Jorge Viana e Petecão lideram intenções de votos para o Senado

Jorge Viana e Petecão lideram intenções de votos para o Senado
Os pré-candidatos Jorge Viana (PT) e Sergio Oliveira [o Petecão], PMN, lideram as intenções de votos para as duas vagas na disputa para o Senado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Phoenix. Para o governo, os números mostram disputa em Segundo Turno.
Tião lidera o cenário com 37,8%, seguido por Bocalom com 26,2% e Rodrigo Pinto com 10,2%. Votam em outros candidatos 4,1%. Não votam em nenhum dos nomes apresentados, 7,6% e não sabem ainda em quem votar somam 14,1%. A pesquisa não apresenta simulação para o 2º Turno. Na somatória de percentuais dos índices da oposição, Bocalom e Rodrigo Pinto somam 36,4%, o que em tese, representaria uma vitória apertada do projeto de continuidade da Frente Popular do Acre (FPA), caso as eleições fossem hoje.
Para o Senado, na disputa pela chamada primeira vaga, nenhuma surpresa. Jorge Viana continua liderando com 41,2% das intenções de votos. Aparece como segunda opção, Petecão, com 22,3% e o comunista Edvaldo Magalhães tem apenas 4,4%. No cenário, o nome de Marcio Bittar [PSDB] foi colocado na pesquisa induzida, alcançando entre os candidatos o índice de 3% e João Correia [PMDB], com 1,4%.
Na simulação como segunda opção de voto, Sérgio Petecão amplia sua vantagem para o comunista Edvaldo Magalhães, com 22,7% contra apenas 5,3% respectivamente. Nesse cenário, o comunista que faz dobradinha na chapa majoritária da FPA, perderia até para Marcio Bittar, que apresenta 9,7% das intenções de votos. João Correia apresenta 2% e Geraldo Mesquita pontua com 1,1%.
O número de indecisos varia entre 15,7% e 16,3% entre as opções de primeiro e segundo voto. A rejeição entre os nomes para segunda opção de voto ao senado, atinge o percentual de 22%. Um número considerado alto. Votam em outros candidatos, 2,9% [primeira vaga]a e 1,4% [segunda vaga].
Não foi registrado pelo Instituto os dados espontâneos da pesquisa para governo e senado. A sondagem estimulada realizou 701 amostras, 49,1% do público entrevistado era feminino e 50,9% masculino. O Phoenix ouviu eleitores de oito municípios, entre os dias 12 a 16 de abril. A pesquisa, segundo o relatório de planejamento, está registrada no TRE/AC, com número de protocolo 2955/2010.
Jairo Carioca, da redação de ac24horasRio Branco, Acre

0 comentários: