Prefeitura de Campinas confirma abatimento de capivaras


A Prefeitura de Campinas confirmou nesta segunda-feira (21) que as 20 capivaras confinadas no Lago do Café, na região do Parque Taquaral, serão abatidas. A prefeitura ainda não definiu a data. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Kerr Saraiva, a decisão foi tomada com base em estudos e recomendações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do governo estadual e do Ministério da Saúde.afirmou Kerr Saraiva.
O confinamento dos animais teve início em 2008 no Lago do Café, local onde as capivaras serão mortas. Elas serão enterradas em um aterro sanitário. Depois do abate dos animais, o parque vai passar por um processo de limpeza e eliminação de possíveis focos do carrapato. Parte da vegetação será retirada e enterrada com produtos químicos. O processo de limpeza deve ocorrer em abril, quando começa o período de estiagem. Só depois de desinfetado, o Lago do Café será reaberto ao público.
AmbientalistasO Conselho Municipal de Defesa dos Animais ameaçou recorrer à Justiça, caso as capivaras fossem abatidas. Para os ambientalistas, a prefeitura deve eliminar os carrapatos com carrapaticida. O uso deste inseticida já foi feito, mas a prefeitura constatou que a medida não eliminou completamente os carrapatos e, por isso, os animais devem morrer.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Antonio Caria Neto, não acredita que a Justiça vá proibir o abate das capivaras. “Estamos amparados por estudos e recomendações, dificilmente algum juiz vai impedir que isso aconteça”, afirmou.

0 comentários: