibido os incendiários da cidade.No começo do mês, eram registradas entre 20 a 30 ocorrências de queimadas por dia no Ciosp. Nesta última semana, tal valor subiu à faixa de 40 a 50 notificações/dia (sendo que os bombeiros só conseguem atender cerca de metade destes chamados).
PF apreende 21 Kg de cocaína escondida em caminhão na BR 364
um caminhão Mercedez Bens foi parado pela PF próximo ao posto fiscal da Tucandeira, localizado na BR 364, há aproximadamente 200 km do município de Rio Branco/AC.
Os agentes da PF entrevistaram o motorista e suspeitaram das informações fornecidas o que os levou a realizar uma busca e encontram já na cidade de Rio Branco/AC, 20 pacotes de cocaína ocultados na caixa de som do veículo.
Em depoimento, o motorista relatou que receberia R$ 10.000,00 pelo trabalho. A droga seguia para os estados do Nordeste do Brasil. O motorista foi encaminhado ao presídio de Rio Branco, o caminhão fica à disposição da justiça e a droga será incinerada.
Gladson Cameli defende causas da engenharia acreana
O deputado federal Gladson Cameli foi recebido na manhã de terça-feira, 27, pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre (Senge), Sebastião Fonseca, colocando-se novamente a disposição da classe da engenharia, agronomia, arquitetura e tecnólogos do Acre.
Numa conversa franca, Cameli destacou seu trabalho de três anos e meio junto ao Congresso Nacional, principalmente dentro dos ministérios, entre eles o das Cidades, sendo ele um dos parlamentares que mais empenhou e liberou emendas orçamentárias para o Acre, somando um total de R$ 38 milhões.A maioria desses recursos estão sendo investidos na área de infra-estrutura, incluindo construção de casas populares, praças, pavimentação, além de áreas relacionadas ao trânsito como a mobilidade urbana.
No encontro, Tião Fonseca detalhou o trabalho do Sindicato dos Engenheiros no Acre e a luta pela melhoria e valorização da classe com a aprovação da Lei Cartaxo, a realização do Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, o projeto de Lei Engenharia Pública e ainda o movimento Cresce Brasil, idealizado pela Federação Nacional do Engenheiros (FNE), através do presidente Murilo Campos.
“Cerca de 75% dos imóveis de Rio Branco estão de alguma forma irregulares porque os cidadãos de baixa renda fazem suas casas sem a consultoria e participação de um profissional de engenharia. Eu como engenheiro e deputado federal mantenho-me a disposição da so-ciedade, do Senge e do Crea para apoiar o projeto da Engenharia Pública, de autoria do vereador Ricardo Araújo, no que for preciso”, disse Cameli.
O anteprojeto de lei intitulado de Engenharia Pública consiste em disponibilizar à população de baixa renda o atendimento dos profissionais de engenharia civil, na hora de construir suas casas, evitando erros que prejudicam condições de desconforto e segurança indo de encontro às normas do código de obras do município, automaticamente colocando o imóvel em situação irregular, passivo de punição e podendo chegar ao extremo que é a demolição da casa.
Gladson Cameli, que também é engenheiro civil filiado ao sindicato dos engenheiros, também elogiou a participação do Senge e do Crea na busca do desenvolvimento sustentá-vel com inclusão social.
O movimento Cresce Brasil foi o meio de mobilização nesta busca que visa tirar o Brasil da estagnação e voltar a crescer 6% ao ano, distribuindo renda de forma sustentável. Para que isso ocorra precisa-se de mudanças na política econômica para se estimular investimentos produtivos.
Tião Fonseca agradeceu a disposição de Gladson Cameli em apoiar a engenharia acreana e a acrescentou que há vários meios e muitas lutas para serem conquistadas pela classe. Com o aval de Murilo Campos, da FNE, Fonseca afirmou que está disposto a apoiar Cameli nesta empreitada em favor da engenharia acreana.
“Ficamos gratos com o compromisso e o empenho de um deputado federal que é engenheiro civil nos valorizar e procurar trabalhar em defesa dos nossos direitos, dos nossos sonhos e das nossas lutas como profissionais e cidadãos acreanos”, disse . (Assessoria)
Polícia Civil prende seis homens e uma mulher foragidos da justiça
Francesa admite ter sufocado oito recém-nascidos
A francesa suspeita de matar oito filhos recém-nascidos foi indiciada nesta quinta-feira.
Dominique Cottrez, de 45 anos, reconheceu ser a mãe dos bebês, cujos corpos foram encontrados nos últimos dias em dois locais distintos no vilarejo de Villers-au-Tertre, no norte da França
Ela também admitiu ter sufocado os oito recém-nascidos, disse o procurador de Douai, Éric Vaillant.
"Ela afirmou que não queria mais ter filhos e disse que não queria consultar um médico para utilizar meios contraceptivos", afirmou o procurador.
A mãe afirmou durante os interrogatórios que o marido não estava a par das gestações.
AutópsiasOs crimes, segundo os primeiros elementos da investigação, teriam sido cometidos entre 1989 e 2006.
Segundo o procurador, somente as autópsias revelarão as datas exatas do nascimento dos bebês.
Esse pode ser o maior caso de infanticídio na França, de acordo com a imprensa do país.
A mãe foi indiciada por homícidio voluntário cometido contra menor de idade, segundo a Procuradoria de Douai, no norte da França. Ela pode ser condenada à prisão perpétua.
O pai, Pierre-Marie Cottrez, de 47 anos, vereador da câmara municipal do vilarejo de 700 habitantes, poderá ainda ser indiciado por não ter denunciado os crimes e por posse de cadáveres, afirmou o procurador.
A procuradoria de Douai solicitou a detenção provisória da mãe e a libertação do pai.
PesoO excesso de peso da mãe, que trabalha como auxiliar de enfermagem, teria contribuído para dissimular a gravidez. Ela teria cerca de 130 quilos, segundo a imprensa francesa.
O casal tem duas filhas que têm cerca de 20 anos e também moram no vilarejo.
As mortes foram descobertas quando os novos proprietários de uma casa em Villers-au-Tertre faziam obras no jardim para construir um lago e encontraram, no último sábado, dois esqueletos embalados em sacos plásticos enterrados no local.
Eles alertaram a polícia, que localizou os antigos moradores do local, Dominique e Marie-Pierre Cottrez. A casa pertencia à família da mãe dos bebês.
Os outros seis corpos foram encontrados na garagem da nova residência do casal, situada a apenas um quilômetro da primeira onde foram descobertos os dois esqueletos.
CãesA polícia utilizou cães farejadores para localizar os corpos dos bebês. As operações de buscas foram realizadas até a noite de quarta-feira.
O caso, revelado à imprensa apenas na quarta-feira, chocou a França, sobretudo os moradores do pequeno e calmo vilarejo de Villers-au-Tertre.
O casal é descrito pelos moradores como pessoas "comuns, solícitas e educadas, que não indicavam nenhum comportamento anormal".
Outros casos de infantícidio abalaram recentemente a França. Em março passado, Céline Lesage, 38 anos, foi condenada a 15 anos de prisão por ter estrangulado seis bebês recém-nascidos entre 2000 e 2007.
Outro caso famoso de infanticídio na França é o do casal Courjault. A mãe foi condenada em junho do ano passado a oito anos de prisão por ter matado três recém-nascidos. Um deles foi morto em 1999 na França e, os outros dois, em 2002 e 2003, na Coreia do Sul.
Os cadávares dos dois bebês foram encontrados no congelador do apartamento que o casal morava em Seul.
Nesses dois casos mais antigos, os maridos não foram condenados porque ficou comprovado que eles ignoravam que a mulher havia ficado grávida e não estavam a par das mortes.
Prefeitura vai iniciar pavimentação de mais 08 ruas e uma praça modelo em Tarauacá
Manejo do pirarucu no interior do Acre
O pirarucu é endêmico da bacia amazônica e o estoque pesqueiro já não é tão grande. Por ter a carne bastante apreciada, o peixe foi alvo de pesca predatória. Por isso, ele vem recebendo proteção ambiental desde 1991. O manejo do pirarucu no Acre iniciou em Manuel Urbano. Hoje a pesca é realizada simultaneamente também em Feijó, onde a pesca tem a participação de comunidades indígenas. Tarauacá se prepara para manejar o peixe a partir do ano que vem e já está fazendo os acordos de pesca nas comunidades, passo essencial para que o manejo seja autorizado pelo Ibama.
O manejo do pirarucu acontece desde 2005. O lago Santo Antônio foi o primeiro a ser explorado. Desde então, o Governo do Estado e pescadores têm trabalhado em parceria para garantir recursos para a comunidade e a proteção ambiental do pescado.
No Acre o manejo do pirarucu é uma das atividades do manejo de lagos, que trabalha também com outras espécies pesqueiras. O manejo é um projeto do Governo do Estado executado pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, a Seaprof, e conta com a parceria do Ibama e da ONG WWF.
No lago Santo Antônio pescadores e técnicos do Governo identificaram, através de técnicas de contagem, 140 pirarucus, sendo 75 adultos. O Ibama autoriza a pesca de 30% da população adulta. As 22 famílias de pescadores que manejam o peixe em Manuel Urbano ficarão no lago até conseguir pescar a cota de 24 peixes que foi autorizada este ano.
Para Carlos Leopoldo, gerente de Manejo de Lagos da Seaprof, a feira é um evento que já faz parte do calendário cultural de Manuel Urbano, e além de escoar a produção pesqueira, movimenta a cidade com os visitantes de outros municípios. “A pesca inicia agora em julho para o estoque da produção que será comercializada durante a feira. Apesar de durar apenas 30 dias, a atividade dos pescadores é contínua durante o todo o ano, pois existe um trabalho de conservação e proteção dos lagos que são manejados
A vereadora Mirlene Silva, do município de Feijó, que veio a capital para consultar sua mãe, de 70 anos, foiassalto em plena luz do
A vereadora Mirlene Silva, do município de Feijó, que veio a capital para consultar sua mãe, de 70 anos, foi vitima de mais um assalto em plena luz do dia, em frente a Unimed, por volta das 15h de ontem à tarde.
- Eram dois em uma moto, um deles se aproximou rapidamente do carro e com um revolver na mão, anunciou o assalto, levou o cordão de ouro de meu filho. Na hora eu pedi para ele nos deixar vivos – relatou a vereadora.
A cena foi vista pelos comerciantes que trabalham na frente da Unimed. Todos ficaram surpresos com a audácia dos assaltantes que fugiram em alta velocidade antes mesmo de ser acionada a Policia Militar através do 190. A vereadora acredita que vem sendo observada desde que chegou na cidade.
Uma hora depois, na Avenida Ceará, ao lado do Supermercado Gonçalves, dois indivíduos de motocicleta assaltaram a Casa de Carne Boi Gordo com o mesmo modus operandi. Um deles se aproxima da vitima armado de revolver, rende o funcionário e leva o dinheiro. Da casa de carne foram levados cerca de R$ 1 mil.
A vereadora Mirlene, protocola hoje, na Secretaria de Segurança Pública, uma nota de repúdio contra o que ela chama de “estado de insegurança implantado na capital”. A mãe da vereadora, cujo nome ela preservou, foi medicada na Unimed, depois do assalto.
- Temos que repudiar, daqui a pouco seremos obrigada a pagar seguranças para andar nas ruas de Rio Branco. Isso é um absurdo! – protestou.
Empresa que dará suporte nas eleições seleciona para 13,3 mil vagas
A Probank, empresa de tecnologia da informação e comunicações que dará suporte nas eleições deste ano, abrirá 13.348 vagas temporárias em todo o país para técnicos de urna, de comunicação via satélite e de polo. Os funcionários serão contratados com carteira assinada. A empresa é responsável pela limpeza, carga e recarga de baterias, verificação preventiva e preparo para armazenamento das urnas eletrônicas.
Confira lista de concursos e oportunidades
Os estados com maior número de vagas são Minas Gerais (1.670), São Paulo (1.173) e Bahia (912) – veja aqui o número de vagas por estado.
O salário para técnico de urna é de R$ 666,40; para técnico de comunicação via satélite é de R$ 796,05; e para técnico de polo, de R$ 904,39. Haverá ainda vale-alimentação no valor de R$ 6,50 por dia, seguro de vida e vale-transporte.O trabalho será de 8 horas por dia de segunda a sexta-feira e de 4 horas aos sábados.
Os candidatos devem ter 18 anos, ensino médio completo ou estar no último ano. Além disso, é necessário ter experiência mínima de três meses em microinformática, com conhecimento em operação e/ou instalação de aplicativos em ambiente padrão Microsoft Windows. Antes de se inscrever, o candidato deve ter uma conta poupança ativa no Banco Bradesco ou nas agências dos Correios (Banco Postal).
O candidato não pode ser filiado a qualquer partido político nem exercer qualquer atividade partidária e nem ter parentesco, até o 3º grau, com nenhum candidato a cargo eletivo majoritário ou proporcional, nos municípios que compõem a zona eleitoral onde ele prestará serviço – veja aqui as atribuições dos cargos e os pré-requisitos.
O período de contratação varia de acordo com o cargo e estado, mas vai de 16 de agosto a 12 de novembro – veja aqui a lista com os cargos e períodos.
Entre as atribuições dos cargos estão instalação e operacionalização das urnas e transmissão dos boletins de urna para os computadores dos Tribunais Regionais Eleitorais.
As inscrições devem ser feitas pelo site http://ivote.probank.com.br/Pages/Ficha/cadFichaInscricao.aspx. Não foi definido um prazo de inscrição.
Prefeito participa de abertura do campeonato na comunidade santa cruz rio Tarauacá
Feijó e Envira vão ser ligados através de ramal diz prefeito de Feijó
Expoacre é aberta com grande público na Cavalgada e expectativa de negócios
E se ainda havia dúvidas de que isso não pudesse tornar-se real, certamente a abertura de ontem, com a famosa Cavalgada, tratou de liquidar qualquer incerteza. Reunindo um público de quase 10 mil pessoas, a tradicional caminhada (tida, já, como megaevento dentro de outro) da Gameleira até o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco deu todos os indícios da animação que reinará sobre os outros oito dias de Expoacre.
Só de público, o organizador Dudé Lima conta que, no total, espera-se mais de 180 mil pessoas (20 mil por dia). Parece uma estimativa ousada, mas nem tanto diante da série de atrações para feira (desde megashows até casamento coletivo) e da liberação gratuita da entrada de público, como já vinha ocorrendo em anos anteriores. Diante de tamanha demanda, mais de 2,5 mil comerciantes devem pôr seus produtos e serviços à mostra
Acidente grave na estrada de Manoel Urbano deixa duas pessoas feridas
Portaria proíbe propaganda eleitoral na Feira Agropecuária 2010
O juiz da 10ª Zona Eleitoral, Romário Divino Faria, expediu , uma portaria que proibe qualquer veiculação de propaganda eleitoral nas dependências da Feira Agropecuária Expoacre 2010, tais como fixação de cartazes, bandeiras, faixas, adesivos, material impresso, distribuição de panfletos, ou promoção pessoal de candidatos ao pleito eleitoral, inclusive na abertura oficial durante a cavalgada.
A portaria determina ainda que fica proibida a veiculação de propaganda eleitoral nas vias públicas próximas à Expoacre até o limite de 100 metros das entradas de pessoas e veículos na Feira, por dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos no local.
De acordo com o juiz eleitoral, policiais militares e de trânsito responsáveis pela segurança pública no local de realização da Feira deverão adotar todas as providências para o cumprimento da Portaria.
Leia abaixo o texto do documento na íntegra:
O Juiz Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral e designado pelo Tribunal Regional Eleitoral para exercer o poder de polícia eleitoral nas eleições gerais 2010 em Rio Branco, AC, Doutor Romário Divino Faria, no uso das prerrogativas legais que lhe foram conferidas pelo art. 242, § único, do Código Eleitoral e art. 41, § 1º e § 2º, da Lei 9.504/97 e,
CONSIDERANDO que compete ao Juiz Eleitoral o exercício do poder de polícia, adotando as medidas necessárias para assegurar o cumprimento da lei e a manutenção da ordem pública, durante o período da propaganda eleitoral;
CONSIDERANDO a proibição legal de veicular propaganda eleitoral nos bens de uso comum do povo, e que estes, para fins eleitorais, são os definidos pelo Código Civil e também aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como centros comerciais, feiras, lojas, templos, estádios, etc, ainda que de propriedade privada (art. 37, § 4º, da Lei 9.504/97);
CONSIDERANDO a proibição legal de veicular propaganda eleitoral ainda que em bens móveis ao longo de vias públicas quando dificultarem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos (art. 37, § 6º);
CONSIDERANDO a realização da EXPOACRE 2010, nos dias 24 de julho de 2010 a 1º de agosto de 2010, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco, AC, e o grande fluxo de pessoas e veículos nas vias públicas próximas ao local da realização da Feira.
RESOLVE:
Art. 1º - Fica proibida qualquer veiculação de propaganda eleitoral nas dependências da Feira Agropecuária EXPOACRE 2010, tais como fixação de cartazes, bandeiras, faixas, adesivos, material impresso, distribuição de panfletos, etc ou promoção pessoal de candidatos ao pleito eleitoral, inclusive na abertura oficial durante a cavalgada;
Art. 2º - Fica proibida a veiculação de propaganda eleitoral nas vias públicas próximas à EXPOACRE até o limite de 100 metros das entradas de pessoas e veículos na Feira, por dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos no local.
Art. 3º - A Coordenação da EXPOACRE em conjunto com o pessoal de segurança e policiais militares e de trânsito responsáveis pela segurança pública no local de realização da Feira deverão adotar todas as providências para o cumprimento desta Portaria.
Encaminhe-se cópias desta Portaria para E. Presidência e Corregedoria do TRE-AC, aos Coordenadores da EXPOACRE 2010, ao Comandante Geral da Polícia Militar, à Polícia Federal, aos juízes eleitorais e veículos de comunicação.
Publique-se.
Rio Branco, AC, 23 de julho de 2010
ROMÁRIO DIVINO FARIA
Juiz Eleitoral
Casal de amantes cai da janela enquanto fazia sexo na Alemanha
Com alguns ferimentos, os dois amantes foram levados para o mesmo hospital. Curiosamente, o marido da mulher também estava internado no hospital, recuperando-se de uma queda ocorrida alguns dias antes.
Afastado, Manoel Almeida renuncia prefeitura de Manoel Urbano
Silvânia Pinheiro
TRE-Acre abre inscrições para concurso
As inscrições do concurso para o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) continuam abertas até o dia 2 de agosto. Até o momento, foi registrado um total parcial de 6.910 inscrições, sendo que 742 confirmaram o pagamento da taxa de inscrição. A princípio serão oferecidas oito vagas, sendo uma reservada a candidatos portadores de deficiência, nos cargos de técnico e analista judiciários, com atuações nos cartórios ao longo do estado. As oportunidades são para os níveis médio e superior com remunerações de R$3.993,09 e R$6.551,52, respectivamente, já inclusa a Gratificação por Atividade Judiciária (GAJ), para jornada de trabalho de 40 horas semanais, além do regime de contratação estatutário, o que garante a estabilidade na profissão.
Embora o número inicial de oportunidades oferecidas seja pequeno, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Arquilau de Castro Melo afirma que haverá ampliação no quantitativo de vagas durante o desenrolar do concurso: "No decorrer do prazo de validade do concurso chamaremos muito mais do que o previsto inicialmente para a composição desses servidores nos cartórios. E isso depende de lei a ser aprovada no Congresso Nacional", disse.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico da http://www.agazeta.net/%3Ca%20href= Fundação Carlos Chagas, organizadora. No site, deve-se preencher o formulário de inscrição para que em seguida seja emitida a guia de pagamento, cujo valor é de R$75 reais para concorre ao cargo de técnico e R$85 para analista, aceitos em qualquer agência bancária. Além disso, pode-se conferir no site da organizadora se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos e o valor foi pago. Em caso de negativa, o mesmo deverá entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Fundação Carlos Chagas para verificar o ocorrido.
O presidente o TRE-AC ainda destaca a importância da seleção: "Apesar de ser um número pequeno, este quantitativo irá suprir a falta de servidores. Há uma certa ansiedade por parte dos servidores contratados para a realização de concurso para que possam ser promovidos", afirma. A validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
Provas no dia 5 de setembro
Prefeitura de Feijó constrói barracas para festival do Açaí
A prefeitura de Feijó deve terminar bem antes da data prevista a arrumação da principal praia do rio Envira, bem em frente da cidade, onde acontecerá, simultaneamente, dois festivais de 12 a 15 de agosto: o do Açaí e o de Praia. No momento o prefeito Dindim Pinheiro (PSDB) coordena a instalação das barracas. A pista onde será realizada uma bateria do estadual de motocross está pronta e até dois dias antes do início da festa toda a praia será totalmente limpa.
Sob os cuidados do engenheiro da prefeitura, Carlos Sória, os serviços preliminares dos festivais de Praia e do Açaí vão envolvendo a mão de obra de pelo menos 50 pessoas, num território de aproximadamente cinco mil metros quadrados. Serão instaladas, ao todo, 60 barracas, além do palco onde se apresentarão bandas de música locais e atrações nacionais como o Tchê Garotos, o KLB e o Calcinha Preta.
Ontem pela manhã o vice-prefeito de Feijó, Pelé Campos (PMDB), fez uma vistoria na obra, a pedido do prefeito Dindim Pinheiro e constatou o bom andamento do serviço. “O prefeito Dindim só gosta de trabalhar assim, com folga, para não dá nada errado”, disse.
Até agora foram consumidos apenas recursos próprios na arrumação dos festivais do Açaí e de Praia, em Feijó, uma estrutura levantada para atender ao menos 50 mil pessoas. “Se não vier a ajuda, não será por isso que vamos deixar de realizar”, afirma o prefeito Dindim.
Rapaz morre no Pronto Socorro, após levar facada da esposa
Uma mulher identificada apenas por Dayane é acusada de ter desferido a facada em Fernandes. O crime aconteceu na travessa da Amizade, no bairro São Francisco. Segundo informação de vizinhos, as brigas eram constantes entre o casal, sempre uma ameaçando o outro de morte.Em mais uma dessas brigas, Dayane acertou uma facada no pescoço de Fernandes. A vítima foi socorrida pelo Samu e está em estado grave no Pronto Socorro de Rio Branco.