Gladson quer escolas de pesca no Acre.


Com mais de cinco mil pescadores artesanais em todo o Estado, o deputado Gladson Cameli (PP) solicitou esta semana ao Ministério da Educação a inclusão do curso de pesca nos Centros Federais de Educação Tecnológicas (CEFETs) a serem implantados em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. O requerimento, segundo ele, se deu em razão de recente acordo celebrado entre Ministério da Educação e o recém-criado Ministério da Aqüicultura e Pesca que prevê a implantação de 40 cursos de pesca em todo país dentro dos próximos quatro anos.
De fato, as maiores colônias de pescadores do Acre encontram-se exatamente nos municípios a serem contemplados com os CEFETs. O parlamentar,inclusive,acompanhou no Acre os responsáveis pela implantação dos CEFETs no Acre,vinculados ao CEFET do vizinho Estado do Amazonas. Agora, a idéia é aproveitar o espaço físico dos CEFETs instalados para ministrar o curso de pesca aos interessados, como já ocorre em diversos estados da Federação onde a pesca tem um papel importante na economia, sobretudo no Nordeste, Sul e Sudeste.
Na justificativa da solicitação, o deputado acreano lembra que a colônia de pescadores de Cruzeiro do Sul, a maior do Estado, conta com nada menos que 1600 pescadores artesanais inscritos, além de 1.140 pescadores inscritos na colônia do vizinho município de Márcio Lima. Já a capital,Rio Branco,conta com mais de 800 pescadores inscritos ,seguido pela colônia de Sena Madureira,com mais de 700 profissionais da pesca inscritos. Para o deputado, a presença de uma escola de pesca vai profissionalizar a prática e dinamizar um setor que cresce a cada dia, ”já com uma presença marcante na economia do Estado”.
Gladson adianta que a implantação dos cursos de pesca vai ser a coroação dos esforços para a profissionalização da pesca em todo o país. E lembra que a categoria vem colecionando vitórias e conquistas ao longo deste governo. Destacou, como exemplo, a criação recente do Ministério da Aqüicultura e Pesca, que vai centralizar as políticas públicas para o setor e a implantação da lei da Pesca,que dá aos profissionais da aqüicultura e pesca a condição de produtor rural,com acesso ao tão cobiçado crédito rural. De acordo com o parlamentar, é a chance dos pescadores se profissionalizarem em todos os níveis,”tornando-se uma categoria engajada e respeitada ,com toda a proteção legal e o estímulo oficial necessários”.

0 comentários: