Equipe de Saúde, realizaram uma plenária na Câmara Municipal de Tarauacá.





Profissionais da área de saúde de Tarauacá, estiveram reunidos com a srª Mônica Abreu Morais e a Srª Rosineide Monteiro de Araújo representantes do Departamento de Vigilância em Saúde – DVS, para avaliação dos principais indicadores de saúde do ano de 2008 no município de Tarauacá e realizar pactuação dos indicadores de 2009, além da avaliação da PAVS.
O Encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde nos dias 13, 14 e 15 de maio. A reunião contou com a presença dos médicos, enfermeiros, odontólogos, bioquímicos, alguns técnicos em enfermagem, além dos coordenadores municipais de saúde.
Entre os indicadores, podemos destacar a preocupação com a cobertura vacinal, detecção e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, óbitos infantis, acompanhamento de gestantes(pré-natal), atendimento odontológico entre outros.

O Pacto pela Saúde destaca principalmente:
I. REDUZIR A LETALIDADE POR FEBRE HEMORRAGICA DE DENGUE
II. AMPLIAR A CURA DE CASOS NOVOS DE TUBERCULOSE BACILIFERA DIAGNOSTICADOS A CADA ANO
III. REDUZIR A INCIDENCIA DE MALARIA NA REGIAO DA AMAZONIA LEGAL
IV. AMPLIAR A CURA DOS CASOS NOVOS DE HANSENIASE DIAGNOSTICADOS, NOS PERIODOS DE TRATAMENTO PRECONIZADOS
V. AUMENTAR A PROPORCAO DE COLETA DE AMOSTRAS CLINICAS PARA O DIAGNOSTICO DO VIRUS INFLUENZA DE ACORDO COM O PRECONIZADO
VI. AMPLIAR A COBERTURA DA POPULACAO BRASILEIRA COM ACOES DE VIGILANCIA, PREVENCAO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS
VII. REDUZIR A INCIDENCIA DE AIDS EM MENORES DE 5 ANOS

Além dessa reunião, os coordenadores municipais de saúde e a equipe do Estado, realizaram uma plenária na Câmara Municipal de Tarauacá para apresentação da Pactuação de Saúde de 2009 para os demais profissionais de saúde do município de Tarauacá. A Plenária foi uma reivindicação da Secretária Municipal de Saúde Maria do Socorro Góes, observando a importância de tornar público os dados dos principais indicadores de saúde, a fim de que possam juntos comemorar os indicadores alcançados e dividir as responsabilidades dos que ainda não foi possível alcançar.



0 comentários: