Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores e a Feira de Produtos para Arborização e Paisagismo também fazem parte da programação
O décimo terceiro Congresso Brasileiro de Arborização Urbana será realizado em Rio Branco, entre os dias 18 e 21 de outubro. Além das discussões, trocas de experiências, explanações de especialistas brasileiros e internacionais, o evento inclui ainda a realização do segundo Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores e a terceira Feira de Produtos para Arborização e Paisagismo.
O Congresso é aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas nos endereços eletrônicos http://www.cbau2009.com.br/ e http://www.ac.gov.br/. A expectativa da Associação Brasileira de Arborização Urbana e do Governo do Estado - organizadores do evento, é de que pelo menos 700 pessoas participem das mesas redondas, palestras e mini-cursos que serão realizados durante o Congresso.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Eduardo Vieira, é importante a participação dos gestores responsáveis pela arborização urbana dos municípios em razão dos conhecimentos que serão repassados aos participantes, e do trabalho de formação, como a identificação de espécies que melhor se adaptam a cada localidade, o planejamento dos espaços, plantio, manutenção, entre outros.“Realizar o Congresso em Rio Branco representa a oportunidade de reunir no Estado especialistas no assunto que poderão analisar e contribuir o para o processo de arborização urbana em curso. Além disso, as potencialidades da floresta amazônica serão apresentadas durante o encontro”, destacou Eduardo Vieira.
A capital acreana foi escolhida durante a realização do XII Congresso que aconteceu em Manaus no ano passado em razão do trabalho que vem sendo desenvolvido nas áreas de arborização e paisagismo. Ações que garantem a manutenção e o restabelecimento da qualidade de vida da população, pela estética, conforto térmico ambiental e beleza urbana.
A experiência de Rio Branco em projetos urbanísticos será apresentada no dia 19. Dentre as ações em andamento destacam-se a elaboração do Plano Diretor, do Guia de Arborização, e de uma legislação mais adequado que irá regulamentar a arborização nos centros urbanos.
O Congresso irá reunir representantes de 22 estados brasileiros e é realizado pelo Governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sociedade Internacional de Arborização e Universidade Federal do Acre.
0 comentários:
Postar um comentário