Duas suspeitas de gripe suína em Cruzeiro do Sul.


Um jogador do Náuas, que esteve semana passada em Pucalpa, no Peru junto com a comitiva Acreana para tratar do intercânbio comercial Brasil-Peru, está internado no Hopital do Juruá em Cruzeiro do Sul com gripe e dores pelo corpo. Um vereador da cidade que esteve na Bolívia também ficou por algumas horas no isolamento, mas foi liberado sob a condição de cumprir a quarentena em casa.
Um Biomédico e uma técnica em vigilância do Hospital Geral de Clínicas de Rio Branco partiram de Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira (29), levando material colhido dos dois pacientes que serão analizados em um laboratório de São Paulo. Segundo Milena Lopes, coordenadora de vigilância epidemiológica municipal, os resultados devem sair até o final de semana. Ela afirma que os pacientes estão bem, mas precisam cumprir o periodo de observação conforme os procedimentos adotados para casos suspeitos.
O jogador do Nauas de 22 anos deve permanecer no Hospital até a próxima quinta-feira, 2 de julho. O vereador que não teve o nome divulgado foi liberado do Hospital, mas tem que permanecer em casa em um local isolado. O vereador apresenta gripe, dores pelo corpo e coriza (nariz escorrendo). Os profissionais que vieram de Rio Branco aproveitaram para treinar alguns servidores da saúde de Cruzeiro do Sul sobre como proceder em casos suspeitos da nova gripe.
O Amazonas confirmou o primeiro caso de gripe suína. O rapaz, vítima da doença, é atleta da Federação de Judô do Amazonas e não teve o nome divulgado. Ele chegou a Manaus na terça-feira vindo do Chile onde participou do Campeonato sul-americano de Judô junto com outros quatro atletas amazonenses. Ao sentir sintomas da doença, procurou atendimento médico.

0 comentários: