PRF detém peruano levando 750 ampolas de remédio do Ministério da Saúde na BR 317

PRF detém peruano levando 750 ampolas de remédio do Ministério da Saúde na BR 317




Em uma abordagem de rotina na tarde desta sexta-feira, dia 09, patrulheiros rodoviários federais lotados no posto de fiscalização de Xapuri, na BR 317, pararam um taxi sentido fronteira, que levava um cidadão de origem peruana, Jorge Aguilar Reyes, de 53 anos, com trâmite para nacionalidade brasileira e que atualmente mora na cidade de Cruzeiro do Sul.
O que chamou a atenção dos patrulheiros após verificarem o interior do veículo, havia várias caixas contendo ampolas de 300mg/ml de Glucantime, totalizando 750 unidades para uso adulto e pediátrico, sem qualquer documento fiscal e origem.
O que chamou ainda mais a atenção, seria pelo fato do remédio indicado para o tratamento de leishmaniose tegumentar americana ou cutaneomucosa, prescrito apenas por médicos. Transmitida através da picada de um mosquito e o cachorro, a doença é mais conhecida no norte do Brasil como “ferida braba”. Foi descoberta pelo médico-sanitarista Thomaz Corrêa Aragão, em 1954, assim como a cura.
Em caso de intoxicação pela dose muito elevada podem ocorrer sinais de lesão hepatorrenal (insuficiência renal), miocardite (inflamação do miocárdio - músculo do coração) e polineurite (inflamação nos nervos com paralisia facial e atrofia muscular).
As caixas de Glucantime identificadas sendo do Ministério da Saúde, contém a tarja vermelha e não podem ser comercializada, os medicamentos serão entregue à ANVISA.
Com o número de série das caixas, agentes da ANVISA poderão descobrir a origem do remédio e, possivelmente de onde saíram na capital do Acre, Rio Branco ou de algum posto médico em Cruzeiro do Sul

0 comentários: