O gerente executivo do INSS no Acre, Elias Evangelista, não descarta a atuação de uma quadrilha de golpistas especializada em fazer empréstimos com aposentados previdenciários. Ele alerta: "não façam transações de empréstimos em casa e nem no meio da rua", segundo a denúncia, os golpistas chegam como vendedores de filtros de água, alguns se passam por funcionários do órgão e através da "venda" eles adquirem cópias de documentos pessoais dos aposentados para realização de empréstimos sem autorização do correntista.
"Temos aconselhado em nossas palestras para nossos previdenciários não realizarem nenhum empréstimo com pessoas desconhecidas. Que eles procurem quando for fazer um empréstimo, um banco com endereço fixo na capital, além de não fornecerem nem em casa e nem por telefone, nenhum número de documento", acrescentou.
Ele alertou ainda para o fato de que nenhum funcionário do INSS está distribuindo ou vendendo filtros de água. "Isso não é papel da instituição". Bem apresentáveis e com uma lábia monstruosa, os golpistas atuam em rede em todos os Estados brasileiros. Ainda segundo Evangelista, mais de 70% dos aposentados da instituição estão com os salários comprometidos por terem contraido empréstimos.
"O risco aumenta agora com o pagamento do décimo terceiro quando muitos quitam suas dividas e voltam a ter margens consignáveis para fazer novos financiamentos", voltou a comentar Evangelista.
O aposentando que identificaremos como senhor Antônio, recebeu a visita de dois rapazes em sua residência com história semelhante a apresentada. "Eles estavam com um material esquisito, tipo câmeras de segurança", revelou o aposentado. Ele disse que antes da visita recebeu dois telefonemas perguntando se ele era aposentado do INSS. "Achei muito esquisito", disse o senhor que temendo sua segurança, preferiu não se identificar
0 comentários:
Postar um comentário