A festa em honra a padroeira de Cruzeiro do Sul se confirma como o segundo maior evento religioso da região norte. Mais uma vez a festa impressiona pela quantidade de participantes. A procissão toda iluminada com velas, reuniu uma multidão de fiéis que percorreu cerca de dois quilômetros conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Glória.
Muita gente imaginava que o Festival do Açaí no município de Feijó, pudesse resultar em um público reduzido no tradicional novenário de Cruzeiro do Sul. Este ano, o principal evento do município vizinho foi agendado na mesma data da celebração religiosa, mas nem isso, foi capaz de desviar o foco daqueles que não abrem mão do ato de fé e tradição de muitos anos. Entre os participantes, centenas de pessoas de outras cidades, ribeirinhos que viajam dias de barco e cruzeirenses que retornam à cidade todos os anos para participar da festa.
O encerramento do evento católico acontece no dia 15 de agosto, nessa data, fiéis que moram no percurso por onde passa a procissão, não perdem a oportunidade, se colocam na frente de casa com altares montados e velas acesas, para agradecer as bênçãos recebidas, atribuídas a Nossa Senhora da Glória. Dona Raimunda Pinheiro da Silva aos 76 anos de idade, não teve vigor para acompanhar a procissão, mas aguardou em frente à catedral ouvindo o que era dito durante a peregrinação através do rádio. Na celebração da missa, ela pediu a cura para o filho acometido de uma doença grave e acredita que vai receber o milagre.
O Bispo da Igreja de Cruzeiro do Sul, Dom Mosé Pontelo, disse que a cada ano a festa está mais bonita, sempre com o coroamento final que é a procissão. A proibição de bebida alcoólica no arraial foi comemorada pelo Bispo. "Eu ouvi pais de famílias dizendo que agora pôde trazer a família, porque é tranqüilo é seguro e é um lugar onde não temos que estar preocupados com problemas de violência", explicou. O governador Binho Marques participou da festa acompanhado do vice-governador e do presidente da Assembléia Legislativa, Edivaldo Magalhães.
Além do Governo do Estado, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também patrocinou a festa. O prefeito Vagner Sales esteve no evento, acompanhado da esposa, a deputada estadual Antônia Sales. "Esta festa deixa de ser da igreja católica, é uma tradição, é uma festa do município. Por isso, o município tem que participar e nós ficamos muito felizes em ter participado. Se Deus quiser vamos melhorar à cada ano", ressalta o prefeito.
0 comentários:
Postar um comentário