Homicídios levam medo aos moradores da Vila São Pedro



Homicídios levam medo aos moradores da Vila São Pedro


A golpes de terçado um homem teve a cabeça partida e membros do corpo praticamente decepados na noite de sábado, 3 de julho. Dois dias antes algo semelhante tinha acontecido com uma mulher.

Até a tarde desse domingo, a polícia ainda não havia efetuado a prisão de José Barbosa da Cruz, 36 anos. Ele é o principal suspeito de ter assassinado Francisco Leudomar Tertuliano da Silva, o Bem Mal, 34 anos de idade. O crime aconteceu na Vila São Pedro que fica localizada na rodovia que liga Cruzeiro do Sul ao município de Rodrigues Alves. Segundo informações de testemunhas, a vítima estava bebendo em uma borracharia e saiu na direção de casa, instantes depois já foi encontrada ao chão apresentando os violentos golpes. O acusado agiu como se nada tivesse acontecido, saiu caminhando com o facão na mão, sentou-se na porta de uma igreja e ainda esteve em casa antes de se esconder.

Os moradores do vilarejo pareciam não acreditar que em menos de três dias estivessem presenciando pela segunda vez, aquela sena trágica de um corpo de uma pessoa conhecida, completamente mutilado. Bem Mal como era conhecida a vítima teve uma parte da cabeça arrancada, golpes profundos no pescoço, nos braços e nas pernas.

Na noite de quinta-feira, 1 de julho, a moradora da mesma vila, Maria das Graças Henrique de Menezes, 32 anos, estava em casa sozinha com o filho de 12 anos, ela desceu ao terreiro para receber uma visita, instantes depois teve o corpo encontrado apresentando múltiplos golpes de facão. A polícia foi acionada, mas não apareceram testemunhas e o criminoso não foi encontrado.

As características do último homicídio que são semelhantes ao da mulher, estão fazendo a polícia trabalhar com a linha de pensamento de que os dois crimes tenham sido praticados pela mesma pessoa. De acordo com informações dos moradores da vila, tanto o acusado como a vítima do último homicídio tiveram relacionamentos amorosos com a mulher assassinada.

Moradores exigem segurança

A Vila São Pedro fica na divisa entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues. Incluindo os moradores dos ramais interligados com a vila, são mais de 3 mil habitantes. A falta de segurança é um problema enfrentado há muito tempo pelos moradores, eles vêm cobrando do Governo do Estado, mesmo sem obter resposta.

Mas de acordo com o sub-prefeito Aldemir Leite, como já era previsto, a situação está fugindo do controle. Ele conta que existe um alto índice de consumo e vendas de drogas, aumentou o número de bares comercializando bebida alcoólica e conseqüentemente os crimes contra a vida, furtos, roubos etc. Diante da falta de tranqüilidade característica de um lugar como a Vila São Pedro, o sub-prefeito revela que muitas famílias estão se desfazendo de suas propriedades rurais e estão migrando para a cidade.

No mês de abril, Aldemir Leite conta que foi realizada uma reunião com autoridades da área de segurança pública, com representantes das polícias Federal, Civil e Militar onde os problemas foram apresentados. Segundo o líder dos moradores, uma das ações imediatas para amenizar a situação da violência no local, foi à promessa do comando da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul representado pelo capitão Moura, de que todos os finais de semana dois policiais militares estariam fazendo a segurança dos moradores, mas até agora, os policiais apareceram durante apenas um final de semana.

Os moradores estão decididos a bloquear o tráfego na rodovia neste início de semana e só liberar quando o Governo do Estado garantir o envio de policiais para garantir a segurança que é um direito constitucional dos moradores.

Da redação do Tribuna do Juruá

0 comentários: